A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE"— Transcrição da apresentação:

1 MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância - PAPED

2 CPE A CPE atua na gestão e elaboração de projetos e programas destinados à implementação das ações de política previamente definidas pela Presidência da CAPES. Essas ações devem ter características especiais ou diferenciadas das demais Coordenadorias pertencentes à Coordenação Geral de Programas no País, tais como a indução, a inovação a temporalidade, as parcerias intra e interministeriais, ou ainda a experimentação e/ou incubação de ações que a Agência queira implementar.

3 PAPED Parceria da CAPES com a SEED/MEC Criado em 1997
Encontra-se em seu 8º ano consecutivo

4 CHAMADA 1 Formação e aperfeiçoamento de pessoas e produção de conhecimento científico por meio da concessão de apoio financeiro à fase final de elaboração de dissertações de mestrado e de teses de doutorado que tratem de temas afetos à aplicação e uso das tecnologias de informação e de comunicação à educação, presencial e a distância, e sua divulgação por meio de artigos elaborados pelos discentes apoiados no Programa.

5 QUEM PODE PARTICIPAR: Estudantes de Mestrado e Doutorado, devendo estar em fase final de elaboração de dissertação ou tese, matriculados em cursos de Pós-Graduação stricto-sensu no Brasil, reconhecidos pela CAPES.                                           

6 CHAMADA 2 Incentivo ao desenvolvimento de aplicações tecnológicas para fins educacionais, por meio de premiação em dinheiro. As aplicações tecnológicas, são os objetos de aprendizagem, multiplataforma, preferencialmente em padrão SCORM, desenvolvidos para uso na educação, presencial ou a distância, de nível básico ou superior, elaborados exclusivamente por professores do ensino de graduação e de pós-graduação. Esses produtos serão disponibilizados, às escolas e Instituições de Ensino Superior - IES por meio do repositório de objetos de aprendizagem do projeto RIVED, garantidos os direitos autorais. Os autores cederão o direito de uso não comercial para o MEC.                                                    

7 QUEM PODE PARTICIPAR: Docentes e pesquisadores dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação stricto-sensu reconhecidos e credenciados para emissão de diploma com validade nacional. Os cursos de Pós-Graduação stricto-sensu deverão ter conceito igual ou superior a 3 (três), na última avaliação da Pós-Graduação.

8 OBJETIVO GERAL: Apoiar o desenvolvimento da educação presencial e/ou a distância, incentivando a pesquisa e a construção de novos conhecimentos que proporcionem a melhoria da qualidade, eqüidade e eficiência dos sistemas públicos de ensino pela incorporação didática das novas tecnologias de informação e comunicação.

9 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
desenvolver a pesquisa e a produção de conhecimento sobre a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação na educação; favorecer a criação de suporte técnico especializado para o desenvolvimento dos programas de educação presencial e a distância; fomentar a produção de materiais didático-pedagógicos; Promover a capacitação de professores e a multiplicação de conhecimentos por meio da utilização de linguagens e recursos tecnológicos; incentivar, por meio de premiação, o desenvolvimento de objetos de ensino/aprendizagem, multiplataforma, para uso em sistemas públicos de educação presencial e/ou a distância.

10 PAPED INVESTIMENTO PREVISTO PARA 2004 R$ ,00 Linha 1: ,00 Linha 2: ,00 Anais do PAPED 2004: ,00 Outras Despesas: ,00

11 INFORMAÇÕES GERAIS: O Edital está disponível nos links: http://www
Maiores detalhes sobre o que é RIVED e SCORM, acessar os links: RIVED – SCORM – Contatos: SEED: CAPES:


Carregar ppt "MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google