A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REPÚBLICA VELHA 1889-1930.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REPÚBLICA VELHA 1889-1930."— Transcrição da apresentação:

1 A REPÚBLICA VELHA

2 PRINCIPAIS PERÍODOS REPÚBLICA DA ESPADA OU DOS MARECHAIS: – GOVERNOS DE MARECHAL DEODORO DA FONSECA E MARECHAL FLORIANO PEIXOTO; REPÚBLICA OLIGÁRQUICA OU CAFÉ-COM-LEITE OU POLÍTICA DOS GOVERNADORES: – GOVERNOS CIVIS, PROVENIENTES DE ESTADOS IMPORTANTES DA FEDERAÇÃO COMO SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO E MINAS GERAIS

3 A CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA
ALGUMAS DAS MUDANÇAS: AS PROVÍNCIAS VIRAM ESTADO; A SEPARAÇÃO ENTRE IGREJA E ESTADO; CRIAÇÃO DO CASAMENTO CIVIL; FIM DO SENADO VITALÍCIO, DO PODER MODERADOR E DO VOTO CENSITÁRIO; ADOÇÃO DO VOTO UNIVERSAL COM RESTRIÇÕES (ANALFABETOS, MULHERES, PADRES, MILITARES, PRESOS E MENORES DE 21 ANOS;

4 ESTRUTURA POLÍTICA DA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA
OBRAS PÚBLICAS OBRAS PÚBLICAS FAVORES COAÇÃO

5 ECONOMIA NA PRIMEIRA REPÚBLICA
IMIGRAÇÃO IMPULSIONADA PELO SETOR AGRÍCOLA E EXTRATIVISTA: CAFÉ, BORRACHA E AÇÚCAR; DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA, INFLAÇÃO ALTA; ÉPOCA DO ENCILHAMENTO RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA EXTERNA – FUNDING-LOAN (1898) E REDUÇÃO DE GASTOS PÚBLICOS; POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO PREÇO DO CAFÉ – COMVÊNIO DE TAUBATÉ (1906): COMPRA DOS ESTOQUES EXCEDENTES DE CAFÉ.

6 CONFLITOS SOCIAIS NA PRIMEIRA REPÚBLICA
NO CAMPO: CANUDOS (BAHIA ) FORMAÇÃO DE UM POVOADO QUE NÃO ACEITAVA A REPÚBLICA E SEGUIA UM LIDER RELIGIOSO; CONSTESTADO (PARANÁ E SANTA CATARINA ) DISPUTA ENTRE POSSEIROS E EMPRESÁRIOS ESTRANGEIROS; TAMBÉM SEGUIAM LIDERANÇAS MESSIÂNICAS; CANGAÇO (SERTÃO NORDESTINO – INÍCIO DO SÉCULO XX) GRUPOS ARMADOS QUE PRATICAVAM DIVERSAS AÇÕES DE SAQUES E ASSASSINATOS, LEVANTE DE JUAZEIRO (CEARÁ DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉC. XX) PADRE CÍCERO, EXPULSO DA IGREJA, ENVOLVE-SE NAS DISPUTAS PELO PODER NO ESTADO

7 CONFLITOS SOCIAIS NA PRIMEIRA REPÚBLICA
NAS CIDADES: REVOLTA DA VACINA (RIO DE JANEIRO 1904) REVOLTA CONTRA A OBRIGATORIEDADE DA VACINA CONTRA A VARÍOLA E DEMAIS ARBITRARIEDADES CONTRA POPULARES; REVOLTA DA CHIBATA (RIO DE JANEIRO 1910) REVOLTA DE MARINHEIROS CONTRA OS CASTIGOS FÍSICOS E REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO

8 A CRESCENTE URBANIZAÇÃO
EMBORA A ECONOMIA BRASILEIRA SE FUNDAMENTASSE NA PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO DO CAFÉ, AS ATIVIDADES INDUSTRIAIS COMEÇARAM A SE DESTACAR, SOBRETUDO NOS ANOS (PERÍODO DA 1.ª GUERRA MUNDIAL). COM ISSO, AS GRANDES CIDADES PASSARAM A RECEBER UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS PROVENIENTES DO CAMPO E DE OUTROS PAÍSES. AS ESTRUTURAS INTERNAS DESSAS CIDADES SE MODIFICAM, CRIANDO-SE NOVAS FUNÇÕES BUROCRÁTICAS E EXIGINDO DAS AUTORIDADES LOCAIS AÇÕES VOLTADAS PARA A MELHORIA DE SUA INFRA-ESTRUTURA. NESSE CONTEXTO DE DIVERSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS, NOVOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE SE DESTACAM COMO A NASCENTE CLASSE OPERÁRIA E AS CLASSES MÉDIAS, CONTRIBUINDO PARA A DIMINUIÇÃO DO PODER DA ELITE CAFEICULTORA.

9 A ORGANIZAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA
NO BRASIL, COMO EM OUTRAS PARTES DO MUNDO, A SITUAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA ERA DESUMANA. AMONTOADOS EM MORADIAS INSALUBRES, VÍTIMAS DE AGRESSÕES, DAS FORÇAS POLICIAIS E DO DESCASO DAS AUTORIDADES, DESPROVIDOS DE GARANTIAS TRABALHISTAS, RECEBENDO BAIXÍSSIMOS SALÁRIOS, CUMPRINDO JORNADAS DE TRABALHO DE 12 A 15 HORAS DIÁRIAS SEM DESCANSO SEMANAL GARANTIDO E VENDO SEUS FILHOS NAS FÁBRICAS DESDE CRIANÇAS, MUITOS TRABALHADORES TENTAVAM, ATRAVÉS DE GREVES, MANIFESTAÇÕES E SABOTAGENS, MELHORAR SUAS CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA. OS IMIGRANTES TIVERAM FUNÇÃO IMPORTANTE NA ORGANIZAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO BRASIL. MUITOS DELES, AO DESEMBARCAREM NO BRASIL, TROUXERAM CONSIGO EXPERIÊNCIAS E HISTÓRIAS DE RESISTÊNCIA E ENFRENTAMENTO SOCIAL DESDE O FIM DO SÉCULO XIX.

