Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouArmando Wagner Barroso Alterado mais de 6 anos atrás
1
ESCOLA E.B. 2/3 CIDADE DE CASTELO BRANCO
Decomposição Ciências Naturais – 8ºano Prof. Teresa Condeixa Monteiro /2008
3
Selecciona cada um dos itens acima
Solo 1 - Manta morta 2 - Húmus 3 - Vida no solo 4 - Decomposição 5 - Questões Selecciona cada um dos itens acima
4
Manta morta A camada mais superficial do solo é normalmente rica em folhas, ramos e troncos mortos e outros restos de vegetais, que juntamente com os excrementos de alguns animais, a sua urina e os seu cadáveres, tendem a formar uma espessa camada de restos orgânicos a que se dá o nome de manta –morta. A manta morta suporta e abriga uma grande diversidade de decompositores.
5
Manta-morta Camada mais superficial do solo;
Rica em folhas, ramos e troncos mortos; Com excrementos, urina e cadáveres de alguns animais; Camada de restos orgânicos. A camada mais superficial do solo é normalmente rica em folhas, ramos e troncos mortos e outros restos de vegetais, que juntamente com os excrementos de alguns animais, a sua urina e os seu cadáveres, tendem a formar uma espessa camada de restos orgânicos a que se dá o nome de manta –morta. A manta morta suporta e abriga uma grande diversidade de decompositores.
6
Húmus Tem cor escura; É uma parte da matéria orgânica do solo;
Húmus Tem cor escura; É uma parte da matéria orgânica do solo; Resulta da decomposição de restos de organismos existentes no solo.
7
Vida no solo…
9
Bactérias Microscópicas
Algumas decompõem a celulose, que é um dos constituintes mais abundantes das plantas e difícil de degradar.
10
http://www. naturlink. pt/canais/artigo. asp
Fungos Diversos aspectos que os fungos podem ter: a-e) cogumelos; f) leveduras; g-h) bolores. Os fungos não possuem clorofila como as plantas verdes, pelo que não conseguem utilizar a energia solar para produzir o seu próprio alimento (são organismos heterotróficos). Alimentam-se dissolvendo e digerindo matéria orgânica e mineral do meio onde vivem. Para isso possuem um sistema de enzimas digestivas que segregam sobre os seus alimentos, absorvendo depois os produtos solúveis directamente através das hifas. Esta característica é determinante para uma das principais actividades dos fungos: são decompositores juntamente outros microrganismos, desempenhando assim um papel crucial no ciclo natural da vida. Ao decomporem substâncias de animais e vegetais mortos eles conseguem extrair nutrientes que repõem na natureza de forma disponível a ser utilizada por outros organismos, que são então reciclados numa nova geração de vida vegetal
11
Fungos Não possuem clorofila;
Não conseguem utilizar a energia solar para produzir o seu próprio alimento; São organismos heterotróficos; Ao decomporem restos de animais e vegetais conseguem extrair nutrientes que repõem no solo.
12
Fungos Os fungos multicelulares são formados por uma rede – micélio - de filamentos, formados por células alinhadas topo a topo, ramificados – hifas -, que podem ser septados ou asseptados. A estrutura em micélio confere aos fungos uma elevada relação área/volume, facilitando a aquisição de alimento, pois esta estrutura rapidamente se estende em todas as direcções sobre o alimento, podendo crescer mais de um quilómetro por dia, no total, e afastar-se mais de 30 metros do local de inicio do crescimento. Por este motivo, um fungo tem um importante efeito no meio, nomeadamente na degradação de substrato e na acumulação de partículas. O crescimento das hifas ocorre apenas nas extremidades, podendo as zonas mais antigas estar livres de conteúdo citoplasmático. Possuem um sistema de enzimas digestivas que segregam sobre os seus alimentos, absorvendo depois os produtos solúveis directamente através das hifas.
13
Bichos-de-conta, centopeias, minhocas, aranhas…
Colêmbolo Bichos-de-conta, centopeias, minhocas, aranhas… Milípede Bicho-de-conta Centípede Minhoca Aranha Escaravelho Ácaro Bicho-de-conta Contribuem para a decomposição dos detritos, alterando-os e fragmentando-os cada vez mais.
