A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Biologia Professor(a): Thayana Faskomy

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Biologia Professor(a): Thayana Faskomy"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Biologia Professor(a): Thayana Faskomy
Meiose Disciplina: Biologia Professor(a): Thayana Faskomy

2 Meiose Produz células com a metade do número de cromossomos da célula-mãe. Na meiose, assim como na mitose, durante a intérfase ocorre a duplicação do material genético. Logo, se o DNA foi duplicado, para reduzir o número de cromossomos a metade nas células-filhas é preciso que haja duas divisões celulares. Por isso a meiose produz quatro células filhas, todas haplóides. A sequência de eventos que levam a primeira divisão da meiose é chamada de meiose I ou reducional. A segunda sequência é dita meiose II ou equacional

3 Meiose I ou Reducional A meiose I é também chamada de reducional porque ao final dela são produzidas duas células com a metade do número de cromossomos da célula-mãe. Ou seja, já no final da meiose I as células serão haplóides.

4 Etapas da Meiose I PRÓFASE I Dividida em 5 subfases: Leptóteno
Zigóteno Paquíteno Diplóteno Diacinese

5 Os processos descritos para a intérfase antes da célula entrar em mitose são os mesmos que ocorrem antes da célula entrar em meiose. No início da prófase I, cada um dos cromossomos já está formado por duas cromátides-irmãs, unidas pelo centrômero. Ocorre a condensação dos cromossomos que só termina na metáfase I (leptóteno) Os cromossomos homólogos duplicados se emparelham. (zigóteno)

6 Duas cromátides homólogas sofrem uma ruptura na mesma altura e os dois pedaços trocam de lugar, realizando o que denominamos permutação ou crossing-over. (paquíteno) Até o início da anáfase I essas cromátides ficam unidas pelos pontos onde houve permutação.Essas regiões chamam-se quiasmas . (diplóteno) O rompimento da carioteca marca o final da prófase I. (diacinese)

7 METÁFASE I - Sem o envoltório nuclear os cromossomos se ligam ao fuso acromático, que foi montado durante a prófase I. - O fuso, assim como na mitose, dispõe os cromossomos no meio da célula, formando a placa equatorial. Aqui existe uma diferença muito importante em relação a mitose. Na meiose I os cromossomos homólogos ficam um do lado do outro.

8 ANÁFASE I Assim como na anáfase da mitose, os cromossomos serão puxados para os pólos da célula. Só que na meiose tem uma diferença. Como os cromossomos homólogos foram colocados um ao lado do outro o fuso acromático não tem como se ligar aos dois lados de um mesmo cromossomo. Como na anáfase I da meiose o fuso liga-se a apenas um lado não ocorrerá a quebra do centrômero. Os cromossomos serão puxados inteiros, cada homólogo indo para o pólo diferente do seu par. O nome dessa separação dos cromossomos homólogos é disjunção ou segregação.

9 Anáfase I

10 TELÓFASE I Os cromossomos homólogos já estão separados nos pólos da célula e se descondensam parcialmente. O envoltório nuclear se refaz dos dois lados e ocorre a citocinese.

11 Balanço da meiose I Ao final da meiose I formam-se duas células com metade do número de cromossomos. Mas observe que cada cromossomo das duas células-filhas são duplos, porque não houve a separação das cromátides na anáfase I. Além disso, essas duas células são haplóides porque elas não possuem pares de cromossomos homólogos. Os cromossomos foram segregados desde a anáfase I.

12 Meiose II ou Equacional
Nessa fase acontecerá uma série de eventos com as duas células–filhas formadas pela meiose I que culminarão com a formação de quatro células. Essas quatro células terão o mesmo número de cromossomos que as duas células que lhes deram origem (por isso o termo equacional). Só que ao invés dos cromossomos serem duplicados eles serão simples.

13 PRÓFASE II Os cromossomos voltam a se condensar, os centríolos dirigem-se para os pólos da célula, formando o fuso acromático e o envoltório nuclear se desfaz.

14 Metáfase II Os cromossomos ligados ao fuso são transportados ao equador (centro) da célula formando a placa equatorial. Observe que como não há mais homólogos nas células eles se dispõem um sobre o outro, como na mitose. Dessa forma, o fuso consegue ligar-se aos dois lados de cada cromossomo.

15 ANÁFASE II Devido a tração do fuso em sentidos diferentes ocorre a quebra do centrômero e as cromátides irmãs são separadas.

16 TELÓFASE II O envoltório nuclear se refaz e o citoplasma se divide formando 4 células-filhas.

17 BALANÇO DA MEIOSE II Formam-se 4 células haplóides. Seus cromossomos são simples devido a separação das cromátides na anáfase II.


Carregar ppt "Disciplina: Biologia Professor(a): Thayana Faskomy"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google