A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade romana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade romana."— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade romana

2 Senadores Cavaleiros Plebeus Latinos Estrangeiros Libertos Escravos

3 Grupos sociais Senadores Provinham das famílias mais ricas e influentes e constituíam, ao lado dos cavaleiros, a aristocracia romana. Cidadão Cavaleiros Ricos proprietários e comerciantes. Podiam ser governadores de província e comandantes de Legião. Plebeus Todos os cidadão nascidos livres, exceto senadores e cavaleiros. Latinos Cidadãos nascidos livres fora de Roma, mas na Península Itálica. Estrangeiros Habitantes livres de regiões do Império fora da Itália. Não Cidadão Libertos Ex-escravos, geralmente desprezados pelas classes superiores, mas que podiam ser cidadãos. Cidadão ou Não Cidadão Escravos Propriedades de seus donos, não possuíam quaisquer direitos.

4 Cidadania: A cidadania concedia uma série de direitos garantidos pela Res publica, sendo o mais importante o direito de propriedade.

5 Édito de Caracala: Édito que concede cidadania a todos (exceção dos escravos) os habitantes do Império (212 d.C.); Motivos: angariar popularidade, sobretudo entre as camadas inferiores da sociedade e tentar acalmar um pouco a crise social.

6 Cidade romana: Rede de estradas e avenidas;
Grandes obras públicas, desde obras para embelezamento até obras para festas, manifestações cívicas e políticas; Teatros e anfiteatros; Termas; População eminentemente rural; População das cidades não chegava a 10% da população do Império.

7 Vida cotidiana: Sociedade patriarcal: toda a autoridade concentrada na figura do pater familias, figura em torno da qual se estruturava a família romana (extensa). “Política do pão e circo”.


Carregar ppt "Sociedade romana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google