A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novos Casais e a Amoris Laetitia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novos Casais e a Amoris Laetitia"— Transcrição da apresentação:

1 Novos Casais e a Amoris Laetitia
A velha novidade!

2 Por onde andaremos... Gaudium et Spes e o Matrimônio
Familiaris Consortio o a preocupação com os recém-casados O Diretório da Pastoral Familiar – referências ao serviço aos recém-casados Uma preocupação na Amoris Laetitia Diretrizes e possibilidades

3 Antes do Papa Francisco
O que já nos era pedido?

4 Na Constituição Pastoral Gaudium et Spes
Na Gaudium et Spes a preocupação expressa é sobre o matrimônio e a família. A Parte 2 da constituição pastoral trata sobre o matrimônio e a família. “A salvação da pessoa e da sociedade humana e cristã está intimamente ligada com uma favorável situação da comunidade conjugal e familiar” (nº 47) Os pontos abordados na Parte 2 O matrimônio e a família no mundo atual A santidade do matrimônio e da família O amor conjugal A fecundidade do matrimônio O amor conjugal e o respeito pela vida humana O progresso e a promoção do matrimônio e da família

5 Promoção do bem do Matrimônio
“Os cristãos, resgatando o tempo presente, e distinguindo o que é eterno das formas mutáveis, promovam com empenho o bem do matrimônio e da família, com o testemunho da própria vida e cooperando com os homens de boa vontade” (GS,52) Os cristãos, resgatando o tempo presente (15), e distinguindo o que é eterno das formas mutáveis, promovam com empenho o bem do matrimônio e da família, com o testemunho da própria vida e cooperando com os homens de boa vontade; deste modo, superando as dificuldades, proverão às necessidades e vantagens da família, de acordo com os novos tempos. Para alcançar este fim, muito ajudarão o sentir cristão dos fiéis, a retidão de consciência moral dos homens, bem como o saber e competência dos que se dedicam às ciências sagradas. (GS, 52)

6 Na Exortação Apostólica Pós-sinodal Familiaris Consortio
Urgência e necessidade de uma evangelização e catequese pré e pós-matrimoniais, feitas por toda a comunidade cristã. (cf. Familiaris Consortio, 68) Olhar para as famílias jovens que vivem num contexto de novos valores e responsabilidades e estão mais expostas a eventuais dificuldades.” (cf. Familiaris Consortio, 69)

7 Na Exortação Apostólica Pós-sinodal Familiaris Consortio
É preciso construir uma comunidade paroquial viva, capaz de acolher os novos esposos e testemunhar os valores da família, com agentes de pastoral preparados. (cf. Diretório da Pastoral Familiar, 280)

8 Na Exortação Apostólica Pós-sinodal Familiaris Consortio
“A ação pastoral organize equipes de apoio para desencadear um processo pedagógico de aproximação ou manutenção do vínculo dos novos casais com a comunidade eclesial. Seja por meio de visitas domiciliares e conversas, seja por meio de reuniões de grupo, retiros e encontros.” (cf. Diretório da Pastoral Familiar, 282)


Carregar ppt "Novos Casais e a Amoris Laetitia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google