A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECICLAGEM E ECOPONTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECICLAGEM E ECOPONTOS"— Transcrição da apresentação:

1 RECICLAGEM E ECOPONTOS
Campanha de sensibilização, no âmbito dos projectos “ALINHAS?” e “Eco-Escolas” ( Formação Cívica ) A L I N H A S ?

2 Significado do nome “reciclagem”?
A palavra reciclagem difundiu-se nos media no final da década de 1988, a expressão vem do Inglês recycle (re=repetir, cycle =ciclo). A L I N H A S ?

3 Como reciclar… A L I N H A S ?

4 RECICLAGEM A reciclagem é o processo de reaproveitamento de todos os materiais recicláveis, sejam eles material orgânico ou inorgânico, recuperando-o ou transformando-o para um novo uso; Caso não sejam reaproveitados, esses materiais, começam a originar sérios problemas ambientais; Os recursos da Terra são finitos, o que significa que é necessário tratar os recursos naturais com respeito e usá-los cautelosamente e com prudência, para isso é necessário recorrer à reciclagem como meio de protecção do ambiente e poupança de recursos. A L I N H A S ?

5 Como Reciclar 1º Deves separar os resíduos recicláveis na tua casa consoante o ecoponto que lhe diz respeito. 2º Após a separação coloca os resíduos no ecoponto mais perto da tua casa. NOTA: (Alguns casos especiais) Pacotes de leite, sumo, caixas de cereais, etc.: deves espalmar antes de os colocar no ecoponto adequado; Garrafas de plástico: deves retirar a tampa, espalmar, dobrar, voltar a colocar a tampa, se esta for do mesmo material e coloca-las no ecoponto correspondente; Em todos os casos em que for possível, deves lavar as embalagens se estas tiverem servido para alojar materiais líquidos e/ou gordurosos, de forma a evitar maus cheiros na tua casa e nos ecopontos e para não prejudicar nenhum processo de tratamento. A L I N H A S ?

6 Ecopontos Existem 4 tipos de ecopontos, são eles: O Vidrão O Papelão
O Embalão (Plástico e o Metal) O Pilhão A L I N H A S ?

7 Vidrão Depositar: Não depositar: - Garrafas (bebida, azeite);
- Garrafões; - Frascos; - Boiões sem tampa. Não depositar: - Loiças e cerâmicas (pratos, copos, chávenas, jarras, cristais); - Materiais de construção civil; Janelas e espelhos; Frascos de Perfume; Lâmpadas. A L I N H A S ?

8 Reciclagem de vidro antigos e muito utilizado para acondicionar
O vidro é dos materiais de embalagem mais antigos e muito utilizado para acondicionar alimentos e bebidas. Este material pode ser reciclado infinitamente ! Uma tonelada de vidro velho origina uma tonelada de vidro novo e ... … por cada tonelada de vidro reciclado poupa-se 1200 kg de matéria prima (areias e sílica) e 100 kg de combustível !!! A L I N H A S ?

9 Papelão Depositar: Embalagens de cartão (cereais; bolachas, etc); - Sacos de papel; - Papel de embrulho; - Jornais e revistas; - Papel de escrita e envelopes; - Papel de impressão; - Caixas de cartão de ovos. Não depositar: Embalagens de cartão com gordura (pacotes de batatas fritas, caixas de pizza); - Embalagens de leite e de sumos Tetra Pak; Sacos de cimento; - Embalagens de produtos químicos; - Papel de alumínio e autocolante; - Papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel sujos; - Toalhetes e fraldas. A L I N H A S ?

10 Reciclagem de papel e cartão
Quase todo o papel que utilizamos é reciclável, ou seja, pode ser transformado em papel e cartão novo. Por cada 1000 kg de papel reciclado poupa-se o corte de 20 árvores !!! A L I N H A S ?

11 Embalão (Plásticos e Metal)
Depositar: - Embalagens de leite e de sumos Tetra Pak; - Garrafas de água e refrigerantes; - Garrafas de vinagre; - Frascos de detergentes; - Produtos de higiene; - Esferovite limpa; - Sacos de hipermercado ou maiores; - Películas de envolver embalagens; - Garrafas de óleo vegetal. Não depositar: Canetas, Cabides; Rolhas de cortiça; Cassetes de vídeo, CD's e DVD's; Tachos e panelas, talheres, ferramentas; Garrafas de óleo mineral e sintético; Recipientes sujos de comida ou de substâncias gordurosas; Recipientes de produtos tóxicos. A L I N H A S ?

