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A Alegoria da Caverna Ontologia, Espitemologia & Política

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Apresentação em tema: "A Alegoria da Caverna Ontologia, Espitemologia & Política"— Transcrição da apresentação:

1 A Alegoria da Caverna Ontologia, Espitemologia & Política
Platão A Alegoria da Caverna Ontologia, Espitemologia & Política

2 A Alegoria da Caverna De que diabos trata a Alegoria?
Como uma Alegoria, é uma história que se refere a outra coisa: seu real propósito e sentido se referem a outra coisa – que coisa é essa?

3 A Alegoria da Caverna 3 eixos fundamentais:
Ontologia (Ser, Realidade Verdadeira) Epistemologia (Processo de saída da ilusão para o conhecimento verdadeiro) Política (consequências políticas do conhecimento da verdade no mundo então atual)

4 A Alegoria da Cavrna Divisão do Texto Por que dividir o texo?
3 grandes momentos: 1a: a Caverna e os prisoneiros (5 partes) 2nd: libertação e o Mundo Real (7 partes) 3rd: o liberto retorna à Caverna (4 parts) Esses momentos podem ser divididos em sub-partes (para melhor compreender as ideias do autor)

5 A Alegoria da Caverna – 1º Momento
1. A Caverna e os Prisioneiros 2. 2. O Fogo e as Marionetes 3. Sombras das Marionetes = tudo que eles podem perceber, conhecer, experimentar 3. 4. Prisioneiros nomeiam as sombras (pensam conhecê-las) 4. 5. Conclusão: Realidade dos Prisioneiros = Sombras das Marionetes 5.

6 A Alegoria da Caverna – 2º Momento
1. Um Prisioneiro se liberta Descrição Sente Dor Incapaz de discernir os objetos Não reconhece os novos objetos como mais reais 2. 2. O Mundo Real cega o Prisioneiro Liberto 3. 3. Habituação ao Mundo Real 4. 4. O Sol como Fonte de todas as Coisas Visíveis

7 A Alegoria da Caverna – 3º Momento
1. O Prisioneiro Liberto se lembra de sua Antiga Vida 2. 2. Descrição das competições e louvarias dos prisioneiros 3. 3. Retorno à Caverna 4. 4. Consequências de seu Retorno 5. 5. Conclusão da Alegoria

8 The Allegory of the Cave
Sombras Ilusão Marionetes Crença e Mundo Real 1º Momento 2º Momento 3º Momento

9 A Alegoria da Caverna Realidade X Aparência
Os Prisioneiros acreditavam que a realidade era composta pelas sombras que viam na parede (era tudo aquilo que eles conheciam e experimentavam) Mas não conheciam as causas dessas sombras! Não sabiam o quê eram sombras! Então, eles não conheciam aRealidade Verdadeira, apenas uma cópia (sombras como imagens dos objetos reais) Qual era a causa das sombras dos objetos que eles acreditavam serem verdadeiros?

10 A Alegoria da Caverna Um Prisioneiro se liberta; descobre a causa das sombras (luz emitida pelo fogo + marionetes carregadas por outras pessoas) A princípio, ele não consegue ver as marionetes reais – sente dor, não acredita que as marionetes são mais reais do que as sombras Ele, então, acostuma-se (olhos, visão) a ver os objetos que são as causas reais das sombras (marionetes)

11 A Alegoria da Caverna Mas essa ainda não é a Realidade Verdadeira! As marionetes cujas sombras os prisioneiros viam na parede são cópias imagéticas de animais e humanos verdadeiros, mas não os humanos e animais verdadeiros eles mesmos! Assim, o Prisioneiro Liberto sai da Caverna, finalmente, e chega ao Mundo Real Lá, ele não consegue ver nada, pois passou toda sua vida na escuridão.

12 The Allegory of the Cave
He, then, starts to get used to the real world: First, he turns to what he already know: shadows! But now he is looking at the shadows of real animals and humans, not to the shadow of the puppets/statues There is a very big difference between these 2 shadows: the first are the copy (shadow) of a copy of a real animal (elephant, e.g.); the second is the shadow of the real elephant – which shadow is more real/closer to the elephant?

13 A Alegoria da Caverna Começa a ver os reflexos dos objetos na água – como a sombra, os reflexos também são cópias Assim, os reflexos na água cumprem o papel de mediação entre aquilo que ele já conhecia (sombras), mas também estão próximas dos objetos reais que ele ainda não conhece. Depois de se acostumar a ver o reflexo de objetos reais na água, ele se vlta para olhar os objetos reais eles mesmos Mas os objetos reais ainda nao nao aquilo que possibilita a visão: o que é a causa para a visão dos objetos, tanto dos reais quanto dos ilusórios?

14 A Alegoria da Caverna Finalmente, ele começa a olar para a causa da visão de tudo que existe: a luz (mas nao aquela do fogo – luz artificial assim como as marionetes são artificias em relação aos humanos e animais reais) Mas ele não pode, a princípio, olhar o diretamente – a causa real da luz e da visão das coisas reais e artificiais. Então, ele começa a olhar para as estrelas Só então, depois de acostumar seus olhos olhando para as estrelas, ele começa a olhar para a verdadeira causa da visão de todoo mundo visível: o Sol

15 The Allegory of the Cave
Next Class So, why is the point, after all? What does this Allegory refer to?


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