A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção ao pré-natal e puerpério da UBS centro de saúde Jurumenha no município de Santa Maria /RN Especializanda:Naibis Anays Robaina Luaces Orientadora: Camila Irigonhé Ramos Apoio pedagógico: Fernanda Meller

2 Introdução Importância da ação programática.
Uma atenção ao pré-natal e puerpério de qualidade é fundamental para a saúde materna e neonatal. Caracterização do município. Santa Maria, município na região Potiguar com uma população de 4911 habitantes e um área territorial de 216 km². O município tem duas UBS, uma na zona urbana e outra na zona rural, as duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, um Núcleo de apoio à saúde da família (NASF), um laboratório clinico e um posto de saúde com plantão 24 horas.

3 Introdução Caracterização da Unidade Básica de Saúde.
A UBS conta com uma sala de recepção, uma sala de consulta médica, uma sala para a enfermeira, uma sala de curativo, uma sala de vacina e um banheiro para funcionários. Situação da ação programática na Unidade antes da intervenção. O índice de cobertura das gestantes e puérperas era baixo, não realizava-se os exames laboratoriais e ultrassonografias, o atendimento odontológico era escaso, e com isso o acompanamento das gestantes e puérperas estava inadequado.

4 Objetivo Geral Melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério da UBS Centro de Saúde de Jurumenha no município de Santa Maria/RN.

5 Metodologia O projeto foi estruturado para ser desenvolvido no período de 16 semanas Utilizou-se o manual técnico de Pré-natal e Puerpério do Ministério da Saúde. Realizou-se a capacitação da equipe sobre as principais doenças da gestação e o puerpério, assim como na realização das ações de promoção à saúde. Na logística, utilizamos instrumentos para viabilizar o monitoramento das ações, tais como a planilha de coleta de dados e a ficha espelho.

6 Detalhamento das ações
Cadastrar todas as gestantes e puérperas da área de cobertura da unidade de saúde. Realizar avaliação de risco das gestantes. Orientar a comunidade sobre a importância da atençao Pre natal e Puerperal. Promover a saúde no pré-natal e puerpério. Monitorar a cobertura de pré-natal e puerpério na Unidade de saúde. Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade de saúde. Melhorar a adesão ao pré-natal e ao puerpério na Unidade de Saúde

7 Resultados Objetivo1: Ampliar a cobertura de pré-natal.
Meta 1.1: Alcançar 100% de cobertura das gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal da unidade de saúde.

8 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade. Meta 2.1: Garantir a 100% das gestantes o ingresso no Programa de Pré-Natal no primeiro trimestre de gestação. Meta 2.2: Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes. Meta 2.3: Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes.

9 Resultados 100% nos 3 meses de intervenção.
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade. Meta 2.4: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de exames laboratoriais de acordo com protocolo. Meta 2.5: Garantir a 100% das gestantes a prescrição de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo. Meta 2.6: Garantir que 100% das gestantes estejam com vacina antitetânica em dia Meta 2.7: Garantir que 100% das gestantes estejam com vacina contra hepatite B em dia. Todas as metas do objetivo 2 foram atingidas em 100% nos 3 meses de intervenção.

10 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade. Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das gestantes durante o pré-natal.

11 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade. Meta 2.9: Garantir a primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas.

12 Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão ao pré-natal.
Meta 3.1: Realizar busca ativa de 100% das gestantes faltosas às consultas de pré-natal.

13 A meta foi atingida nos 3 meses de intervenção.
Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro do programa de pré-natal. Meta 4.1: Manter registro na ficha de acompanhamento/espelho de pré-natal em 100% das gestantes. A meta foi atingida nos 3 meses de intervenção.

14 Resultados Objetivo 5: Realizar avaliação de risco.
Meta 5.1: Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes.

15 Resultados Objetivo 6: Promover a saúde no pré-natal.
Meta 6.1: Garantir a 100% das gestantes com orientações nutricionais. Meta 6.2: Promover o aleitamento materno junto a 100% das gestantes. Meta 6.3: Orientar 100% das gestantes sobre os cuidados com o recém-nascido.

16 As metas do objetivo 6 foram alcançadas nos 3 meses de intervenção.
Resultados Objetivo 6: Promover a saúde no pré-natal. Meta 6.4: Orientar 100% das gestantes sobre anticoncepção após o parto. Meta 6.5: Orientar 100% das gestantes sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação. Meta 6.6: Orientar 100% das gestantes sobre higiene bucal. As metas do objetivo 6 foram alcançadas nos 3 meses de intervenção.

17 Resultados Puerpério:
Objetivo 1: Ampliar a cobertura da atenção a puérperas. Meta 1.1: Garantir a 80% das puérperas cadastradas no programa de Pré-Natal e Puerpério da Unidade de Saúde consulta puerperal antes dos 42 dias após o parto.

18 As metas foram atingidas nos 3 meses de intervenção.
Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às puérperas na Unidade de Saúde. Meta 2.1: Examinar as mamas em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta 2.2: Examinar o abdome em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta 2.4: Avaliar o estado psíquico em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta 2.5: Avaliar intercorrências em 100% das puérperas cadastradas no Programa. As metas foram atingidas nos 3 meses de intervenção.

19 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às puérperas na Unidade de Saúde. Meta 2.3: Realizar exame ginecológico em 100% das puérperas cadastradas no Programa

20 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às puérperas na Unidade de Saúde. Meta 2.6: Prescrever a 100% das puérperas um dos métodos de anticoncepção.

21 Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão das mães ao puerpério.
Meta 3.1: Realizar busca ativa em 100% das puérperas que não realizaram a consulta de puerpério até 30 dias após o parto.

22 A meta foi atingida nos 3 meses de intervenção.
Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações do puerpério. Meta 4.1: Manter registro na ficha de acompanhamento do Programa 100% das puérperas. A meta foi atingida nos 3 meses de intervenção.

23 As metas foram atingidas nos 3 meses de intervenção.
Resultados Objetivo 5: Promover a saúde das puérperas. Meta 5.1: Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre os cuidados do recém-nascido. Meta 5.2: Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre aleitamento materno exclusivo. Meta 5.3: Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre planejamento familiar. As metas foram atingidas nos 3 meses de intervenção.

24 Discussão A intervenção propiciou uma atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada, melhorando as ações no programa de atenção ao pré-natal e puerpério. Propiciou que a equipe se capacitasse para seguir os protocolos e recomendações do Ministério da Saúde relativas ao acolhimento às gestantes e puérperas, aos diagnósticos das principais doenças da gestação e o puerpério, ao preenchimento do SISPRENATAL. O acolhimento das usuárias melhorou, priorizou-se dias de atendimento nas diferentes comunidades. O agendamento para o atendimento de odontologia das gestantes, tornou-se mais eficiente.

25 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Ao final do curso foi muito bom poder compartilhar minhas experiências em saúde da família com minha equipe de trabalho O trabalho em equipe foi fortalecido A comunicação da equipe com a comunidade melhorou Aumentei o meu conhecimento sobre a atenção primária à saúde e o meu desempenho na língua portuguesa.

26 “Ser mãe é se sentir abençoada por ter recebido do Senhor o privilegio de tomar conta de um pequeno ser.”


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google