A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOQUÍMICA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOQUÍMICA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 BIOQUÍMICA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Substâncias Inorgânicas: moléculas pequenas. Água Sais Minerais Substâncias Orgânicas: moléculas complexas, formadas por cadeias carbônicas. Glícídios Lipídios Proteínas Vitaminas Ácidos Nucleicos

2 BIOQUÍMICA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
A matéria que forma os seres vivos – matéria orgânica – caracteriza-se pela presença constante de certos elementos químicos, entre eles destacamos: Carbono (C) Hidrogênio (H) Oxigênio (O) Nitrogênio (N) Fósforo (P) Enxofre (S) “98% da massa corporal da maioria dos seres vivos é composta pelos elementos citados; os outros 2% são elementos químicos diversos.” Substâncias orgânicas – geralmente formadas por uma cadeia carbônica, na qual hidrogênios, oxigênios e nitrogênios estão ligados.

3

4 Substância inorgânica Está presente em todos os seres vivos.
Solvente universal. Muitas reações químicas corporais dependem dela. Possui função termorreguladora. Quantidade de água no corpo varia com a idade, o metabolismo e a espécie. Quanto menor a idade maior a quantidade de água no corpo. Quanto maior a atividade metabólica, maior a quantidade de água. Na água viva, por exemplo, há 98% de água, enquanto que no ser humano adulto há cerca de 70%. Queda na quantidade de água, no corpo dos seres vivos, pode provocar desidratação.

5 Sais Minerais Substâncias inorgânicas.
Estão presentes em pequenas quantidades nas células. São essenciais para o metabolismo. A carência de sais minerais pode provocar o mal funcionamento do organismo. São exemplos de sais minerais: magnésio, sódio, ferro, potássio, fosfato, iodo, cálcio, cloro, flúor, enxofre, zinco, selênio etc. Em geral, podem ser classificados em: Macronutrientes - quantidade necessária superior a 100 mg/dia. Ex.: íons cálcio, fósforo, potássio, sódio, cloro, enxofre e magnésio. Micronutrientes – quantidade necessária inferior a 100 mg/dia. Ex.: ferro, flúor, iodo, lítio, zinco, selênio, manganês etc.

6 Carboidratos Também chamados de açúcares ou glicídios.
Maioria dos carboidratos possuem função energética, mas podem atuar na constituição estrutural e genética. São formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Fórmula geral = (CH2O)n, onde n é igual ou superior a três. Podem ser classificados em: Monossacarídios Oligossacarídios Polissacarídios

7 Carboidratos - Monossacarídios -
Menores moléculas de carboidratos. Os mais importantes possuem 5 ou 6 carbonos – pentoses e hexoses, respectivamente. Exemplos Pentoses: ribose e desoxirribose. Hexoses: glicose, frutose e galactose.

8 Carboidratos: Monossacarídios

9 Carboidratos - Oligossacarídios -
Formados por até 10 monossacarídeos. A união de 2 ou mais monossacarídios ocorre através da reação de desidratação (perda de uma molécula de água) – ligação glicosídica. Os dissacarídios são os oligossacarídios mais importantes. Ex: maltose, sacarose e lactose.

10 Carboidratos - Oligossacarídios -
Exemplos de dissacarídios:

11 Carboidratos - Oligossacarídios -
Exemplo de ligação glicosídica

12 Carboidratos - Polissacarídios -
Formados por mais de 10 monossacarídeos unidos por ligação glicosídica. Exemplos de polissacarídeos: amido, celulose, glicogênio, quitina, heparina etc.

13 Lipídios Possuem função energética e estrutural.
Apresentam maior quantidade de energia que os carboidratos. São a 2ª fonte de energia do organismo. São formados por uma molécula de glicerol ligada a três cadeias de ácidos graxos. São insolúveis em água (hidrofobicidade).

14 Lipídios

15 Lipídios Colesterol, quando em excesso o LDL pode se depositar nas artérias causando a aterosclerose ou infarto do miocárdio. @BIO777

16 Lipídios Níveis aceitáveis de colesterol LDL de acordo com a American Heart Association:

17 Proteínas Substâncias orgânicas mais abundantes nos seres vivos.
Possuem função estrutural, enzimática, hormonal, imunológica etc. São formadas por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e, às vezes, enxofre. Os aminoácidos são as unidades proteicas.

18 Proteínas Cada aminoácido é composto por um carbono alfa, um grupamento amina e um grupamento carboxila. Junto ao carbono alfa temos o radical, o qual muda de aminoácido para aminoácido. Os aminoácidos são unidos entre si pelas ligações peptídicas. Podem ser classificados em dipeptídio, tripeptídio, oligopeptídio e polipeptídio.

19 Proteínas Os aminoácidos são unidos entre si pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica resulta da reação entre o grupo carboxila do primeiro aa e o grupo amina do segundo aa, liberando uma molécula de água

20 Proteínas Classificação dos aminoácidos:
Os aminoácidos NATURAIS são os que um ser vivo pode produzir. Os aminoácidos ESSENCIAIS são os que um ser vivo não pode produzir, portanto devem ser obtidos via alimentação. A lista de aminoácidos naturais e essenciais muda de espécie para espécie.

21 Proteínas Estrutura das proteínas:

22 Proteínas do tipo enzimas
Aceleram as reações químicas. Possuem alta especificidade enzima-substrato (modelo da chave-fechadura), isto é, cada reação é catalisada por um único tipo de enzima.

23 Proteínas do tipo enzimas

24 Proteínas - atuam na imunização - Anticorpos defendem o nosso corpo. Podemos classificar o processo de imunização em: Imunização ativa: organismo aprende a “fabricar” anticorpos, ou pegando a doença ou através de vacinas. Imunização passiva: quando o organismo recebe pronto os anticorpos (amamentação, placenta, soro).

25 Vitaminas Necessárias em pequenas quantidades.
Indispensáveis para o funcionamento do corpo. Atuam como reguladoras das reações químicas. Podem ser classificadas em: Lipossolúveis: se dissolvem em lipídios. Ex.: vitaminas A, D, E e K. Hidrossolúveis: se dissolvem em água. Ex.: vitamina C e vitaminas do complexo B.

26 V I T A M N S

27 Ácidos Nucleicos Comandam as atividades celulares.
São a base dos caracteres hereditários. São conhecidos por DNA ou ADN (ácido desoxirribonucleico) e o RNA ou ARN (ácido ribonucleico). São formados por unidades denominadas nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.

28 Ácidos Nucleicos

29 Ácidos Nucleicos Diferenças entre DNA e RNA:

30 Diferenças entre DNA e RNA


Carregar ppt "BIOQUÍMICA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google