A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Santas Missões Populares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Santas Missões Populares"— Transcrição da apresentação:

1 Santas Missões Populares
na diocese de Tubarão

2 FORMAÇÃO Celebração Inicial Manual página 11

3 FORMAÇÃO Temas 1. Santas Missões Populares o que são?
Manual do Missionário FORMAÇÃO Temas 1. Santas Missões Populares o que são? 2. SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo. 3. SMPs: obediência ao mandato de Jesus Cristo . 4. Igreja Missionária é Igreja em Saída . 5. Espiritualidade: Suporte para a Vida Missionária. 6. Grupo Missionário Paroquial e a Missão

4 Alegre Anúncio de Jesus Cristo
FORMAÇÃO Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo

5 FORMAÇÃO Introdução SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Introdução O 1º objetivo das SMPs é de estabelecer um momento fortemente querigmático em toda a diocese a fim de impulsionar a vida pastoral e a vivência comunitária da fé. Daí o lema das Santas Missões Populares: “Anunciai Jesus!” Para anunciá-lo com convicção , clareza e testemunho de fé, primeiro temos que conhecê-lo, se encantar e se comprometer com esse Jesus, que continua sendo tão procurado, mas nem sempre de forma tão correta. Daí porque Jesus Cristo é o tema do segundo estudo em preparação às Santas Missões Populares.

6 FORMAÇÃO Jesus Cristo, o enviado do Pai
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Jesus Cristo, o enviado do Pai Jesus é a expressão viva do amor do Pai (Jo 3, 16-17). Mais que um Profeta, é o “Filho amado do Pai” (Mt 3, 17). Sua Palavra não é apenas palavra de um profeta, é a palavra suprema e definitiva de Deus. - Sua Palavra contém a verdade plena e absoluta; válida para todas as pessoas de todos os tempos.

7 FORMAÇÃO Jesus Cristo, o enviado do Pai
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Jesus Cristo, o enviado do Pai Ao referir-se à missão, Jesus apresentou-a como algo que vinha do Pai: “Eu não vim por mim mesmo... venho de junto dele e foi Ele quem me enviou” (Jo 7, 28-29). Aos discípulos deixa evidente sua fidelidade ao mandato do Pai: “O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (Jo 4, 34). Jesus encarna o sonho da paixão missionária do Pai: “O Espírito do Senhor está sobre mim, por que Ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa-Nova aos pobres. Enviou- me para proclamar a libertação aos presos, aos cegos a recuperação da vista, para libertar os oprimidos e anunciar o Ano da Graça” (Lc 4, 18).

8 FORMAÇÃO Jesus Cristo, o enviado do Pai
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Jesus Cristo, o enviado do Pai Missionário por excelência do Pai, Jesus veio ao mundo para realizar a nova e definitiva aliança com o seu novo povo, redimindo-o com o seu sangue. Mas a grande novidade em Jesus foi a sua ressurreição: prova de sua divindade e do valor infinito do seu sacrifício pela humanidade. É isso que os primeiros cristãos anunciaram com alegria e entusiasmo, por ser este o fundamento de sua esperança. Nunca havia acontecido coisa igual. “A ressurreição de Jesus, o missionário do Pai, é o fundamento da nossa esperança” (1Cor 15, 30-32)..

9 FORMAÇÃO Jesus Cristo, o enviado do Pai
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Jesus Cristo, o enviado do Pai Jesus é o único Salvador. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14,6). “Eu sou a ressurreição e a vida... Quem vive e crê em mim jamais morrerá” (Jo 11, 25-26). O cristão se salva não só porque conhece e imita o exemplo de Jesus Cristo, mas porque o adora como Deus e recebe d’Ele a Graça para se salvar. A Igreja professa que Deus constituiu Cristo como único mediador e que ela própria (a Igreja Católica) foi posta como instrumento universal de salvação (Lumen Gentiun nº 13).

10 FORMAÇÃO Jesus instaura o Reino Mas o que é o Reino?
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Jesus instaura o Reino O anúncio do Reino de Deus presente na pregação de Jesus forma o centro do Evangelho e do ministério de Jesus - Mt 9, 35 No mundo judaico (AT), onde a política tinha forte ligação com a religião, o Reino de Deus tinha duas conotações: TEMPORAL, designando a libertação de toda opressão (“Javé enxugará as lágrimas de todos os rostos e removerá de toda a terra o opróbrio do seu povo” - Is 2,4; 25,8) RELIGIOSA, significando que Deus é Rei e que deve prevalecer a sua vontade no mundo. Mas o que é o Reino?

11 FORMAÇÃO Jesus instaura o Reino Mas o que é o Reino?
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Jesus instaura o Reino O anúncio do Reino de Deus presente na pregação de Jesus forma o centro do Evangelho e do ministério de Jesus - Mt 9, 35 Para Jesus, o Reino de Deus, caracteriza-se pela vida plena: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Jesus é o princípio da vida, e ao ser humano, mesmo fraco e limitado, entrega a grande vocação de colaborar com Ele para que a VIDA cresça no mundo e alcance a plenitude. Mas o que é o Reino?

12 FORMAÇÃO Jesus instaura o Reino Mas o que é o Reino?
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Jesus instaura o Reino O anúncio do Reino de Deus presente na pregação de Jesus forma o centro do Evangelho e do ministério de Jesus - Mt 9, 35 Ao falar do Reino, Jesus está falando da Realeza de Deus sobre o mundo ou anuncia simplesmente Deus e precisamente o Deus vivo, que é capaz de agir de modo concreto no mundo e na história e que está em ação. O Reino está presente em sua própria pessoa e em sua ação no mundo (Lc 11,20). Mas o que é o Reino?

