A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(OVACE) Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho e Alterações Respiratóriais Profª Renata Guzzo Souza Belinelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(OVACE) Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho e Alterações Respiratóriais Profª Renata Guzzo Souza Belinelo."— Transcrição da apresentação:

1 (OVACE) Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho e Alterações Respiratóriais Profª Renata Guzzo Souza Belinelo

2 OVACE Causas: Língua: em vítima inconsciente, ocorre relaxamento e queda da mesma, obstruindo a passagem do ar; Alimentos; Próteses; Vômitos; Objetos em geral.

3 OVACE Vítima consciente com obstrução leve
(adulto, criança e bebê)‏ Sinais: Tosse violenta; Dificuldade respiratória crescente.

4 OVACE Vítima consciente com obstrução leve
(adulto, criança e bebê)‏ Procedimentos de suporte básico à vida: O profissional não deve interferir; Incentivar a tosse; Ficar alerta ao lado da vítima.

5 OVACE Vítima consciente com obstrução grave (adulto e criança)‏
Sinais e sintomas: Dificuldade para falar/não fala; Dificuldade para respirar; Tosse fraca/não tosse/tosse silenciosa; Cianose/oxigenação inadequada; Sinal de angústia (sinal universal da asfixia). “Nada é mais importante do que salvar uma vida”

6 OVACE OBS: Perguntar para a vítima: Você está engasgada? Sinal Universal de Angústia

7 Feche o punho de uma das mãos;
OVACE Em caso de obstrução grave, agir imediatamente: Posicione-se atrás da vítima, circunde seus braços na cintura da vitima; Feche o punho de uma das mãos;

8 OVACE (Compressão subdiafragmática) Posicione o punho com polegar voltado para o abdômen da vítima, e a outra mão sobre o punho; Aplicar pressionando para dentro e para cima, na região logo acima da cicatriz umbilical.

9 Manobra de Heimlich

10 OVACE OBSERVAÇÕES: Em vítimas gestantes e obesas, realizar compressões torácicas, no mesmo local das realizadas para RCP; “Nada é mais importante do que salvar uma vida”

11 Golpes Abdominais Subdiafragmáticos
Manobra de Heimlich para vítima deitada

12 OVACE Vítima consciente com obstrução grave (criança)
Procedimentos de suporte básico à vida: Abaixar- se, posicionando- se atrás da criança; Posição das mãos (igual a OVACE em adulto); Dosar a força.

13 OVACE Vítima inconsciente com obstrução grave
Procedimentos de suporte básico à vida: Avaliar o nível de consciência; Abrir a via aérea (com inclinação da cabeça e elevação do queixo); Checar respiração (ver, ouvir, sentir); Ventilar uma vez (se o ar não passar);

14 OVACE Vítima inconsciente com obstrução grave
Procedimentos de suporte básico à vida: Reposicionar a cabeça; Ventilar novamente (se o ar não passar); Realizar 30 compressões torácicas; Inspecionar a cavidade oral, retirando o objeto, se visível;.

15 OVACE Vítima inconsciente com obstrução grave
Procedimentos de suporte básico à vida: Ventilar uma vez (se o ar não passar)‏; Reposicionar a cabeça; Ventilar novamente (se o ar não passar)‏; Repetir a seqüência até a saída do objeto OU, até ocorrer a passagem do ar; Após retirada do objeto, seguir com avaliação primária.

16 Somente realizá-la ao visualizar o corpo estranho na cavidade oral
OVACE Retirada manual Somente realizá-la ao visualizar o corpo estranho na cavidade oral

17 OVACE Bebê consciente com obstrução grave
Sinais: Chora fraco/não chora; Cianose de extremidades; Dificuldade de expandir o tórax.

18 Bebê consciente com obstrução grave
OVACE Bebê consciente com obstrução grave A B

19 OVACE Bebê consciente com obstrução grave
Procedimentos de suporte básico à vida: Visualizar a cavidade oral, se o objeto estiver visível e alcançável, retirá-lo; Repetir a seqüência até a retirada do corpo estranho, ou ocorrer a inconsciência do bebê.

20 OVACE Bebê inconsciente com obstrução grave
Procedimentos de suporte básico à vida: Abrir vias aéreas; Visualizar a cavidade oral e, se objeto estiver visível e alcançável, retirá-lo; Ventilar uma vez (se o ar não passar);

21 OVACE Bebê inconsciente com obstrução grave
Procedimentos de suporte básico à vida: Reposicionar a cabeça; Abrir vias aéreas novamente; Ventilar novamente (se o ar não passar)‏; Realizar uma seqüência de 30 compressões torácicas um dedo abaixo da linha mamilar.

22 OVACE Bebê inconsciente com obstrução grave
Procedimentos de suporte básico à vida: Visualizar a cavidade oral (retirar objeto se visível e alcançável), caso contrário, repetir a seqüência até a retirada do objeto, OU até que ocorra passagem do ar.

23 Emergências Respiratórias

24 Crise Asmática Sintomas tosse seca e repetitiva
dificuldade em respirar respiração: sibilante, audível, ruidosa, rápida e difícil pulso rápido palidez , sudorese prostração, apatia cianose extremidades

25 Crise Asmática manter local arejado onde não haja pó, cheiros ou fumo
colocá-lo numa posição que lhe facilite a respiração, sentado

26 Se tiver conhecimento do tratamento aconselhado pelo médico para as crises - administrá-lo
não houver melhora a vítima deve ser transportada Hospital tentar tranquilizar a vítima para se eliminar o componente emocional


Carregar ppt "(OVACE) Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho e Alterações Respiratóriais Profª Renata Guzzo Souza Belinelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google