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PublicouLídia Mascarenhas Vieira Alterado mais de 6 anos atrás
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Indústria cultural, cultura de massa e meios de comunicação
Conexões de Saberes – UFAL | Prof. Cezar Augusto (Sociologia)
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O que é indústria cultural?
É um conceito para designar esse modo de fazer cultura a partir da lógica da produção industrial, no qual o objetivo é o lucro. Isso só é possível através da padronização desses bens culturais. Com o intuito de influenciar, transformar hábitos, educar, informar, criar outra visão de mundo e com a intenção de atingir a sociedade como um todo para o consumo, a indústria cultural surge como a ovelha negra da Revolução Industrial, no século XVIII, que criou uma economia de consumo de bens e que passou a reger a sociedade com a lei da troca, produtos substituídos por moedas, essa substituição de produtos foi intensificada no século XIX. COELHO (1980, p. 20).
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(Unicentro 2010) “A indústria cultural, com suas vantagens e desvantagens, pode ser caracterizada pela transformação da cultura em mercadoria, com produção em série e de baixo custo, para que todos possam ter acesso. É uma indústria como qualquer outra, que deseja o lucro e que trabalha para conquistar o seu cliente, vendendo imagens, seduzindo o seu público a ter necessidades que antes não tinham". (PARANÁ. Livro didático de Sociologia. Curitiba, 2006, p.156). Assinale a alternativa correta. a) A indústria Cultural não é uma característica da sociedade contemporânea ela é um produto natural em qualquer sociedade. b) A indústria Cultural é responsável por criar no indivíduo necessidades que ele não tinha e transformar a cultura em mercadoria. c) A Indústria Cultural não influência nas necessidades do indivíduo com a sua produção em série e de baixo custo. d) A indústria cultural faz com que o indivíduo reflita sobre o que necessita, não desejando lucro. e) A Indústria Cultural prioriza a heterogeneidade de cada cultura. RESPOSTA B – O capitalismo tem como elemento principal a força de transformar tudo em produto com valor de troca. A cultura, que é um meio de integração social também começou a ser pensada como mercadoria.
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Qual o papel dos meios de comunicação?
desempenham um papel fundamental para a constituição dessa estrutura de consumo; eles são a rede que interliga a indústria às massas; controlados por uma classe dominante que transforma o lazer numa prolongação das relações de trabalho (as pessoas passam a trabalhar mais para alcançar seus desejos, explicando assim a lógica de alienação.)
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(Enem PPL 2015) Falava-se, antes, de autonomia da produção significar que uma empresa, ao assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirem os produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços. SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000 (adaptado). O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o(a) a) aumento do poder aquisitivo. b) estímulo à livre concorrência. c) criação de novas necessidades. d) formação de grandes estoques. e) implantação de linhas de montagem. RESPOSTA: C – com o desenvolvimento das novas tecnologias e o aprimoramento da produção, o consumo passou a ser estimulado e direcionado.
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Quem são “as massas”?! é o total de ideologias, perspectivas, atitudes, imagens e outros fenômenos que são adotados como preferidos por um consenso informal contendo o conteúdo de uma dada cultura; na qual são determinadas ou aproveitadas as dinâmicas culturais para serem espalhadas por toda sociedade, sem distinção de classe social como os filmes e seus gêneros (romance, ação, terror, e etc.).
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“a cultura — feita em série, industrialmente, para o grande número — passa a ser vista não como instrumento de livre expressão, crítica e conhecimento, mas como produto trocável por dinheiro e que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa. E produto feito de acordo com as normas gerais em vigor: produto padronizado, como uma espécie de kit para montar, um tipo de pré-confecção feito para atender necessidades e gostos médios de um público que não tem tempo de questionar o que consome.” (COELHO, 1993) A partir da nova definição que o autor define para a cultura contemporânea, entendemos que: a) a cultura deixa de ser mercadoria. b) há um processo de alienação das massas. c) uma visão relativista da realidade social. d) os indivíduos não sabem o que estão consumindo. e) as pessoas não podem questionar o que consomem. RESPOSTA C – a busca recorrente de meios para o consumo coloca os indivíduos numa situação de alienação, visto que eles não conseguem entender a estrutura social que incentiva o consumismo.
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Por que isso ocorre? - Os indivíduos pensam pouco sobre o que consomem; - Diante de crises o consumo é a saída para driblar o pensamento critico; - A cultura vira mercadoria, uma máquina de disseminar conformação;
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Contudo... Os indivíduos não são totalmente passivos diante do consumismo; Muitos grupos criam redes de amizade e de resistência para impedir a homogeneização cultural; Exemplo: muitos artistas aproveitam o dialogo com as massas para disseminar ideias mais reflexivas.
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DICA DA SEMANA: Beyond Citizen Kane (Muito Além do Cidadão Kane) é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog exibido em 1993 pelo Channel 4, emissora pública do Reino Unido. O documentário mostra as relações entre a mídia e o poder do Brasil, focando na análise da figura de Roberto Marinho. (via Wikipédia)
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Bons estudos! <3
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