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Transporte Marítimo Internacional

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Apresentação em tema: "Transporte Marítimo Internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Transporte Marítimo Internacional
Aula 8 Newton Narciso Pereira

2 Fretes marítimos

3 Definições Armador: Dono do navio. Fretador: armador.
Afretador: exportador. Empresas de navegação: realizam o transporte em navios. Agentes de navegação: são os responsáveis pelas negociações e representam os armadores e afretadores em todas as partes do mundo.

4 Fretes Botter (2005) explica que, antes de entrar no mercado de fretes para procurar um navio para sua carga, os afretadores devem determinar quais são suas necessidades em termos de datas para embarque da mercadoria.

5 Condições importantes
Período que a carga estará pronta para embarque. Tempo de viagem da origem ao destino. Período que a carga precisa chegar no destino.

6 Fatores importantes Existem outros fatores sobre os quais os afretadores devem considerar antes de selecionar um navio, e dentre eles podemos incluir a bandeira de registro do navio, suas dimensões e características, sua classificação, e, ainda, a sua capacidade para carregar e descarregar a mercadoria em questão.

7 Porque tais aspectos são importantes?
Bandeira? Conveniência? Dimensões? Características do navio? Classificação? Capacidade carga? É viável sair com navio com menos carga do que sua capacidade? Condições para descarga da carga!

8 Quem resolve os problemas do armador?
O broker! A palavra broker abrange várias atividades na indústria da navegação. Existem basicamente três tipos de broker: o broker do armador, o broker do afretador e o broker competitivo.

9 O broker do armador! Pessoa responsável de resolver os problemas do armador. Ajuda na negociação. Cuida da documentação. Procura emprego para o navio do armador.

10 O broker do armador! Pessoa responsável de resolver os problemas do dono da carga. Ajuda na negociação. Cuida da documentação. Procura um navio para o transporte.

11 O broker do armador! Pessoa responsável por buscar negócios para ambas as partes, funciona como um agente intermediário. Ajuda na negociação em ambas as partes. Dissimina informações no mercado para seus clientes. Procura fechar negócios;

12 Negociação dos fretes Proprietário Fornecer as especificacões (carga, tipo de navio, equipamentos de movimentação e outros informações relevantes Broker Dispõem informações sobre o mercado e suas disponibilidades: Realizam a negociação dos contratos e ajustes de preços para realização do transporte. Contratante Dono da carga que informa o tipo, volume, quantidade e data a ser transportada.

13 Formas de contratação

14 Frete de viagens simples
Este é o tipo mais simples de contrato de frete Os preços do contrato são baseados no preço da carga contratada. Existem tarifas para o atraso ou adiantamento da entrega, especialmente importante em portos congestionados e picos de produção. As vantagens deste tipo de contrato é que permite maior versatilidade, pois possibilita o escoamento de cargas pontuais.

15 Situação 1 Uma empresa tem um lote de toneladas para ser transportado do Ceará para São Paulo. Ela procura um navio para realizar o transporte. O armador cobra R$ 100,00/t para realizar o transporte. As desvantagens são o aumento nos custos do frete, pois o frete será em função do instante do mercado e para o armador pode haver uma ociosidade do navio.

16 Frete de Viagens regulares
Este é o tipo de contrato que envolve uma série de carregamentos distribuídos ao longo de um período de tempo. Os contratos são baseados em números de viagens dentro de um intervalo de tempo e quantidade de carga a ser transportada.

17 Frete de Viagens regulares
Detalhes da operação de cada viagem cabem ao proprietário do navio. Não existe a necessidade de ser um navio específico dedicado a todas as viagens. O armador decide quais navios vai empregar nas viagens.

18 Frete de Viagens regulares
As vantagens é que para o proprietário do navio esse modelo de contrato oferece a oportunidade de planejamento e liberdade de operação e redução dos custos. No entanto, o cronograma de carregamento e quantidade de carga podem não ser determinadas com precisão na assinatura do contrato. Sendo assim, existe um pequeno grau de incerteza ao longo do processo, mas os contratos buscam minimizar os riscos para ambas as partes.

19 Situação 2 Uma empresa mineradora precisa enviar de toneladas de minério de ferro por ano para a China. Ela contrata navios de t de capacidade para realizar o transporte ao longo de um ano. O armador então envia um navio conforme a programação anual para o transporte.

20 Contrato de Charter com Tripulação
Uma das principais características deste controle é o controle operacional para o contratante. A tripulação está inclusa no contrato de charter, ou seja, quando o afretamento do navio existe, a tripulação já está incluída neste processo. Os custos de propriedade e tripulação são de responsabilidade do proprietário. As regras, condições e responsabilidades são definidas através dos charter-parties.

21 Contrato de Charter com Tripulação
As vantagens são os custos com a redução do pessoal, custos de operação e maior personalização dos serviços. Estes contratos em geral são de longo prazo e garantem fluxo de caixa que pode ser utilizado com a garantia de outros financiamentos, uma vez que o armador tem a garantia de receita em função do afretamento.

22 Contrato de Charter sem Tripulação
Neste contrato é feita a transferência do controle total da operação do navio para o contratante. Os custos de pessoal e operação são responsabilidade do contratante. Os custos de propriedade são de responsabilidade do proprietário que afretou o navio.

23 Contrato de Charter sem Tripulação
Para o proprietário, a vantagem é a de não precisar ter conhecimento em navegação, uma vez que seu objetivo muitas vezes é construir e afretar. Atualmente, estamos vendo alguns fundos de investimentos comprando navios e depois afretando para o mercado. Existe também a maior padronização dos contratantes, vantagens tributárias para os proprietários e liberação do caixa para o contratante.

24 Conhecimento de Carga no transporte marítimo (Bill of Lading)
O conhecimento de carga recebe denominações específicas em função da via de transporte: CRT (Rodoviário), TIF (Ferroviário), BL (Marítimo) ou AWB (Aéreo).

25 Conhecimento de Carga no transporte marítimo (Bill of Lading)

26 Transporte Marítimo Internacional
Atividade 8 Newton Narciso Pereira

27 Quem é responsável de ajudar nas negociações entre as partes?
Porque os armadores precisam de agentes para auxiliar nas negociações em todas as partes dos mundo? Quais os critérios que você deve considerar para afretar um navio?


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