A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crise do Feudalismo Com contraponto a etapa de expansão do sistema feudal do século XII ao XIV, onde assistimos a multiplicação de todas as trocas e de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crise do Feudalismo Com contraponto a etapa de expansão do sistema feudal do século XII ao XIV, onde assistimos a multiplicação de todas as trocas e de."— Transcrição da apresentação:

1 Crise do Feudalismo Com contraponto a etapa de expansão do sistema feudal do século XII ao XIV, onde assistimos a multiplicação de todas as trocas e de todas as rendas senhoriais – temos um período de saturação (falta de espaço), quando por 120 anos a Europa foi assolada por uma combinação fatal entre miséria, peste, guerra, fome e interrupção do comércio resultando em inúmeras revoltas camponesas.

2 Peste Negra ou Bubônica
A Peste Bubônica, ou Peste Negra, matou cerca de um terço da população européia - 25 milhões de pessoas . A doença foi trazida nos porões dos navios de comércio, que vinham do Oriente, e chegavam com milhares de ratos. Estes roedores encontraram nas cidades européias um ambiente favorável, pois estas possuíam condições precárias de higiene. E os ratos vindos do Oriente traziam as pulgas contaminadas, que difundiam a peste pelos humanos.

3 Fonte Histórica “Tão grande era o número de mortos que, escasseando os caixões, os cadáveres eram postos em cima de simples tábuas. Não foi um só o caixão a receber dois ou três mortos simultaneamente. Também não sucedeu uma vez apenas de esposa e marido, ou dois e três irmãos, ou pai e filhos, serem enterrados no mesmo féretro [...]. Para dar sepultura à grande quantidade de corpos que se encaminhavam a qualquer igreja, todos os dias, quase toda hora, não era suficiente a terra já sagrada; e menos ainda seria suficiente se se desejasse dar a cada corpo um lugar próprio, conforme o antigo costume. Por isso passaram-se a edificar igrejas nos cemitérios, pois todos os lugares estavam repletos, ainda que alguns fossem muito grandes; punham-se nessas igrejas, às centenas, os cadáveres que iam chegando; e eles eram empilhados como as mercadorias nos navios [...]." BOCCACCIO, Giovanni. "Decamerão". São Paulo: Abril, 1981.

4 Peste negra nos dias atuais

5 Peste negra nos dias atuais

6 Peste: o medo da morte

7 Peste: o medo da morte Liber Chronicum, de Hartmann Schedel (séc. XV). In: Représentations diverses de la mort (Patrick Pollefey A serena morte de Santa Elisabeth da Turíngia ( ) (FR 2813) fol. 269v. Grandes Chroniques de France France, Paris, XIV e s.

8 A morte do Usurário e do Mendigo. Gautier de Coincy (1177-1236)
A morte do Usurário e do Mendigo. Gautier de Coincy ( ). La Vie et les miracles de Notre-Dame. França (c

9 A peste atingiu toda a população

10 Doentes

11 Mapa da propagação

12 Mapa

13 Peste


Carregar ppt "Crise do Feudalismo Com contraponto a etapa de expansão do sistema feudal do século XII ao XIV, onde assistimos a multiplicação de todas as trocas e de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google