14
Anelídeos - minhocas As minhocas-da-terra são fundamentais no enriquecimento dos solos em nutrientes e oxigénio; Revolvem o solo tornando-o mais poroso facilitando o seu arejamento e a infiltração da água; Importância dos oligoquetas Os oligoquetas terrestres (minhocas-da-terra) são fundamentais no enriquecimento dos solos em nutrientes e oxigénio e, por isso, são extremamente importantes para a agricultura. Revolvem o solo à medida que constróem as suas galerias subterrâneas, tornando-o mais poroso e facilitando o seu arejamento e a infiltração da água. À medida que a matéria orgânica atravessa o tubo digestivo das minhocas, vai sendo fragmentada e inoculada com microorganismos. Deste modo, os seus excrementos constituem um adubo orgânico, muito rico em flora bacteriana, que ajuda a neutralizar o pH dos solos e disponibiliza nutrientes para as plantas. Estes nutrientes entram assim na cadeia alimentar. Baseando-se nestas características alimentares, a actividade da vermicompostagem caseira está a tornar-se cada vez mais popular como uma forma de reciclar lixo orgânico (resíduos alimentares) e de produção de húmus. Pode ser realizada ao ar livre, no quintal ou numa varanda, ou até dentro de casa, num cantinho da cozinha. Acedido 25 de fev 2008 :
15
http://www. confagri. pt/Ambiente/AreasTematicas/Solo/Documentos/doc40
Anelídeos - minhocas Vermicompostagem. À medida que a matéria orgânica atravessa o seu tubo digestivo é fragmentada e misturada com microorganismos. Os seus excrementos ficam ricos em flora bacteriana, que ajuda a neutralizar o pH dos solos e disponibiliza nutrientes para as plantas. A minhoca ingere terra e matéria orgânica equivalente ao seu próprio peso e digere e expele cerca de 60% do que comeu sob a forma de excrementos (húmus), em muito menos tempo que a natureza. A minhoca recicla assim restos de comida e outra matéria orgânica, produzindo um adubo orgânico muito rico em flora bacteriana (cerca de 2000 milhares de bactérias vivas e activas, por cada grama de húmus produzido) e devolvendo à terra cinco vezes e meia mais azoto, duas vezes mais cálcio, duas vezes e meia mais magnésio, sete vezes mais fósforo e onze vezes mais potássio do que contém o solo do qual se alimenta. Acedido a 25 de fev 2008:
16
Vida no solo…
17
Decomposição Tem início quando os organismos morrem…
18
Decomposição É um processo complexo de transformação da matéria orgânica em matéria mineral; Ver filme… processo de decomposição
19
Decomposição Inclui a formação de detritos, a produção de húmus e a sua transformação em matéria mineral, para ser reutilizada pelos produtores.
20
Decomposição A decomposição é um processo muito complexo que envolve a destruição das ligações químicas formadas durante a construção dos tecidos dos organismos. Enquanto na fotossíntese há a incorporação de energia luminosa, dióxido de carbono, água e nutrientes, na decomposição há a libertação da energia fixada pela fotossíntese, dióxido de carbono, água e finalmente, a conversão dos compostos orgânicos em nutrientes inorgânicos. A decomposição inclui fragmentação, mudanças na estrutura física e química, ingestão e excreção. São decompositores os organismos que se alimentam de cadáveres e detritos. As bactérias são os principais decompositores dos cadáveres de animais e os fungos são os principais decompositores das plantas. Ambos segregam enzimas que degradam os compostos orgânicos complexos, transformando-os em substâncias que são absorvidas. Durante o processo de decomposição há uma sucessão de organismos até os cadáveres e detritos ficam reduzidos a matéria orgânica.
21
Decomposição - Matéria orgânica - Matéria inorgânica Os decompositores reciclam a matéria, tornando-a novamente disponível para os produtores.
22
Questões…
23
Porque razão não nos apercebemos da presença da maior parte dos decompositores numa comunidade?
A maioria dos decompositores do solo são de pequenas dimensões ou mesmo microscópicos, razão pela, qual não nos apercebemos da sua presença.
24
Indica qual é o destino dos materiais orgânicos decompostos.
Os materiais orgânicos são transformados em materiais inorgânicos, por acção dos decompositores, que ficam no solo.
25
Os decompositores de ambientes terrestres são os mesmos dos ambientes aquáticos?
Nos ambientes terrestres, as principais populações de decompositores são os cogumelos, os bolores e as bactérias. Nos ambientes aquáticos, as bactérias são praticamente os únicos decompositores existentes.
26
Qual a importância dos decompositores?
Os decompositores desempenham um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas terrestres. Os microorganismos decompositores que vivem no solo decompõe a manta morta, assegurando o retorno da matéria mineral ao solo. Assim, sempre que os produtores e consumidores morrem, a sua matéria é decomposta, originando minerais que vão ser utilizados novamente pelos produtores, e assim sucessivamente..
27
O que significa a expressão “Os decompositores fazem a reciclagem da matéria”.
Durante a decomposição, os decompositores além de obterem alimento, transformam os materiais constituintes dos organismos, a partir de restos, fragmentos ou mesmo cadáveres, em substâncias inorgânicas simples que ficam no solo.
28
A que nível trófico pertencem os decompositores?
Os decompositores constituem um nível trófico especial. Os decompositores apresentam-se em várias posições na cadeia alimentar em virtude de se alimentarem de seres vivos de todos os níveis tróficos. Por esta razão, muitas vezes, os decompositores não são representados ou, então, são representados num nível paralelo a todos os outros..
29
Como ficam representados os decompositores numa pirâmide?
Os decompositores são, geralmente, representados por uma coluna lateral, pois utilizam matéria proveniente de todos os níveis tróficos.
30
Fim
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.