A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A classe dos Adjetivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A classe dos Adjetivos."— Transcrição da apresentação:

1 A classe dos Adjetivos

2 Adjetivos Adjetivos são palavras que designam qualidades, estados, características ou circunstâncias do nome, com o qual concordam em género e número.

3 Subclasses dos adjetivos:
Os adjetivos qualificativos indicam a qualidade ou o estado dos seres ou ideias (nomes) que as acompanham. Ex: rapariga alta menina bonita criança alegre     Nota: Regra geral, o adjetivo é colocado depois do nome. Ex: A Sofia é uma mulher formosa.   Mas o adjetivo também pode aparecer antes do nome. Ex: Este cão é um lindo animal.    Os adjetivos numerais indicam a ordem ou sucessão numa sequência, regra geral, surge antes do nome. Ex. Este foi o primeiro atleta a cortar a meta. Vivo no terceiro andar.

4 Flexão em género Os adjetivos formam o feminino de forma idêntica à dos nomes. Ex: Regra geral, o adjetivo apresenta duas formas: Uma para o masculino e a outra para o feminino, sendo por isso adjetivos biformes. No entanto, há adjetivos que têm uma única forma para o masculino e para o feminino, sendo por isso adjetivos uniformes. Masculino Feminino rapaz bondoso homem alto rapariga bondosa mulher alta Masculino Feminino cão triste homem feliz cadela triste mulher feliz

5 Flexão em número Os adjetivos formam o plural de forma idêntica à dos nomes. Regra geral, o adjetivo apresenta duas formas: Uma para o singular e a outra para o plural, sendo por isso adjetivos biformes. Ex:  No entanto, há adjetivos que têm uma única forma para o singular e para o plural, sendo por isso adjetivos uniformes. Singular Plural mulher alta cão bonito homem forte mulheres altas cães bonitos homens fortes Singular Plural Exercício simples Rapaz medricas  Exercícios simples Rapazes medricas

6 Graus dos adjetivos Os adjetivos podem apresentar três graus: normal, comparativo e superlativo. O grau Normal atribui uma qualidade. O grau Comparativo mostra que um ser tem igual, superior ou inferior qualidade que outro. ●O grau Superlativo exprime a qualidade de um ser num grau mais elevado.

7 Grau Normal Ex: … rapaz irrequieto… …tempo frio… … bola engraçada…
As palavras: irrequieto, frio e engraçada atribuem qualidades aos nomes que as acompanham. São adjetivos e encontram-se no grau normal.

8 Grau Comparativo de Superioridade
Forma-se, colocando a palavra mais antes do adjetivo e do que depois. Ex: O Gustavo é mais alto do que a Mariana. A raposa é mais manhosa do que o lobo.  Nota: Alguns adjetivos podem formar o comparativo de superioridade de outras maneiras.  Grau Comparativo de Igualdade Forma-se, empregando a palavra tão, antes do adjetivo e como, depois. Ex: A banana é tão doce como a pêra. A pedra está tão quente como o ferro. Grau Comparativo de Inferioridade Forma-se, colocando menos antes do adjetivo e do que depois.  Ex: O copo está menos frio do que o gelo. O Rui é menos estudioso do que a Joana. Grau Normal Grau Comparativo de Superioridade Bom Mau Grande Pequeno Alto Baixo … melhor do que … … pior do que … … maior do que … … menor do que … … superior a … … inferior a …

9 Grau Superlativo Grau Superlativo Relativo de Superioridade
Forma-se, colocando a expressão o(a) mais antes do adjetivo. Ex: O Rui é o mais humilde dos alunos da turma. O caracol é o mais lento dos animais do jardim. Grau Superlativo Relativo de Inferioridade Forma-se, colocando a expressão o(a) menos antes do adjetivo. Ex: A Sofia é a menos pobre das irmãs. O Luís é o menos corajoso dos colegas. O grau superlativo absoluto exprime uma qualidade no mais alto grau, não a relacionando com a de outros seres. Grau Superlativo Absoluto Analítico Forma-se, colocando a palavra muito antes do adjetivo. Ex: O crocodilo é um animal muito perigoso. Este bolo é muito doce. Grau Superlativo Absoluto Sintético Forma-se acrescentando os sufixos -íssimo, -érrimo e -ílimo aos adjetivos no grau normal. Ex: Aquele carro é baratíssimo.

10 Superlativo Absoluto Sintético
Exemplos de adjetivos que formam o grau Superlativo Absoluto Sintético de forma diferente: Normal Superlativo Absoluto Sintético amargo amigo antigo benéfico benévolo cristão cruel doce fiel frio geral inimigo livre negro humilde amaríssimo amicíssimo antiquíssimo beneficentíssimo benevolentíssimo cristianíssimo crudelíssimo dulcíssimo fidelíssimo frigidíssimo generalíssimo inimicíssimo libérrimo nigérrimo/negríssimo humílimo/humildíssimo magnífico maléfico malévolo nobre pessoal pródigo sábio sagrado simples soberbo pobre célebre capaz magnificentíssimo maleficentíssimo malevolentíssimo nobilíssimo personalíssimo prodigalíssimo sapientíssimo sacratíssimo simplicíssimo ou simplíssimo superbíssimo paupérrimo celebérrimo capacíssimo

11 Resumo dos Graus dos adjetivos
Grau normal A Sofia é inteligente. de superioridade -A Sofia é mais inteligente do que a Joana. Grau comparativo de igualdade –A Sofia é tão inteligente como a Maria. de inferioridade -A Sofia é menos inteligente do que a Marta. Relativo de superioridade - A Marta é a mais inteligente. Grau superlativo de inferioridade - A Joana é a menos inteligente. absoluto analítico - A Sofia é muito inteligente. Sintético - A Marta é inteligentíssima.


Carregar ppt "A classe dos Adjetivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google