A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exemplos e aplicações práticas - corrente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exemplos e aplicações práticas - corrente"— Transcrição da apresentação:

1 Exemplos e aplicações práticas - corrente
Aprendendo Mais Exemplos e aplicações práticas - corrente

2 Funcionamento Pilha Seca Bateria Eletricidade Cardíaca

3 Funcionamento Pilha Seca Bateria Eletricidade Cardíaca

4 Pilhas - História Luigi Calvani Bioeletricidade Eletrofisiologia
Eletricidade Animal “Os metais produziam eletricidade apenas em contato com tecido animal” “Fluido elétrico” somente se usados materiais diferentes.

5 Pilhas - História Alessandro Volta eletroquímica Reações Químicas
Eletricidade

6 Pilhas – O que é? Sentença Falso Verdadeiro
Uma bateria tem dois terminais Os elétrons se agrupam no terminal positivo A primeira pilha foi criada por Isaac Newton em 1800 A primeira pilha ficou conhecida como pilha voltaíca ou galvânica A pilha de volta poderia ser feita de um mesmo metal. As baterias de automóveis são pilhas secas

7 Pilhas – O que é? Pilha é um sistema em que a energia química é transformada de modo espontâneo em energia elétrica.

8 Por isso uma pilha pode ficar anos em uma pratileira
Pilhas Funcionam a partir de reações eletroquímicas Os elétrons fluem da bateria para dentro do fio e passam do terminal negativo para o terminal positivo para que a reação química aconteça. As camadas de cima e de baixo da pilha precisam ser de metais diferentes, como mostrado. Se você conectar um fio em cima e um embaixo da pilha, poderá medir a voltagem e a corrente geradas. A pilha pode ser sobreposta quantas vezes for preciso para obter a voltagem desejada. POR QUE?

9 Pilhas Célula de Daniell, que é conhecida por outros 3 nomes: "célula de Crowfoot" por causa do formato típico do zinco, "célula de gravidade" por que a gravidade mantém os 2 sulfatos separados e "célula molhada", oposta à "célula seca" moderna Era extremamente comum para o funcionamento dos telegráfos e das campainhas das portas. A célula de Daniell consiste de placas de cobre e zinco e sulfatos de cobre e zinco.

10 Pilhas A pilha de Leclanché (pilha seca) é a precursora das modernas pilhas secas de uso tão diversificado. Dão voltagem de 1,5V, e são extensivamente usadas em lanternas, rádios portáteis, gravadores, brinquedos, flashes e outras. Formada por um cilindro de zinco metálico, que funciona como ânodo, separado das demais espécies químicas presentes na pilha por um papel poroso. O cátodo é o eletrodo central. Este consiste de grafite coberto por uma camada de dióxido de manganês, carvão em pó e uma pasta úmida contendo cloreto de amônio e cloreto de zinco. Esta pilha tem caráter ácido, devido a presença de cloreto de amônio. O vazamento da pilha ocorre às vezes pois durante a vida da pilha ocorrem reações redox que vão causando a ruptura do cilindro de zinco e com isso a pasta corrosiva é liberada causando os diversos estragos.

11 Baterias Acumulador de Chumbo também conhecidos como baterias de chumbo foi inventado pelo francês Gaston Piantei em 1860. É uma associação de pilhas ligadas em série.  A bateria de Chumbo é constituída de dois eletrodos. Os acumuladores tem a vantagem de poderem ser recarregados. Isso é possível graças aos íons móveis que, ao receberem energia elétrica, invertem a reação química de descarga (reação não espontânea), regenerando os reagentes.  Durante o funcionamento normal de um automóvel, a bateria fornece eletricidade para dar partida; para acender os faróis; ligar o rádio, limpador, setas, buzina, etc. e recebe energia do gerador para se recarregar.

12 Eletricidade Cardíaca
Coração é uma bateria elétrica


Carregar ppt "Exemplos e aplicações práticas - corrente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google