A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramentas da qualidade Filosofia da Qualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramentas da qualidade Filosofia da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas da qualidade Filosofia da Qualidade
Prática (visível) Fundamentos (invisível) Formas de gestão Ferramentas da qualidade Filosofia da Qualidade Conceito de qualidade Ressaltar que não houve um desenvolvimento das ferramentas e formas de gestão a partir do conceito e da filosofia da qualidade, mas, sim, um desenvolvimento destes a partir de problemas de ordem prática. Goldbarg (1998)

2 Primeira “onda” da qualidade
Controle Total da Qualidade (TQC) – Japão, década de 60 Contexto Recuperação econômica Aumento da competitividade Visão mecanicista Qualidade da produção Problema Ausência de defeitos Solução Ambiente interno Aumento da produção Controle da qualidade Ferramentas

3 Filosofia da qualidade
Primeira “onda” da qualidade Evolução do TQC Filosofia da qualidade Foco na gestão Foco nos processos Foco no produto Qualidade = conformidade com os requisitos Prevenção e melhoria contínua (kaizen) Ferramentas de controle (indicadores etc.) Participação – Equipes e CCQs

4 Segunda “onda” da qualidade
Foco no cliente (décadas de 70 e 80) “Comprador” Produtos de “CLIENTE” Produtos e SERVIÇOS para Aumento da competitividade global Mudança no perfil do consumidor Qualidade = atendimentos a necessidades e expectativas do cliente Importância do marketing Percepção do atendimento Busca da excelência

5 Terceira “onda” da qualidade
Compromisso social e qualidade de vida Problemas sociais Problemas ambientais Mudança de paradigmas Opinião pública Mudanças no trabalho Equipes, gestão participativa e empowerment Foco no ser humano e na qualidade de vida Percepção do relacionamento da organização com a sociedade ética, responsabilidade social e ecológica desempenho sustentável novos paradigmas - complexidade Realidade ainda esboçante / incipiente nas organizações

6   Qualidade hoje Demanda por visão integrada
Compromisso social e qualidade de vida Atendimento às necessidades e expectativas dos clientes Conformidade com requisitos internos: produtos, serviços, processos e gestão


Carregar ppt "Ferramentas da qualidade Filosofia da Qualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google