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Orientador: Elitiele Ortiz dos Santos

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Apresentação em tema: "Orientador: Elitiele Ortiz dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Orientador: Elitiele Ortiz dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Qualificação da atenção às pessoas com Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus na ESF de Asa Branca, Boa Vista/RR Aluno: Sandra Castillo Pantoja Orientador: Elitiele Ortiz dos Santos Pelotas, 2015

2 Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus
Doenças crônicas que constituem um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo todo, gerando potenciais complicações e elevando o índice de mortalidade (BRASIL, 2013ab). Elevada incidência e prevalência destas doenças na área de abrangência. Baixa cobertura destes usuários ao programa. Melhorar a qualidade de vida e o adequado acompanhamento destes usuários.

3 Boa vista \ RR Cidade mais populosa de Roraima: habitantes (IBGE, 2014) Região: Norte do Brasil Disponibilidades em serviços de Saúde: Atenção especializada – Hospital Coronel Mota Hospital Geral de Roraima (HGR) Hospital da Criança Santo Antônio Hospital Materno – Infantil - Nossa Senhora de Nazaré 1 Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) 2 Centros de Especialidades Odontológicas 33 Unidades Básicas de Saúde 55 Equipes de Saúde Familiar

4 Centro de Saúde Asa Branca
Tipo de unidade: UBS com 4 ESF Área de Abrangência (População) – habitantes População alvo de estúdio: 641 usuários hipertensos e 183 usuários diabéticos com 20 anos ou mais residentes na área de abrangência ESF 5.6 – Integrantes: 1 Medico Clinico Geral 1 Enfermeira 1 Técnica de enfermagem 5 Agentes Comunitários de Saúde

5 Inadequado acompanhamento dos usuários hipertensos e/ou diabéticos.
Situação antes da intervenção Baixa cobertura do programa de 75% para usuários diabéticos e 73% para usuários hipertensos. Inadequado acompanhamento dos usuários hipertensos e/ou diabéticos. Dificuldades no registro das informações. Falta de profissionais que se dedicassem ao planejamento, gestão, coordenação, avaliação e monitoramento das ações dispensadas a estes usuários. Cadastro desatualizado por apresentar uma micro área sem um ACS. Avaliação de saúde bucal deficiente. Cobertura de medicamentos na farmácia insuficiente para estes usuários. Escassas atividades em promoção de saúde Baixa cobertura na realização de exames complementares

6 Metodologia Período da intervenção:12 semanas
Bibliografia utilizada: Cadernos da Atenção Básica “Estratégias para os cuidados das pessoas com doenças crônicas: Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus.” Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Ações desenvolvida pela equipe Capacitação dos profissionais da equipe. Cadastro adequado de todos os usuários hipertensos e\ou diabético com 20 anos ou mais residentes na área de abrangência. Contato com lideranças comunitária. Atendimento clinico. Busca ativa. Controle do estoque de medicamentos.

7 Objetivo General Qualificação da atenção às pessoas com Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus na ESF de Asa Branca, Boa Vista/RR

8 RESULTADO Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.1: Cadastrar 85% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. 1º mês: 160(25,0%) 2º mês: 324 (50,5%) 3º mês: 522 (81,4%)

9 Resultados Resultados
Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.2: Cadastrar 85% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde Iº mês: 44 (24,0%) 2º mês 107 (58,5%) 3º mês: 148 (80,9%) Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.2: Cadastrar 85% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde 1º mês: 44 (24,0%) 2º mês 107 (58,5%) 3º mês: 148 (80,9%)

10 RESULTADOS Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.3: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo 1º mês: 98 (61,3%) 2º mês: 195 (60,2%) 3º mês: 457 (87,5%)

11 RESULTADOS Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2. 4: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. 1º mês: 35 (79%) 2º mês: 83 (77,6%) 3º mês: 136 (91,6%)

12 RESULTADOS Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.5: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês: 157 (98,1%) 2º mês: 319 (99,4%) 3º mês: 506 (97,7%)

13 RESULTADOS Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês: 43 (97,7%) 2º mês: 104 (97,2%) 3º mês: 143 (96,6%)

14 Resultados: Metas alcançadas com sucesso
Exame clínico apropriado com estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e\ou diabéticos Avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos e\ou diabéticos. Busca ativa ao 100% destes usuários faltosas às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Registro adequado das informações na ficha de acompanhamento ao 100% de usuários hipertensos e diabéticos. Promoção de saúde sobre alimentação saudável, prática regular de atividade física, riscos do tabagismo e higiene bucal ao 100% dos usuários acompanhados.

15 DISSCUSÃO Ações realizadas para cumprir as metas não alcançadas.
Continuar com o cadastro de usuários hipertensos e diabéticos residentes na área de abrangência. Pesquisa ativa de ambas doenças ocultas na população. Incremento das ações de promoção e prevenção de saúde. Manter o trabalho nos quatro eixos.

16 Discussão Importância da intervenção Para a equipe: Trabalho em união
Gerenciamento de atividades e tarefas Responsabilidades individuais Busca de soluções necessárias Melhora de conhecimento em relação ao manejo deste tipo de doenças

17 Discussão Para o serviço:
Implantação e melhora da qualidade dos registros específicos. Organização do acolhimento e fluxo interno dos usuários na unidade Melhora do agendamento de consultas Qualificação do atendimento clínico A intervenção favoreci-o o desenvolvimento de ações em outros programas

18 Discussão Para a comunidade:
Melhorar a qualidade do atendimento à saúde destes usuários. Incrementar a cobertura do Programa de hipertensos e\ou diabéticos a UBS. Melhorar a qualidade dos serviços Avaliação clínica integral dos usuários incluindo toma de PA e hemoglicoteste. Fortalecimento das relações com a comunidade através dos líderes da comunidade Melhorar o desenvolvimento e realização de atividades de promoção e prevenção de saúde

19 Carta para gestores e comunidade
Aperfeiçoamento na qualidade do programa de Saúde dos usuários com hipertensão e diabetes. Incorporação das principais ações à rotina da unidade Importância do papel deles na intervenção Desenvolvimento de ações em outros focos de intervenção

20 Reflexão critica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Crescimento professional Conhecimento da realidade da saúde da população de Brasil Ampliação e atualização dos conhecimentos metodológicos e de gestão Fortalecimento da união da equipe Satisfação conseguir mudar alguns conhecimentos prejudiciais á saúde da população. Conhecimento e governabilidade para implantar outras intervenções na Unidade de Saúde.


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