A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI AO XV)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI AO XV)"— Transcrição da apresentação:

1 A BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI AO XV)
Fim das invasões. Crescimento populacional. Novas técnicas e áreas para plantio (desmatamentos, drenagem de pântanos). Excedentes comercializados nas feiras locais.

2 AS CIDADES MEDIEVAIS Intensificação do comércio.
Burgos fortificados deram origem às cidades. Início: servos fugitivos, artesãos e comerciantes (burguesia). Cercadas por muralhas. Próximas aos portos, rotas comerciais ou regiões agrícolas.

3

4 AS CIDADES MEDIEVAIS Não havia uma separação absoluta entre cidade e campo. Cresciam de forma desordenada, sem infraestrutura. Cartas de Franquia: autonomia das cidades por meio de acordos ou guerras (movimentos comunais).

5 COBRANÇA DE IMPOSTOS e a SEGURANÇA NA CIDADE

6 AS CIDADES MEDIEVAIS Atividades de destaque: construção civil, a fabricação de tecidos e de armas. Nova mentalidade com a crescente importância das moedas e do comércio.

7 O MERCADO É INSTALADO PERTO DA PORTA POR ONDE CHEGA O ABASTECIMENTO
O MERCADO É INSTALADO PERTO DA PORTA POR ONDE CHEGA O ABASTECIMENTO. (RAVENA, BOLONHA)

8 OS DEMÔNIOS SE APODERARAM DOS HABITANTES DA CIDADE DE AREZZO
OS DEMÔNIOS SE APODERARAM DOS HABITANTES DA CIDADE DE AREZZO. SÃO FRANCISCO EXPULSA-OS. É A APARIÇÃO DE UMA IMAGEM INQUIETANTE DA CIDADE.

9 AS CORPORAÇÕES DE OFÍCIO (artesãos)
Rigidamente regulamentadas e hierarquizadas. Objetivo de impedir a concorrência. O preço, a quantidade de produtos, a qualidade e os salários eram fixados. Possuíam uma sede, usavam distintivos próprios e tinham um santo protetor. Presença masculina hegemônica. Trabalho de mulheres na produção de tecidos de luxo.

10

11 Havia as associações de mercadores (guildas) e as associações de cidades mercantis (Hansas).
Liga Hanseática: reunia cerca de 80 cidades mercantis no norte da Europa.

12 AS ROTAS MARÍTIMAS Rota do Mediterrâneo: monopólio dos italianos: comércio de especiarias e artigos de luxo. Rota do mar do Norte e Báltico: monopólio dos alemães e holandeses: peixes, madeira, cereais, tecidos de lã, mel...

13

14 A CRISE DO SÉCULO XIV Fome: péssimas condições climáticas e concentração de renda. Peste negra: várias cidades europeias. Guerra dos Cem anos: França X Inglaterra Revoltas camponesas: Jacqueries (FR.) Alto índice de mortalidade.

15

16

17 RESULTADOS Ampliação da exploração dos servos pela nobreza.
Transformação de servos em trabalhadores assalariados. Desestruturação do sistema feudal. Gradual fortalecimento do poder real. Expansão marítima e comercial europeia, a partir do século XV.


Carregar ppt "A BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI AO XV)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google