Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Filme: divertidamente
Plano de aula Filme: divertidamente
2
Público alvo Crianças do fund. I de 5 ou 6 anos (1º ano)
3
Tema sentimentos
4
Objetivo geral Mostrar a importância de cada sentimento e ajudá-los à reconhecer os próprios sentimentos;
5
Mostrando o objetivo específico
Importância do sentimento Questionar: o que acontece quando não sentimos nada? dizer o porquê precisamos de cada emoção. Relacionar a cor de cada personagem com cada emoção.
6
Conteúdo teórico Como levar o objetivo:
Explicar a importância de cada emoção e apresentar qual cor corresponde a cada uma delas Ajudar a criança a relacionar as emoções mostradas no filme com seus sentimentos Apresentar como devemos agir em respectivas situações emocionais como: se compadecer pelo próximo quando ele está triste, tranquilizar quando está com raiva ou com medo, interagir em suas alegrias, quando um colega estiver com nojo evitar que ele fique próximo do que está lhe causando esse sentimento, etc.
7
Conteúdo físico Folha com emojis para cada aluno
Material utilizado em sala de aula Folha com emojis para cada aluno Bolinhas nas cores roxa, vermelha, azul, amarela e verde (respectivas cores das emoções) para colagem na folha Espelho para contato com o reflexo
8
metodologia 1- reconhecimento das emoções com base no filme
explicativa 1- reconhecimento das emoções com base no filme 2- interação com o próximo a partir de cada sentimento 3- autoconhecimento de seus sentimentos
9
1 reconhecimento Reconhecendo os sentimentos Podemos levar em uma folha emojis para as crianças e pedir para que elas colem bolinhas das respectivas cores de cada emoção, conforme ela for identificando qual a emoção do emoji
10
2 interação Interagindo sentimentos com os colegas Mostrar o que devemos fazer quando alguém está triste, com medo, raiva, etc. Apresentando questões como: você gostaria de receber um abraço quando está triste?
11
3 Autoconhecimento Reconhecendo os sentimentos Levar um espelho para a sala de aula e pedir que as crianças façam expressões para observar e autoconhecer como elas ficam a partir de cada sentimento.
12
reflexão Esperamos que as crianças compreendam a grande importância de cada sentimento Que percebam que todos nós estamos sentindo algo a quase todo momento Que identifiquem qual a expressão que cada sentimento pode causar nas faces alheias Se compadeçam e saibam ouvir um amigo quando ele precisar, entre outras reflexões
13
Obrigada! Grupo Resiliência
Ana Caroline Evani Pinheiro Fernanda Dias Gislaine Tassia Maria Alice Paula stoppa
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.