A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A estética barroca – parte I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A estética barroca – parte I"— Transcrição da apresentação:

1 A estética barroca – parte I

2 O que significa?

3 REFORMA E CONTRA REFORMA
Concílio de Trento – Obediência rigorosa aos dogmas da igreja.

4 PONTO DE PARTIDA O mote do Barroco é precisamente a antítese "vida e morte" e, por extensão, a brevidade da sua existência. Assim, nesse período o homem questiona a fé em detrimento dos prazeres da vida, bem como se interpela com relação à instabilidade e a inconstância. A premissa do carpe diem - expressão latina cujo sentido literal é “aproveitar o dia” - é muito utilizada nesse período. Ela significa que cada momento da vida deve ser desfrutado.

5

6 Cultismo x conceptismo
Cultismo - É o chamado "jogo de palavras". Nele está presente o formalismo e o vocabulário rebuscado, bem como o emprego frequente das figuras de linguagem. Conceptismo - É o chamado "jogo de ideias". Nele está presente o raciocínio e o pensamento lógico.

7 literatura Antítese - Foi o recurso mais utilizado no Barroco por meio da utilização de conceitos opostos. Exemplo: “de vossa alta clemência me despido; Se basta a vos irar tanto um pecado” (Gregório de Matos) Antítese presente: clemência x irar Paradoxo - Utilização de expressões contraditórias ou absurdas. “Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado” (Gregório de Matos)

8 literatura Hipérbole - Utilização de expressões exageradas. Exemplo:
“Romperam-se enfim as cataratas do céu” (Padre Antônio Vieira) Hipérbole presente: cataratas do céu. Metáfora - Utilização de palavras ou expressões análogas. “Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada” (Gregório de Matos) Metáfora presente: ovelha desgarrada = pecador

9 Arte barroca na Europa . O Êxtase de Santa Teresa, de Bernini

10 Arte barroca A Arte Barroca é conhecida pelos detalhes, requinte e elegância exagerados. Desenvolveu-se entre o final do século XVI e meados do século XVIII e está fortemente relacionada com o contexto histórico em que se insere. Surge no contexto da Contrarreforma e também de muitas riquezas coloniais cujas obras incluem sobretudo, temas religiosos.

11 Arte barroca Além de Bernini, destacam-se Michelangelo Caravaggio ( ) e Annibale Carraci ( ). Ambos se destacaram como pintores desse movimento.

12 Principais características
As características da arte barroca são marcantes. Destacam-se os temas religiosos e a riqueza nos detalhes das formas. Seja na pintura ou na escultura, são nítidas as expressões dramáticas dos seus personagens. Nas pinturas, nota-se a preferência pelas curvas e contornos em detrimento das figuras geométricas. Acresce a importância da luz e o jogo de luz e sombra.

13 Principais características
A Sagrada Família de Rembrandt

14 Continua...


Carregar ppt "A estética barroca – parte I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google