A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos químicos-Estrutura atómica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos químicos-Estrutura atómica"— Transcrição da apresentação:

1 Elementos químicos-Estrutura atómica

2 O símbolo químico de cada elemento é
O símbolo químico de cada elemento é Formado pela primeira letra do seu nome, em latim ou grego, escrita em maiúsculas, a que se acrescenta em muitos casos uma segunda letra minúscula. Quando o símbolo é constituído por duas letras, a sua leitura faz- se letra a letra.

3

4 Representação Significadodarepresentação O -é o símbolo químico do elemento oxigénio; -representa 1 átomo de oxigénio. 3O -representa 3 átomos de oxigénio. Cl -é o símbolo químico do elemento cloro; -representa 1 átomo de cloro. 3Cl -representa 3 átomos de cloro.

5 A cada substância molecular é possível fazer
A cada substância molecular é possível fazer corresponder uma fórmula química que representa uma molécula.  A fórmula química de cada substância é formada:  - pelos símbolos químicos dos elementos que existem na substância;  - por números que indicam quantos átomos de cada elemento entram na constituição da molécula Os números escrevem-se sempre após o respectivo símbolo e ligeiramente abaixo.

6

7 Uma fórmula química representa uma
Uma fórmula química representa uma molécula.Quando se pretendem representar várias moléculas escreve se o número de moléculas antes da fórmula química.

8 Consulta a tabela periódica e indica:
1- Consulta a tabela periódica e indica: O nome dos elementos correspondentes aos símbolos Cu, P, Au, Ne, Al, F; Os símbolos químicos dos elementos ferro, platina, hélio, iodo e magnésio. 2- Representa simbolicamente: 2 átomos de azoto; 4 átomos de enxofre; 5 átomos de cálcio.

9 3- Representa por meio de fórmulas químicas: 3.1- 3.2- fósforo; 3.3- 1 molécula diatómica de flúor; 1 molécula formada por 4 átomos de 1 molécula formada por 1 átomo de enxofre e 2 átomos de oxigénio. 4- Representa simbolicamente 8 moléculas de água e 5 moléculas de dióxido de carbono.


Carregar ppt "Elementos químicos-Estrutura atómica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google