A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A POPULAÇÃO BRASILEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 A POPULAÇÃO BRASILEIRA

2 POPULAÇÃO: É o conjunto de pessoas de um determinado espaço geográfico que compartilham aspectos históricos,culturais e ideais semelhantes.

3 POPULAÇÃO ABSOLUTA: Serve para indicar a quantidade total de habitantes de um determinado espaço geográfico.

4 POPULAÇÃO RELATIVA: Densidade Demográfica ou população relativa tem como função indicar a quantidade de habitantes por quilômetro quadrado de um determinado espaço geográfico.

5 Atualmente o Brasil é o 5º país de maior população do mundo,sendo portanto considerado um país populoso. Com respeito á sua densidade demográfica,podemos dizer que nosso país é pouco povoado.

6 CRESCIMENTO VEGETATIVO:
É o resultado de uma subtração entre as taxas de natalidade e mortalidade. Outra forma de verificar o crescimento de uma população é através da entrada e saída de pessoas do país.O resultado da subtração entre os que imigraram e os que emigraram do país. Três fases do Crescimento populacional: De 1872 a 1950 –verifica-se um crescimento lento da população: Altas taxas de natalidade,mortalidade eram elevados. De 1950 a 1980 –crescimento muito acelerado,explosão demográfica,rápida urbanização,melhoria da infra-estrutura sanitária,avanços na medicina que reduziram as taxas de mortalidade.

7 A partir de 1990 ,o Brasil passa a ter uma desaceleração no crescimento vegetativo promovido por:
Crises econômicas Diminuição de renda; Aumento do Desemprego. Somando aos fatores: Trabalho feminino; Retardando ao máximo a primeira gravidez. Redução do número de filhos por mulher. A população urbana ultrapassou a população rural,nas últimas décadas ,a tendência é que na cidade,motivado pelo consumo e outras necessidades,se torne mais cara a criação de filhos.

8 DENSIDADE DEMOGRÁFICA
Além de ser populoso,o Brasil recebe também o título de pouco povoado,significa dizer que em nosso país existem áreas densamente povoadas e outras com baixo índice de povoamento.

9 O litoral a mais ou menos 600Km da costa,concentram-se próximos de 90% da população brasileira.
A) TAXA DE NATALIDADE:É a relação existente entre o número de nascimentos por ano e a população absoluta de uma determinada cidade,região ou país. B)TAXA DE MORTALIDADE:Buscar informações sobre o número de óbitos que ocorrem num país e sua relação com a população absoluta.

10 ESTRUTURA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
PEA -População Economicamente Ativa. PEI -População Economicamente Inativa. Setores da economia: Primário: Agricultura e Pecuária; Secundário:Indústria; Terciário: Comércio e serviços.


Carregar ppt "A POPULAÇÃO BRASILEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google