A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES"— Transcrição da apresentação:

1 FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
ANÁLISE DOS ÍNDICES DE EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA DO BRASIL MARTA DE CAMPOS MAIA FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES SÍLVIA KRUEGER PELA

2 Introdução Valorização do conhecimento
Necessidade de constante atualização Necessidade de criar meios para atender o aumento da demanda por educação Surgimento das novas TICs que podem mudar este cenário Crescente aumento do número de IES no Brasil e no mundo oferecendo cursos a distância Situação dos cursos a distância no Brasil (2003): 19 IES credenciadas para oferecer graduação 14 IES credenciadas para oferecer pós-graduação

3 Objetivos Esse trabalho tem por objetivo analisar a existência de alguma relação entre o índice de evasão nos cursos superiores à distância e a tecnologia utilizada nesses cursos a distância das Instituições de Ensino Superior (IES).

4 Metodologia de Investigação
Investigação através de pesquisa de campo - estudo de caso Múltiplos casos: cada curso de cada IES analisado como uma unidade de análise. Esta pesquisa utiliza dados divulgados no Relatório publicado pelo NPP – FGV-EAESP Amostra: 37 IES – 22 válidas Questões básicas da pesquisa: “Existe relação entre o índice de evasão e a tecnologia de informação e comunicação adotada nos cursos superiores à distância, nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras?”

5 Apresentação da Pesquisa
Composição da amostra: 55% IES públicas e 45% privadas. Cursos pesquisados: 36% extensão, 32% especialização e 27% graduação.

6 Índices de Evasão Cursos que apresentaram maiores índices de evasão: cursos de extensão e especialização. Evasão nas IES privadas: 23% Evasão nas IES públicas: 11%

7 Formas de interação e Evasão
O índice de evasão é maior nos cursos em que a interação entre professores e alunos se dá somente através da Internet.

8 Plataforma e Certificação
64% das IES analisadas utilizam plataforma própria Cursos que apresentam certificação própria apresentam a média de índice e evasão mais elevada (62%) Cursos certificados pelo MEC apresentam a média do índice de evasão mais baixo (21%).

9 Análise Estatística Realizada para observar a relação entre as diferentes variáveis e a taxa de evasão. Técnicas utilizadas: Factor Analysis Regressão múltipla: utilizada para analisar a relação entre variável dependente e diversas variáveis independentes. Grupos de variáveis mais significativas ao modelo: Tecnologias de Informação e Comunicação utilizadas: , chat, fórum; Ambiente de aprendizagem: número total de professores, número de alunos por tutor e o fato do tutor ser conteudista; Estrutura do curso e Modelo de ensino: curso semipresencial ou a distância; Disponibilização do material e tecnologia computacional utilizada: Internet, Cd-Rom, videoconferência, teleconferência, material impresso, livro, guia, apostila.

10 Variáveis agrupadas A análise dos dados identificou dois fatores.
Cada fator agrupa variáveis da mesma natureza. Fator 1 Fator 2

11 Resultados Obtidos O Fator 1 é o que mais interfere no índice de evasão. Esse fator é composto pelas TICs utilizadas e a forma de ensino. R² = 60,17% Conclusão: o índice de evasão é influenciado pelas características tecnológicas apresentadas no curso. Há uma parcela do índice de evasão que não é explicada pelo modelo e pode ser atribuída a variáveis exógenas.

12 Considerações Finais Os cursos a distância não são uma mera transposição dos cursos presenciais. Cursos semipresenciais apresentam média de evasão de 8% enquanto os cursos totalmente a distância apresentam média de índice de evasão de 30%. Alunos que participam de encontros presencias sentem-se motivados a aprender, a interagir, pois se sentem incluídos em uma turma. Para alunos de cursos totalmente a distância a Tecnologia de Informação e Comunicação utilizada é de fundamental importância para que ele sinta-se pertencente a um grupo e participante do curso. Outros fatores analisados pelo modelo e que se destacam por influenciarem o índice de evasão são o desenho do curso e a forma de disponibilizar material.


Carregar ppt "FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google