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Apresentação em tema: "(aparentemente complexo)"— Transcrição da apresentação:

1 (aparentemente complexo)
Documentação . Legislação . Normas . Procedimentos . Regulamentos . Regras de Negócio . Cultura Organizacional . Portarias . etc MELHORIAS Diagramas . Esquemas . Gráficos Pesquisa Bibliografia Sistemas Legados Web stakeholders partes interessadas . usuários . clientes . associados . acionistas . empregados . consultores IDÉIAS PROBLEMAS NECESSIDADES PRINCÍPIOS VALORES HÁBITOS ESTILO de GESTÃO MUNDO REAL (aparentemente complexo) ANÁLISE DICIONÁRIO de DADOS ESPECIFICAÇÃO de FUNÇÃO DIAGRAMAS MUNDO MODELADO . Redução de complexidade . Remoção de ambigüidade F11

2 PROBLEMA: Parte(s) da função que possui um conjunto de condições que levam a ações específicas Árvore de Decisão Tabela de Decisão E /OU F12

3 CONDIÇÃO VALOR(ES) DA CONDIÇÃO AÇÃO(ÕES)
SE ESTADO_CIVIL EQ SOLTEIRO ENTÃO ATENDIMENTO_NORMAL VALOR DA CONDIÇÃO CONDIÇÃO AÇÃO F13

4 Leitura da Árvore: . Horizontal “E” . Vertical “OU”
Especificação de Função Arvore de Decisão C1V1 C1V2 C2V2 C2V3 C2V1 C3V2 C3V1 A1 A3 A4 A2 C1 Leitura da Árvore: . Horizontal “E” Vertical “OU” Vantagem: facilidade de elaboração, leitura e validação Desvantagem: não cobre todas as possibilidades MATEMATICAMENTE possíveis F14

5 Quantidade Linhas: quantidade de Condições MAIS quantidade de Ações
Especificação de Função Tabela de Decisão Quantidade Linhas: quantidade de Condições MAIS quantidade de Ações Quantidade de Colunas: PRODUTO das quantidades de valores de cada condição Leitura: na vertical (regras) Leitura Condição 1 Condição 2 Condição 3 Ação 1 Ação 2 Ação 3 R1 R2 R3 R4 R5 R6 R7 R8 R9 R10 R11 R12 W W W W W W K K K K K K A A A B B B A A A B B B X Y Z X Y Z X Y Z X Y Z * * * * * * * * * * * * F15

6 NOME: Determinar tratamento para cliente regular REFERÊNCIA: 7.2
Atendimento a Cliente B tipo_tratamento identificação_cliente Determinar tratamento cliente regular 7.2 volume_negócio Negócios D6 tempo_cliente tipo_histórico_pagto Histórico D3 NOME: Determinar tratamento para cliente regular REFERÊNCIA: 7.2 DESCRIÇÃO: Clientes regulares que gerem acima de um milhão em negócios ano e, além disso, possuam um bom histórico de pagamento ou tenham estado conosco há mais de 20 anos devem receber prioridade no tratamento. OBSERVAÇÃO: . ESPECIFICAÇÃO: (definir) (GT) ( (definir) (GT) ) Condições diferentes dar tratamento normal. Anotações em itálico foram colocadas pelo analista. F16

7 tipo_hist_pagto EQ Bom
Arvore de Decisão (7.2) tipo_hist_pagto EQ Bom tipo_hist_pagto EQ Mau PRIORITÁRIO volume_ negócio GT 1 milhão volume_ negócio LE 1 milhão tempo_cliente LE 20 anos tempo_cliente GT 20 anos PRIORITÁRIO NORMAL cliente eventual cliente regular tipo_cliente tipo_hist_pagto EQ Bom tipo_hist_pagto EQ Mau NORMAL NORMAL OUTRA FUNÇÃO F17

8 Tabela de Decisão (7.2) Contínuo Discreto 1 milhão LE 1 GT 1
volume_negocios 20 anos LE 20 GT 20 tempo_cliente F18

9 GT 1 GT 1 GT 1 GT 1 LE 1 LE 1 LE 1 LE 1 Bom Bom Mau Mau Bom Bom
Tabela de Decisão (7.2) C1 - volume_negocios {GT 1; LE 1} C2 - tipo_historico_pagto { Bom; Mau} C3 - tempo_cliente {GT 20; LE 20} A1 - tratamento Prioritário A2 - tratamento Normal Quantidade Linhas: = 5 Quantidade de colunas (regras): 2 * 2 * 2 = 8 volume_negocio tipo_histórico tempo_cliente PRIORITARIO NORMAL GT 1 GT 1 GT 1 GT 1 LE 1 LE 1 LE 1 LE 1 Bom Bom Mau Mau Bom Bom Mau Mau GT 20 LE 20 GT 20 LE 20 GT 20 LE 20 GT 20 LE 20 X X X X X X X X F19


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