12 Reciclagem de plástico e metal
A maioria das embalagens de plástico (sacos, garrafas, caixas, etc.) e metal (latas de bebidas e conservas) são recicláveis, ou seja, podem ser transformadas em novos produtos. Sabia que … … garrafas de água podem originar solas de sapatos e que das embalagens de iogurtes se podem fazer cabides ? A L I N H A S ?

13 Pilhão Depositar: - Todos os tipos de pilhas. A L I N H A S ?

14 Reciclagem de pilhas As pilhas não são recicláveis, mas os metais que as pilhas contêm podem sê-lo. As pilhas usadas são resíduos que contém metais bastante poluentes. Não existe em Portugal qualquer unidade de tratamento de pilhas, pelo que estas são armazenadas, aguardando transporte para unidades de valorização em países da comunidade europeia. Há uma sociedade gestora para as pilhas. A L I N H A S ?

15 Um caso muito especial…
Óleo de fritar: Não coloques nunca o óleo usado na sanita ou em qualquer outro lado em que vá parar aos esgotos! Coloca sempre numa garrafa de plástico e depois mete-a no lixo, um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. A L I N H A S ?

16 Gestão Ambiental dos lixos domésticos
Lixo indiferenciado, não recicláveis Bio-resíduos (alimentos, relva, podas, guardanapos de papel) Tóxicos (pilhas, medicamentos) Recicláveis (vidro, papel, embalagens) Ecoponto, ecocentro (vidrão, papelão, embalão) Pilha de estrume, compostagem doméstica, alimentação animal Ecoponto (bio-resíduos) Pilhões, lojas, farmácias Ecoponto (lixo indiferenciado) Indústria de reciclagem Incineração Aterro Horta, jardim, campo, floresta Armazenagem, Tratamento físico-químico Tratamento biológico A L I N H A S ?

17 Para o Ambiente… A L I N H A S ?

18 A importância da reciclagem
A reciclagem é muito importante no campo ambiental, pois pode: Reduzir a acumulação progressiva de lixo como por exemplo nas lixeiras, aterros, etc.; Reduzir a produção de novos materiais, poupando por exemplo árvores na criação do papel, que exigiria o corte de mais árvores; Reduzir as emissões de gases como metano e carbono na queima de muitos materiais recicláveis em lixeiras, aterros, etc.; Reduzir as agressões ao solo, ar e água provocadas pelas mesmas lixeiras, aterros, etc.; - … A L I N H A S ?

19 Tempo que algumas substâncias demoram a degradar-se no meio ambiente…
Materiais Tempo Papel 2 a 4 semanas Palitos de fósforos 6 meses Papel plastificado 1 a 5 anos Cascas de bananas 2 anos Pastilha 5 anos Latas 10 anos Pontas de cigarro 10 a 20 anos Embalagens de plástico 30 a 40 anos Latas de alumínio: 80 a 100 anos Tecidos 100 a 400 anos Vidros 4.000 anos Pneus indefinido Estes valores não são exactos, pois a composição do material, o local em que se encontram e muitas outros factores fazem-nos variar!! A L I N H A S ?

20 Proteja o ambiente das lixeiras…
A L I N H A S ?

21 Vídeo brasileiro sobre a Reciclagem retirado do youtube
Clique na imagem a baixo para ver o filme: A L I N H A S ?

22 Se o filme não arrancar automaticamente, clique aqui.
A L I N H A S ? Clica aqui para o próximo slide!

23 A L I N H A S ?

24 FIM Trabalho realizado com a colaboração dos alunos do 8ºC:
Afonso Guerreiro, nº1 Carla Lobo, nº3 Luís Ameixa, nº12 Miguel Gonçalves, nº16 Patrícia Nogueira, nº19 FIM A L I N H A S ?


Carregar ppt "RECICLAGEM E ECOPONTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google