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Especialização em Saúde da Família

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Apresentação em tema: "Especialização em Saúde da Família"— Transcrição da apresentação:

1 Especialização em Saúde da Família Atenção ao Pré-natal e Puerpério a partir da interdisciplinaridade na ESF I de Humaitá/RS Aluno: Homero José de Medeiros Perez Orientadora: Linda Cristina Sangoi Haas

2 INTRODUÇÃO

3 Importância da ação programática em pré-natal e puerpério - Decisão da equipe; - Entrosamento da equipe de saúde; - Acolhimento; - Reuniões de grupo; - Reuniões de equipe; - Melhoria dos registros; - Visitas domiciliares. “Uma atenção Pré-Natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal” (Manual Técnico Pré-natal e puerpério, MS, 2006).

4 Caracterização do Município de Humaitá/RS - Município localizado na região noroeste do RS; - Economia baseada na agricultura; - População de habitantes; - Cobertura de 100% de ESF.

5 Caracterização da saúde em Humaitá/RS - Duas equipes de ESF e Saúde Bucal; - Profissionais: médicos, enfermeiros, técnicos de enf. , dentistas, ACDs, ACS, psicóloga e nutricionista; ESFI – Atende habitantes, na zona rural e urbana.

6 Situação da ação programática na ESF I antes da intervenção: - Livre demanda sem dia específico para gestantes e puérperas; - Poucas consultas odontológicas e visitas domiciliares; - Deficiência na interdisciplinaridade; - Poucas reuniões de equipe;

7 Objetivo Geral - Melhorar a qualidade do serviço oferecido para as gestantes e puérperas na unidade básica de saúde.

8 Objetivos Específicos - Ampliar a cobertura das gestantes que fazem pré-natal na ESF; - Qualificar o atendimento no pré-natal e puerpério; - Melhorar o registro de informações; - Realizar promoção da saúde.

9 Metas - Ampliar em 50% a cobertura das gestantes que fazem pré-natal na área de atuação da ESF. - Garantir a captação de 100% das gestantes antes dos 120 dias de gestação. - Oportunizar que 100% das gestantes acompanhadas recebam no mínimo uma avaliação da saúde bucal.

10 - Realizar exame de mamas em 100% das gestantes durante o pré-natal
- Realizar exame de mamas em 100% das gestantes durante o pré-natal. - Proporcionar que 100% das gestantes completem o esquema da vacina antitetânica e hepatite B. - Realizar visita domiciliar nos primeiros dez dias de vida da criança, a 100% das puérperas e RNs. - Realizar as consultas puerperais de 100% das mulheres acompanhadas no pré-natal.

11 - Implementar a ficha para 100% das gestantes acompanhadas na UBS e no grupo educativo, garantindo a obtenção de dados para avaliação do programa de pré-natal oferecido. - Captar 100% das gestantes que realizam/realizaram pré-natal na UBS para participarem das atividades educativas nos grupos. - Captar 100% das puérperas que realizam/realizaram pré-natal na UBS para participarem das atividades educativas nos grupos  

12 METODOLOGIA

13 Ações realizadas: - Monitorar a cobertura de pré-natal periodicamente; - Cadastrar 100% as gestantes da área de cobertura da UBS; - Esclarecer a comunidade sobre a importância da realização do pré-natal; - Reuniões de capacitação da equipe; - Monitoramento e avaliação;

14 - Oferecer ao menos uma avaliação odontológica para as gestantes; - Realizar exame de mamas em todas as gestantes durante pré-natal; - Iniciar e ou atualizar vacinas antitetânica e hepatite B; - Visitas domiciliares para puérperas e RNs e avaliação puerperal; - Ações de educação em saúde.

15 Logística - Protocolo de Pré-Natal e Puerpério, Ministério da Saúde, 2006; - Fotos, diário e ficha de monitoramento das ações, sisprenatal, ficha espelho da gestante; - Imprevisto onde a intervenção foi realizada em abril, maio e junho de 2012 e janeiro 2013; - Planilha de consolidado dos dados; - Reunião de equipe;

16 RESULTADOS

17 Proporção de gestantes que fazem PN na ESF I.
Meta: Ampliar em 50% a cobertura das gestantes que fazem Pré-Natal na área de atuação da ESF. Proporção de gestantes que fazem PN na ESF I. 10

18 Consultas de Pré-Natal

19 Proporção de gestantes com início do Pré-Natal antes de 120 dias de gestação
10 9 Meta: Garantir a captação de 100% das gestantes antes dos 120 dias de gestação

20 Proporção de gestantes que receberam avaliação da saúde bucal
Meta: Oportunizar que 100% das gestantes acompanhadas na UBS recebam no mínimo uma avaliação da saúde bucal. Proporção de gestantes que receberam avaliação da saúde bucal 10 42,9%

21 Consultas Odontológicas

22 Proporção de gestantes que realizaram exames de mamas.
Meta: Realizar exame de mamas em 100% das gestantes durante o pré-natal. 10

23 Proporção de gestantes e/ ou puérperas com vacinas em dia.
Meta: Proporcionar que 100% das gestantes completem o esquema da vacina duplo adulto (difteria, tétano) e hepatite B. Proporção de gestantes e/ ou puérperas com vacinas em dia. 7 10

24 Proporção puérperas e RN com visitas domiciliares.
Meta: Realizar visita domiciliar nos primeiros sete dias de vida da criança a 100 % das puérpera e RN. Proporção puérperas e RN com visitas domiciliares. 4 3 4

25 Visitas domiciliares

26 Proporção de puérperas com consulta puerperal em dia.
Meta: Realizar as consultas puerperais de 100 % das mulheres acompanhadas no pré-natal. Proporção de puérperas com consulta puerperal em dia.

27 Consultas Puerperais

28 Proporção de gestantes acompanhadas com ficha de monitoramento.
Meta: Implementar a ficha para 100% das gestantes acompanhadas na ESF e no grupo educativo, garantindo a obtenção de dados para avaliação do Programa de Pré-Natal oferecido. Proporção de gestantes acompanhadas com ficha de monitoramento.

29 Meta: Captar 100% das gestantes que realizam/realizaram pré-natal na UBS para participarem das atividades educativas nos grupos . Proporção de gestantes cadastradas na UBS que participam das atividades de grupo. 5 10 7

30 Reuniões de Grupo

31 Meta: Captar 100% das puérperas que realizam/realizaram pré-natal na UBS para participarem das atividades educativas nos grupos Proporção de puérperas cadastradas na UBS que participam das atividades de grupo.

32 Discussão - Importância da intervenção para a equipe; - Importância da intervenção para o serviço; - Importância da intervenção para a comunidade; - Incorporação da intervenção na rotina do serviço; - Adaptações para atingir indicadores não atingidos.

33 Reuniões da equipe

34 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção
Desenvolvimento do trabalho no curso e expectativas iniciais; Significado do curso para a prática profissional; Aprendizados mais relevantes

35 Obrigado!


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