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Criatividade e Inovação nas organizações de Trabalho Narbal Silva

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Apresentação em tema: "Criatividade e Inovação nas organizações de Trabalho Narbal Silva"— Transcrição da apresentação:

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2 narbal.silva@globo.com1 Criatividade e Inovação nas organizações de Trabalho Narbal Silva narbal.silva@globo.com

3 narbal.silva@globo.com 2 Quando você pensa na palavra criatividade, quais palavras ou imagens surgem na sua mente?

4 narbal.silva@globo.com 3 A palavra criatividade está relacionada com: O termo criar, do latim creare, que significa “dar existência, sair do nada, estabelecer relações até então não estabelecidas pelo universo do indivíduo, visando determinados fins”

5 narbal.silva@globo.com 4 Áreas de estudo da criatividade: Características das pessoas altamente criativas; Habilidades cognitivas do pensamen- to criativo; e Ambiente social favorável ou inibidor à expressão da criatividade.

6 narbal.silva@globo.com 5 Você é uma pessoa criativa na vida pessoal e no trabalho? Justifique sua resposta:

7 narbal.silva@globo.com 6 A criatividade pode ser estimulada no ambiente de trabalho? Justifique sua resposta.

8 narbal.silva@globo.com 7 As perspectivas sociointeracionistas do processo criativo: As condições para que o processo criativo ocorra incluem: A pessoa que cria; As interações humanas; O ambiente organizacional; e As relações da pessoas que cria com os líderes e com os projetos organizacionais.

9 narbal.silva@globo.com 8 Consciência de si mesmo -Existência de Clima mental para pensar, agir e criar- X Relação alienada com o contexto sociocultural

10 narbal.silva@globo.com 9

11 10 Então o que significa criar? É basicamente forma. É poder dar uma forma a algo novo (OSTROWER, 1986). “ Consiste (...) grandemente em rearranjar o que sabemos, a fim de achar o que não sabemos” (KNELLER, 1978)

12 narbal.silva@globo.com 11 Os que os Líderes deve fazer para motivar as pessoas? Fazer com que as pessoas se sintam compreendidas; Que possam expressar o que pensam e o que sentem; e Contribuir para que o potencial da pessoas possa ser desenvolvido e expresso.

13 narbal.silva@globo.com 12 E o que mais? Construir um relacionamento/vínculo integro entre pessoas e organização. Necessidades e Expectativas das Pessoas Necessidades e Expectativas da Organização

14 narbal.silva@globo.com 13 Não basta encontrar e atrair as pessoas que você deseja, também é preciso ouvir para poder manter.

15 narbal.silva@globo.com 14 Necessidades Humanas Essenciais Econômicas (comer, beber, vestir, dormir); Mentais (conhecimentos, vivências e afetos); Sociais (conviver e existir); e Espirituais ( tornar-se consciente de significados e propósitos de vida ).

16 narbal.silva@globo.com 15 Recompensas Essenciais Econômica (dinheiro); Mental (tarefas desafiantes que exijam criatividade); Social (vivenciar relacionamentos de qualidade, perceber que integra uma equipe importante, e que é respeitado e reconhecido); e

17 narbal.silva@globo.com 16 Espiritual (perceber que serve a propósitos significativos e que agrega valor para os outros).

18 narbal.silva@globo.com 17 Características de Organizações de Trabalho onde as pessoas gostariam de trabalhar? Permitem que as pessoas expressem suas competências e agreguem valor; Reconhecem as contribuições das pessoas por meio de recompensas significativas; Transferem poder para as pessoas; e As pessoas são percebidas como confiáveis.

19 narbal.silva@globo.com 18 As pessoas necessitam perceber que: A suas opiniões são importantes; Que o Líder se importa com elas; Que as suas convicções e sentimentos são respeitados; e São verdadeiramente valorizadas pelo líder.

20 narbal.silva@globo.com 19 Como alinhar Pessoas e Valores Organizacionais? 1. Envolva as pessoas em decisões consideradas importantes; 2. Invista nas pessoas, educando-as continuamente; 3. Reconheça os esforços das pessoas de forma financeira, social e psicológica; e

21 narbal.silva@globo.com 20 4. Não discrimine as pessoas, seja justo.

22 narbal.silva@globo.com 21 Identificação com o propósito da organização Envolvimento em atividades importantes/ significativas Serem ouvidas, avaliadas e reconhecidas Produtividade e Qualidade Educação continuada

23 narbal.silva@globo.com 22 Desempenho Humano no Local de Trabalho e com os usuários Êxito no Mercado Valor para os acionistas


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