A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalhar para Deus num cargo humilde ajuda no preparo para a liderança pastoral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalhar para Deus num cargo humilde ajuda no preparo para a liderança pastoral."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Trabalhar para Deus num cargo humilde ajuda no preparo para a
liderança pastoral

4 Irmãos, tratem os homens como homens, não como escravos, mandados de uma parte para a outra como vocês bem quiserem. Aquele que é transigente com o espírito áspero e altivo melhor seria que se tornasse um guardador de ovelhas, como Moisés...

5 e assim aprendesse o que significa ser um verdadeiro pastor
...e assim aprendesse o que significa ser um verdadeiro pastor. Moisés alcançou no Egito a experiência de poderoso estadista e de líder dos exércitos; mas não aprendeu ali as lições essenciais à verdadeira grandeza.

6 Ele necessitava de experiência em deveres mais humildes para se tornar um cuidador, sendo sensível para com todos os seres. Ao pastorear os rebanhos de Jetro, sua atenção foi atraída às ovelhas e aos cordeirinhos, e aprendeu a guardar essas criaturas de Deus com o mais afetuoso cuidado.

7 Embora a voz deles nunca pudesse se queixar de maus tratos, mesmo assim a atitude deles muito poderia demonstrar. Deus cuida de todas as criaturas que Ele fez. Ao trabalhar para Deus nessa humilde posição social, Moisés aprendeu a ser para Israel um cuidadoso pastor”. (TM, p. 262, 263).

8 A liderança requer que se obtenha a confiança daqueles por
quem se trabalha

9 É essencial algo mais do que conhecimento dos livros para alguém se tornar pastor bem sucedido. O que trabalha pelas pessoas precisa de integridade, inteligência, empenho, energia e tato. Todas essas qualidades são altamente essenciais para o êxito de um ministro de Cristo.

10 Ninguém com essas qualificações pode ser inferior, mas terá uma influência que se impõe. A menos que o obreiro na causa de Deus possa ganhar a confiança daqueles por quem trabalha, não poderá contribuir muito. (T3, p. 553).

11 Não lidere com dureza e severidade, mas com respeito, bondade, confiança e amor

12 Você não se sente obrigado diante de Deus a ser paciente, bondoso e respeitoso para com seus irmãos no ministério e para com cada membro da igreja. Eles perdem a confiança em você e então a sua influência fica enfraquecida...

13 ...Você necessita ter a bondade, a cortesia, a mansidão e a humildade de Cristo... Você deve sentir a necessidade de se dirigir aos irmãos com bondade e cortesia, não com aspereza e severidade. Não percebe o mal que lhes causa com seu espírito rígido e dominador (EGW’88, p. 245).

14 Não exerça autoridade arbitrária

15 Quando nossos planos e projetos são rejeitados, quando homens que dependem de nossa orientação concluem que o Senhor deseja que ajam e julguem por si mesmos, não devemos ter espírito de censura ou exercer autoridade arbitrária para compeli-los a aceitarem nossas ideias...

16 ...Aqueles que ocupam posições de autoridade devem constantemente cultivar o autocontrole (OP, p ).

17 Não perverta o seu poder pastoral em arbitrariedade sobre o
seu rebanho

18 O pastor não deve governar imperiosamente de forma autoritária o rebanho a ele confiado, mas deve ser seu exemplo e lhe mostrar o caminho do Céu. Seguindo o exemplo de Cristo, deve interceder com Deus pelo povo sob seu cuidado até que perceba que suas orações são respondidas.

19 Jesus exerceu compaixão humana e divina para com o ser humano
Jesus exerceu compaixão humana e divina para com o ser humano. Ele é nosso exemplo em todas as coisas. Deus é nosso Pai e Governante; e o pastor cristão é o representante de Seu Filho na Terra...

20 ...Os princípios que regem o Céu devem reger a Terra; o mesmo amor que anima os anjos, a mesma pureza e santidade que reinam no Céu devem, o quanto possível, ser reproduzidos na Terra.

21 Deus considera o pastor como responsável pelo poder que exerce, mas não justifica Seus servos ao perverterem esse poder em arbitrariedade sobre o rebanho ao seu cuidado (T4, p. 267, 268).

22 Os líderes devem agir como sábios conselheiros, não como
governantes exigentes

23 Às vezes um homem que foi colocado em posição de responsabilidade, como líder, concebe a ideia de que está numa posição de suprema autoridade, e que todos os seus irmãos, antes de fazerem qualquer movimento de avanço...

24 ...devem primeiro dirigir-se a ele pedindo permissão para fazer aquilo que eles sentem que precisa ser feito. Esse homem está numa posição perigosa. Perdeu de vista a obra do verdadeiro Líder do povo de Deus.

25 Em vez de agir como sábio conselheiro, ele assume as prerrogativas de um governante exigente. Deus é desonrado em toda a exibição de autoridade e exaltação própria dessa natureza.

26 Nenhum homem que está em sua própria força deve jamais ser mente e juízo para outro homem que Deus está usando em Sua obra. Ninguém deve estabelecer regras e regulamentos feitos pelo homem para governar arbitrariamente seus colaboradores que têm uma viva experiência na verdade (TM, p ;).

27 Incentive e respeite as ideias dos outros

28 Una-se com seus irmãos se quiser que eles se unam com você e lhe manifestem sua confiança. Confiança e fé geram confiança e fé.

29 Você deve ganhar a confiança não apenas de seus irmãos ministros, mas também daqueles com os quais entra em contato, e mostrar que tem confiança neles e acredita que eles são ensinados por Deus do mesmo modo como você.

30 Revele seus planos a eles
Revele seus planos a eles. Um deles se sentirá livre para falar, e depois outro, e talvez chamem sua atenção para algumas coisas nas quais você não havia pensado antes (MR9, p. 145).

31


Carregar ppt "Trabalhar para Deus num cargo humilde ajuda no preparo para a liderança pastoral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google