Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabriel Henrique Alcântara das Neves Alterado mais de 6 anos atrás
1
Criatividade e Inteligência Competitiva
2
Criatividade e Inteligência Competitiva
Professora: Ana Paula Cossmann 8 período UDC- Faculdade Educacional de Medianeira
3
O QUE É CONHECIMENTO AQUILO QUE SE SABE. Segundo Davenport e Prusak (1998, p. 6) O conhecimento é uma mistura fluída da experiência condensada, valores, informação contextual, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações.
4
É informação valiosa da mente humana;
CONTINUAÇÃO É informação valiosa da mente humana; Inclui reflexão, síntese e contexto; Possui difícil estruturação; Não pode ser capturado por máquinas Freqüentemente tácito; Caracteriza-se por ser de difícil transferência
5
Tipos de conhecimento Conhecimento tácito: altamente individual, difícil de comunicar, registrar, documentar ou ensinar aos outros, pois está no indivíduo e na maneira como interpreta a Realidade. Adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. A palavra tácito vem do latim tacitus que significa "não expresso por palavras".
6
TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento explícito: quando é objetivo, claramente descritível e possível de ser codificado em documentos, práticas e treinamentos. Toda documentação, projetos etc. , aquele que se pode comunicar e transmitir.
7
CONHECIMENTO EXPLÍCITO
Tipos de conhecimento CONHECIMENTO TÁCITO CONHECIMENTO EXPLÍCITO SUBJETIVO OBJETIVO EXPERIÊNCIA (CORPO) RACIONALIDADE (MENTE) SIMULTÂNEO (AQUI E AGORA) SEQUENCIAL (LÁ E ENTÃO) (PRÁTICO) (TEORIA) FONTE Abel (2005)
8
CONTINUAÇÃO Na visão de Nonaka e Takeuchi (1997), o conhecimento tácito e o conhecimento explícito não são entidades separadas, mas sim, mutuamente complementares. Interagem um com o outro e realizam trocas nas atividades criativas dos seres humanos. O conhecimento humano é criado e expandido através do processo de interação social entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito cujo processo é chamado de conversão do conhecimento.
9
Criatividade: significa a aplicação da engenhosidade e imaginação para proporcionar uma nova idéia, uma diferente abordagem ou uma nova solução para o problema. É a base para a mudança construtiva e o seu aspecto mais importante se chama inovação.
10
Criatividade segundo (Mariano, 2012) é uma manifestação existente desde os primórdios da história humana. A capacidade de criar é uma característica marcante do homem, o único animal que sonha com o futuro, gera tecnologia, se expressa através na arte e que desenvolveu a espiritualidade.
11
SER CRIATIVO É INOVAR TODOS OS DIAS.
O IMPORTANTE NÃO É O QUANTO VOCÊ SABE MAS SIM O QUE VOCÊ FAZ COM O QUE VOCÊ SABE.
12
Inovação: a inovação requer criatividade
Inovação: a inovação requer criatividade. Inovação é o processo de criar novas idéias e colocá-las em prática. É o ato de concentrar novas idéias para aplicações concretas na situação. Os caminhos da inovação: PENSAR-VARIAR-IMAGINAR-CRIAR-INOVAR
13
Inovação e criatividade são a mesma coisa. A resposta é não
Inovação e criatividade são a mesma coisa? A resposta é não. Criatividade é pensar em coisas novas. Inovação é fazer coisas novas e valiosas se tornarem comercialmente viável.
14
Inovação é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações. Nem sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente novo mas, com muita frequência, é o resultado da combinação original de coisas já existentes.
17
Atividade proposta Como está o processo criativo das gerações? Qual é a sua geração? Por que esses produtos existem?
18
7 atividades para quem quer (ou precisa) ser mais criativo
1. Brincar 2. Desenhar (ou qualquer atividade artística) 3. Correr riscos 4. Pensar besteiras (também) 5. Questionar o mundo 6. Encontrar um ponto de fuga 7. Reunir achados criativos
19
Sugestões de leitura - sites
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.