A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA DE HISTÓRIA 8° Ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA DE HISTÓRIA 8° Ano."— Transcrição da apresentação:

1 AULA DE HISTÓRIA 8° Ano

2 ILUMINISMO PROF. JONIVAL CÔRTES

3 "O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do Iluminismo".

4 Conceito Iluminismo é um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, correntes intelectuais e atitudes religiosas. Pode-se falar mesmo em diversos micro-iluminismos, diferenciando especificidades temporais, regionais e de matiz religioso, como nos casos de Iluminismo tardio, Iluminismo escocês e Iluminismo católico. O uso do termo Iluminismo na forma singular justifica-se, contudo, dadas certas tendências gerais comuns a todos os iluminismos, nomeadamente, a ênfase nas idéias de progresso e perfectibilidade humana, assim como a defesa do conhecimento racional como meio para a superação de preconceitos e ideologias tradicionais.

5 Conceito O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social.

6 Princípios Básicos A Razão como fonte do conhecimento;
Defesa dos direitos naturais do Homem, como: liberdade e propriedade; Defesa da Igualdade Jurídica e o mérito como um valor; Defesa do liberalismo político e econômico; Separação entre Igreja e Estado; Defesa da Educação laica.

7 Os pensadores de um modo geral defendiam:
Liberdade de expressão; Educação para o povo; Igualdade jurídica; Divisão de poderes do Estado; Governos representativos.

8 O que levou ao Iluminismo?
O Iluminismo é fruto do Renascimento, das Grandes Navegações, da Expansão Comercial e Urbana e da Reforma Religiosa. Serviu de base para o desenvolvimento do capitalismo e progresso da burguesia enquanto classe.

9 Precursores do Iluminismo
Descartes (1596/1650); Locke (1623 – 1704); Newton (1642 – 1727).

10 Descartes (1596/1650) Filósofo, cientista e matemático francês, René Descartes é conhecido como "o pai da filosofia moderna". Iniciou o racionalismo como base para se atingir o conhecimento (Penso, logo existo).

11 Locke (1623 – 1704) Defendeu que há uma relação contratual entre o governante e o governado, através da constituição do país. Defendeu os chamados Direitos Naturais do Homem: a vida, a liberdade, a propriedade privada e resistência aos governos tirânicos.

12 Newton (1642 – 1727) Foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Desenvolveu as ciências, rejeitou a idéia medieval de universo estático e concebeu a teoria de que o mundo é uma máquina governa por leis físicas, que podem ser determinadas e estudadas.

13 As principais características do Iluminismo eram:
Valorização da razão, considerada o mais importante instrumento para se alcançar qualquer tipo de conhecimento; Valorização do questionamento, da investigação e da experiência como forma de conhecimento tanto da natureza quanto da sociedade, política ou economia; Crença nas leis naturais, normas da natureza que regem todas as transformações que ocorrem no comportamento humano, nas sociedades e na natureza;

14 As principais características do Iluminismo eram:
Crença nos direitos naturais, que todos os indivíduos possuem em relação à vida, à liberdade, à posse de bens materiais; Crítica ao absolutismo, ao mercantilismo e aos privilégios da nobreza e do clero; Defesa da liberdade política e econômica e da igualdade de todos perante a lei; Crítica à Igreja Católica, embora não se excluísse a crença em Deus.

15 Quadro comparativo entre ao Antigo Regime e o Iluminismo
IDÉIAS ILUMINISTAS ECONOMIA Mercantilismo: intervenção do Estado na Economia Fisiocracia e Liberalismo econômico POÍTICA Absolutismo monárquico Governos constitucionais: monarquias ou repúblicas SOCIEDADE Estamental, posição do indivíduo tendo como base o nascimento. Divisão por estado. Igualdade jurídica, isto é, igualdade de todos perante a lei. Ascensão por mérito. CULTURA Fé e tradição Com base na razão, ciência e experimentação

16 Principais iluministas
Montesquieu ( ); Voltaire ( ); Jean-Jacques Rousseau ( );

17 Montesquieu ( ) Obra principal: “O espírito das leis”, onde defendia a separação dos poderes; Era defensor do liberalismo político; Achava o povo: desprezível “ralé”.

18 Voltaire (1694-1778) Inspirador do despotismo esclarecido;
Defensor das liberdades individuais; Atacava a Igreja e a monarquia absoluta; Era favorável a monarquia que favorecia a burguesia; O pobre existe por causa de sua ignorância e grosseria.

19 Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
Naturalista, não endeusava a razão como seus colegas; Defensor do povo a quem devia o poder da República; Condenava a propriedade privada da terra; Propunha a propriedade limitada; Em seu livro: “O Contrato social”: defendia o Estado e a sociedade beneficiando a todos; Era contra o poder nas mãos da burguesia.

20 Os economistas do Iluminismo
Escola Fisiocrata: Condenavam o comércio como atividade de trocas e a intervenção do Estado na economia; afirmavam que a natureza é a produtora fundamental de riquezas. Os principais fisiocratas franceses foram Quesnay, Turgot e Gournay. QUESNAY TURGOT GOURNAY

21 Escola Clássica Adam Smith (1723-1790) :
Foi o principal teórico e pai do liberalismo econômico; Defendia que a economia funciona naturalmente, através da lei da oferta e procura; Condenava o colonialismo e o monopólio comercial; Defendia que o trabalho é a única fonte de riqueza da sociedade.

22 DESPOTISMO ESCLARECIDO
Reis e ministros que tentaram pôr em prática certos princípios do Iluminismo. Promoveram reformas públicas: Incentivo à educação pública Aperfeiçoamento da arrecadação tributária Principais déspotas esclarecidos: Frederico II (Prússia) Catarina II (Rússia) José II (Áustria) José I (Portugal) Apesar dessas reformas esses déspotas não abandonaram suas posições conservadoras

23 Influenciou uma série de movimentos na Europa e fora dela que abalam definitivamente o Antigo Regime ao longo dos séculos XVIII e XIX, como por exemplo a Independência dos EUA e a Revolução Francesa; Base do pensamento contemporâneo em muitas sociedades ocidentais, no que diz respeito a organização política, econômica e social.

24 Como Agiram Base: pensamento iluminista;
Manutenção da política absolutista; Atividade tipicamente agrária; Aceitavam idéias burguesas sem participação popular; Implantação de uma política autoritária e paternalista.

25 Resultado Sem apoio da burguesia e da nobreza, os governos caíram ou voltaram atrás.

26 PAÍS REI MEDIDAS ÁUSTRIA JOSÉ II
Fim da servidão e relativa liberdade de imprensa. RÚSSIA CATARINA II Criação do ensino leigo e de uma Universidade em Moscou. PRÚSSIA FREDERICO II Chamado “o rei filósofo”, eliminou as torturas em seu país e criou o ensino obrigatório. PORTUGAL JOSÉ I (orientado pelo ministro Pombal) Combate a influência inglesa na economia de seu país, incrementa a produção industrial e combate a influência política da Igreja no seu país atacando e expulsando os jesuítas do reino. ESPANHA CARLOS III (orientado pelo ministro Aranda) Reduziu a tortura e a influência da Inquisição no país e expulsou os jesuítas.

27 José II Marques de Pombal Frederico II Catarina


Carregar ppt "AULA DE HISTÓRIA 8° Ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google