A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Iluminismo : A Filosofia das Luzes Livro pp

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iluminismo : A Filosofia das Luzes Livro pp"— Transcrição da apresentação:

1 Iluminismo : A Filosofia das Luzes Livro pp. 338-341.
Definição. Expoentes. Deístas, Filosofia Política, Economistas.

2 Iluminismo : A Filosofia das Luzes
A Filosofia das Luzes foi um movimento de renovação intelectual que atingiu sua maturidade na França do século XVIII. “ PARIS É O CENTRO; O RESTO DA TERRA É SEU SUBÚRBIO” (Marivaux)

3 Iluminismo : A Filosofia das Luzes
Na base da Filosofia Iluminista encontrava-se: _ a crença inabalável na Razão. _ a idéia de que o progresso do homem estava desvinculado da religião. _ o cientificismo decorrente da revolução científica do século XVII (Newton, Galileu). -a crítica ao Antigo Regime, cujas ordens eram baseadas no nascimento e onde a Igreja tinha forte influência especialmente na França.

4 Iluminismo : A Filosofia das Luzes
Os filósofos consideravam-se iluminados, detentores da verdade, muito acima dos padres ou dos reis. Mas, a luminosidade era tanta que poderia até agredir.

5 Iluminismo : A Filosofia das Luzes

6 Iluminismo : A Filosofia das Luzes
Voltaire era Deísta. Deus confundia-se com a própria natureza. Deus era origem de todas as coisas, porém não era pessoal e depois de criar o homem, abandonou-o para que dominasse o mundo e resolvesse seus problemas Deus não tinha nada a ver com a Igreja.

7 Iluminismo : A Filosofia das Luzes
Outras idéias de Voltaire: Era anti-clerical. Laicista- a favor da separação entre Igreja e Estado.

8 Iluminismo : A Filosofia das Luzes
Em termos políticos Montesquieu no livro “O Espírito das Leis” propôs pela primeira vez a tripartição dos Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário- com a supremacia do Legislativo. Ps: Lembre-se, até então no sistema político havia apenas um poder: o poder absoluto do rei que exercia a função de Legislativo, Executivo e Judiciário.

9 Iluminismo : A Filosofia das Luzes
Jean-Jacques Rousseau foi o autor da obra: “Do Contrato Social “que serviu de inspiração para o sistema político implantado pelo governo revolucionário francês. Foi muito criticado em seu tempo e morreu na pobreza e na obscuridade.

10 Iluminismo : A Filosofia das Luzes
Segundo Rousseau: “ O homem nasce bom e a sociedade o corrompe.” Por isso é necessário reorganizar a sociedade. A sociedade só seria boa se o governo fosse baseado na vontade da maioria. Isto significa que os homens estabelecem um pacto de união organizando uma comunidade política, que deve ser expressão da vontade da maioria.

11 Perguntas que não calaram
SERÁ que a Vontade da Maioria é sempre o melhor para uma sociedade? Se todos os homens eram bons, porque eles se corromperam? O Contrato Social resolve o problema do roubo e da corrupção?

12 Iluminismo : A Filosofia das Luzes
Economistas Iluministas: Criticaram a política econômica mercantilistas, que consideravam extremamente artificial . Eram contra qualquer intervenção do Estado na Economia. Acreditavam na existência de leis naturais que regiam a dinâmica da Economia, também na livre concorrência e no livre iniciativa.

13 Iluminismo : A Filosofia das Luzes
Seu lema era: “ Laisser faire, laisser passer, le monde va de lui même”, ou seja ,”deixai fazer, deixai passar (as mercadorias), o mundo vai por si mesmo”

14 Iluminismo : A Filosofia das Luzes
AGRICULTURA FISIOCRATAS: QUESNEY ECONOMISTAS ESCOLA CLÁSSICA: ADAM SMITH

15 Iluminismo : A Filosofia das Luzes
Adam Smith não acreditava que era a terra o principal gerador de riquezas, mas sim: *destreza do trabalhador. * a especialização e divisão do trabalho * a invenção das máquinas que facilitam ou abreviam o trabalho. Ele foi o “Pai do Liberalismo Clássico.

16 Para você, qual é a grande riqueza de uma nação?

17 Iluminismo: Filosofia das Luzes
Thomas Malthus Era pastor protestante. Sua contribuição para a Filosofia Iluminista situa-se na teoria muito usada por geógrafos do séc. XX, que relaciona a população e a produção de alimentos.

18 Iluminismo: Filosofia das Luzes
Enquanto a população cresce em Progressão Geométrica (P.G), a produção de alimentos cresce em Produção Aritmética (P.A). O fator explicativo para tal desproporção seria as condições médias de fertilidade da terra. O resultado seria: fome, guerras, epidemias.

19 Iluminismo: Filosofia das Luzes
A Teoria Malthusiana foi considerada liberal porque defendia o controle da natalidade, sem a intervenção do Estado. O que ele chamou ‘restrição moral voluntária’.

20 Iluminismo: Filosofia das Luzes
Há uma Lei Natural que explica fenômenos planetário. Locke afirmou também que existem direitos naturais para o homem que vive em Estado de Natureza. Eles são essenciais à vida. São eles: LIBERDADE PROPRIEDADE

21 Iluminismo: Filosofia das Luzes
Para proteger esses direitos, os homens se organizam em sociedade a partir do Contrato Social, transferindo para o governo o direito de preservar os direitos naturais.


Carregar ppt "Iluminismo : A Filosofia das Luzes Livro pp"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google