10 AS REVOLTAS TENENTISTAS
ALÉM DA CLASSE OPERÁRIA, SETORES DAS CLASSES MÉDIAS SE ORGANIZARAM A FIM DE EXIGIR MUDANÇAS POLÍTICAS E SOCIAIS. ENTRE ESSES SETORES, DESTACARAM-SE OS OFICIAIS MILITARES, DENOMINADOS DE TENENTES. OS TENENTES QUERIAM “MORALIZAR” A VIDA POLÍTICA BRASILEIRA, PÔR FIM À CORRUPÇÃO ELEITORAL. DEFENDIAM O VOTO SECRETO E A REFORMA DE ENSINO E A CONSEQUENTE DIMINUIÇÃO DO PODER DAS OLIGARQUIAS REGIONAIS. PARA REGENERAR A REPÚBLICA, ERAM FAVORÁVEIS ATÉ MESMO A CRIAÇÃO DE UMA DITADURA. TRÊS MOVIMENTOS TENENTISTAS PROVOCARAM CERTA INSTABILIDADE AO PODER INSTITUÍDO: NO RIO DE JANEIRO, EM SÃO PAULO E NO RIO GRANDE DO SUL. APÓS A REPRESSÃO DO GOVERNO FEDERAL, ALGUNS DE SEUS LÍDERES VÃO INICIAR UMA MARCHA QUE VAI PERCORRER O BRASIL, CONHECIDA COMO A COLUNA PRESTES.

11 A COLUNA PRESTES A COLUNA GUERRILHEIRA QUE FICARIA CONHECIDA COMO COLUNA PRESTES PERCORREU 25 MIL QUILÔMETROS E TRAVOU MAIS DE CEM COMBATES DURANTE MAIS DE DOIS ANOS ( ) ERA COMANDADA PELO CAPITÃO LUÍS CARLOS PRESTES. O OBJETIVO DA COLUNA ERA CONSEGUIR, ATRAVÉS DA LUTA ARMADA, APOIO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA PARA DESESTABILIZAR OS GOVERNOS VIGENTES (ARTUR BERNARDES E WASHINGTON LUÍS).

12 A CRISE ECONÔMICA DE 1929 A CRISE DE 1929 ACONTECEU NOS ESTADOS UNIDOS E TEVE REPERCUSSÕES MUNDIAIS. ACONTECEU DEVIDO Á SUPERPRODUÇÃO DE MERCADORIAS, LEVANDO À FALÊNCIA DE INÚMERAS EMPRESAS E PROVOCANDO GRANDE DESEMPREGO. A CRISE ATINGIU O BRASIL, POIS OS ESTADOS UNIDOS ERAM OS PRINCIPAIS CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO. COM A CRISE, OS NORTE-AMERICANOS REDUZEM DRASTICAMENTE O CONSUMO DO NOSSO CAFÉ, DIMINUINDO A ENTRADA DE RECURSOS NO BRASIL. COMO O CAFÉ ERA A BASE DA ECONOMIA BRASILEIRA, O EXCEDENTE DO PRODUTO FEZ COM QUE SEUS PREÇOS FOSSEM REDUZIDOS, AGRAVANDO AINDA MAIS AS FINANÇAS DO PAÍS. MEDIDAS DRÁSTICAS COMO A DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA NACIONAL AUMENTARAM A POBREZA DE GRANDE PARCELA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E ALERTARAM SETORES DA ELITE PARA A NECESSIDADE DE DIVERSIFICAR A ECONOMIA DO PAÍS, INVESTINDO MAIS NA SUA INDUSTRIALIZAÇÃO.

13 A RUPTURA ENTRE AS ELITES
AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 1930 FORAM MARCADAS PELO ROMPIMENTO DA ELITE AGRÁRIA DO PAÍS. PAULISTAS E MINEIROS DESFIZERAM A ALIANÇA QUE OS MANTEVE NO PODER DURANTE TODA A REPÚBLICA VELHA. OS MINEIROS ALIARAM-SE ÀS OLIGARQUIAS GAÚCHAS E PARAIBANAS, SETORES DA BURGUESIA INDUSTRIUAL E EX-PARTICIPANTES DOS MOVIMENTOS TENTENTISTAS FORMANDO A ALIANÇA LIBERAL E TENDO COMO CANDIDATO GETÚLIO VARGAS. JÁ OS PAULISTAS PROCURARAM O APOIO DAS OLIGARQUIAS DO RIO DE JANEIRO E DA BAHIA, LANÇANDO COMO CANDIDATO JÚLIO PRESTES. COMO TODAS AS OUTRAS ELEIÇÕES NA REPÚBLICA VELHA, A CORRUPÇÃO E A VIOLÊNCIA GARANTIRAM A VITÓRIA AO CANDIDATO DA SITUAÇÃO: JÚLIO PRESTES. DESCONTENTES COM A DERROTA, INTEGRANTES DA ALIANÇA LIBERAL OERQUESTRARAM UM MOVIMENTO PARA IMPEDIR A POSSE DO PRESIDENTE ELEITO, O QUE OCORREU EM NOVEMBRO DE GETÚLIO VARGAS ASSUME O GOVERNO PROVISÓRIO NESSE EPISÓDIO QUE FICOU CONHECIDO COM REVOLUÇÃO DE 30.


Carregar ppt "A REPÚBLICA VELHA 1889-1930."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google