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Agentes Inteligentes Vicente Vieira Filho

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Apresentação em tema: "Agentes Inteligentes Vicente Vieira Filho"— Transcrição da apresentação:

1 Agentes Inteligentes Vicente Vieira Filho

2 Conversa de Hoje Introdução Objetivos (Benchmarks em SMA)
Trabalhos Relacionados Solução Conclusão Trabalhos Futuros

3 Introdução O RTSCup é um ambiente de simulação de jogos de estratégia em tempo real com foco na Inteligência Artificial.

4 Introdução Jogos de Estratégia em Tempo Real Simulação com Foco na IA
Sistemas multiagentes Tomadas de decisão multi-critério Combinação de decisões estratégicas e táticas Simulação com Foco na IA Criar e testar novas técnicas Medir performance Comparar resultados

5 Objetivos

6 Objetivos A utilização do RTSCup como Benchmark para Sistemas Multiagentes Características Os agentes não têm controle sobre o ambiente; Agentes não podem garantir que uma seqüência de ações acarretará em um estado desejado ou mesmo se estas ações serão válidas;

7 Objetivos Características (continuação)
Os ambientes implementados são complexos e cada um dos seus objetos apresenta diversos atributos cuja mudança de valores pode afetar o decorrer da simulação; Existem diversas formas de se mediar a eficiência das abordagens via parâmetros como número de mortes ou tempo da partida; O simulador possui um modelo de tempo bem definido, o qual está baseado em ciclos configuráveis.

8 Objetivos Problemas possíveis (exemplos) Pathfinding Patrulha
Alocação de resursos Predição de Ações Coordenação Arquiteturas deliberativas e reativas

9 Trabalhos Relacionados

10 Trabalhos Relacionados
Simuladores ORTS Stratagus Glest Boson Problemas Falta de Documentação (Usabilidade) Instabilidade Falta de Foco no Problema

11 Solução

12 Solução Criação do RTSCup
Ambiente de simulação de RTS simples e intuitivo Arquitetura cliente-servidor Multiplataforma Customizável

13 Solução Arquitetura

14 Solução Funcionamento - Inicialização
1. Os agentes se conectam ao kernel informando o jogo ao qual vai se conectar e o tipo de unidade que controlará Agent 1 Kernel Agent 2 1. O viewer se conecta ao kernel informando o jogo que deseja mostrar. Agent N Viewer

15 Solução Funcionamento - Inicialização
2. O kernel designa cada agente a um tipo de unidade e envia a condição inicial para cada agente Agent 1 Kernel Agent 2 Agent N Viewer

16 Solução Funcionamento – Ciclo
1. Kernel envia a informação visual individual para cada agente Agent 1 Kernel Agent 2 Agent N Viewer

17 Solução Funcionamento – Ciclo Agent 1 Kernel Agent 2
2. Cada agente submete uma ação para o kernel individualmente 2. Cada agente submete uma ação para o kernel individualmente Agent N Viewer

18 Solução Funcionamento – Ciclo
3. O kernel simula as ações enviadas pelos agentes e envia o estado atual do mundo para o viewer Agent 1 Kernel Agent 2 4. O kernel incrementa o tempo de simulação do jogo Agent N Viewer

19 Solução Mensagens

20 Conclusão

21 Conclusão Simulador em fase final de implementação
Concluir as outras mensagens Desenvolver um viewer 2D Medir performance do servidor (rede)

22 Maiores Informações Sítio do Projeto www.cin.ufpe.br/~vvf/rtscup
(breve)


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