13 FORMAÇÃO Jesus instaura o Reino Mas o que é o Reino?
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Jesus instaura o Reino O anúncio do Reino de Deus presente na pregação de Jesus forma o centro do Evangelho e do ministério de Jesus - Mt 9, 35 Como ação de Deus no mundo, o Reino de Deus mostra-se como realidade dinâmica, sempre em crescimento. Trata-se do “Já, porém ainda não”, ou seja, de uma realidade futura que vai se realizando. É disso que falam as parábolas do Reino. Por exemplo, a parábola da semente de mostarda (Mc 4, 30-32) e a parábola do joio (Lc 11,20). Mas o que é o Reino?

14 FORMAÇÃO Jesus instaura o Reino Mas o que é o Reino?
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Jesus instaura o Reino O anúncio do Reino de Deus presente na pregação de Jesus forma o centro do Evangelho e do ministério de Jesus - Mt 9, 35 A presença do Reino requer atitudes: Converter-se (Mc 1,15); Nascer de novo (Jo 3, 3-21); Amar a Deus e aos irmãos (Mc 12, 28-34); Perdoar os inimigos (Lc 6,27); Reconhecer que ninguém pode marginalizar o outro (Mt 5,45); Perceber que o Reino de Deus é absoluto e tudo o mais é relativo (Mt 6,33); Mas o que é o Reino?

15 FORMAÇÃO Igreja, comunidade de seguidores
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Igreja, comunidade de seguidores Com Jesus Cristo os horizontes da Salvação se abrem para todos os que estão dispostos e têm o coração aberto para recebê-la através da fé em Jesus Cristo e da conversão (cf. Mc 1, 15). Para dar continuidade à sua missão, Jesus organizou um grupo de seguidores. São pessoas simples, honestas e de boa vontade Os escolhidos vivem com ele (Mc 3, 14), seguem-no nas provações (Lc 22, 28), Jesus exige deles o testemunho (Jo 15, 27). Transmite-lhes poderes... Envia-os: “Ide pelo mundo inteiro, pregai, batizai” (Mc 16, 15). “Fazei meus discípulos todos os povos” (Mt 28, 19).

16 FORMAÇÃO Igreja, comunidade de seguidores
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Igreja, comunidade de seguidores É assim que nasce a Igreja em missão. A Igreja é a comunidade dos que aceitam a mensagem e querem se comprometer para que ela seja sinal claro do Reino em todas as culturas. Sua força são os Sacramentos e a Palavra. A missão é universal. Os discípulos de Jesus não tiveram clareza da missão de um dia para o outro. O compromisso definitivo com Jesus foi fruto de uma longa caminhada com Ele, e da ação do Espírito que os ajudaria a “entender toda a verdade (Jo 16,13)”.

17 FORMAÇÃO Igreja, comunidade de seguidores
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Igreja, comunidade de seguidores O convite de Jesus se caracteriza como urgência. “Por que vocês estão aí o dia inteiro desocupados? Vão vocês também trabalhar na minha vinha” (Mt 20, 7). E exorta a comunidade dos seus seguidores ao compromisso: “Nem todo aquele que diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que faz a vontade do meu Pai que está no céu” (Mc 7,21). Exige o afastamento do comodismo e da ganância. “É mais fácil um camelo passar pelo fundo da agulha, do que um rico entrar no reino dos Céus” (Mt 19,24)

18 FORMAÇÃO Jesus, modelo do discípulo missionário
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Jesus, modelo do discípulo missionário As atitudes de Jesus devem ser as características fundamentais de todos os missionários e missionárias: É mediador entre Deus e os homens(1 Tm 2, 5). Encarnou-se na realidade (2 Cor 8, 9). Foi fiel ao Pai e transmitiu sua Palavra (Jo 4, 34; cf.Evangelii Nuntiandi 4-15). Foi um evangelizador incansável (Mc 1, 38). Ele é a Boa Nova (Jo 1, 1-17) e o missionário vale enquanto é testemunha d’Ele. Usou de um estilo de vida exemplar Serviu ao próximo.

19 FORMAÇÃO Jesus, modelo do discípulo missionário
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Jesus, modelo do discípulo missionário Jesus é o modelo ideal para todo missionário e missionária. A missão de cada um dos missionários das Santas Missões Populares é a mesma missão de Jesus: Ser portador da vida que brota de Jesus Cristo e gerar vida nova."Eu vim para que todos tenham vida e a vida em abundância" (Jo 10,10). Como Jesus fez, dispor-se ao serviço, fazer-se entrega, doação : "... o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida como resgate por muitos” (Mt 20,28). "Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve!'' (Lc 22,27).

20 FORMAÇÃO Compromissos SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo
Tema 2 SMPs: Alegre Anúncio de Jesus Cristo Compromissos Embora a Salvação de Cristo seja posta à disposição de todos, muitas pessoas não chegam a conhecê-la, aceitá- la e pertencer à Igreja. Quanto a nós, a certeza de pertencer à verdadeira Igreja de Cristo nos obriga ao compromisso de viver a anunciar o Evangelho às multidões que têm o direito de conhecer as riquezas do mistério de Cristo. O encontro com Cristo leva a um compromisso de vida. É nisto que acreditamos. (Este será o próximo tema de estudo).

21 Obrigado pelo SIM Pela presença


Carregar ppt "Santas Missões Populares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google