A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Paróquia São José Operário Fragata INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Paróquia São José Operário Fragata INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ."— Transcrição da apresentação:

1 Formação Paróquia São José Operário Fragata INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

2 Atos 8, 26-40 “Aproxima-te deste carro e acompanha-o”.

3 na Arquidiocese de Pelotas Iniciação à Vida Cristã

4 A partir do lançamento do Itinerário Catequético da CNBB, em novembro de 2014, a nossa arquidiocese começa a definir um caminho de implantação do processo de Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal.

5 Iniciação à Vida Cristã Arquidiocese de Pelotas Primeiro passo: Estudo do Itinerário Catequético da CNBB com todas as lideranças, setores, movimentos e serviços da paróquia (ou comunidade). Este caminho ficou assim definido:

6 É necessário que todos conheçam o processo e a urgência pastoral, para que juntos, numa caminhada de mãos dadas, construam um projeto pastoral e estruturas eclesiais adultas para a vivência da fé. A comunidade é por excelência lugar de iniciação cristã. Não se chega a ser cristão sozinho, assim como não se permanece cristão em solidão.

7 O catecumenato exige o envolvimento e responsabilidade de toda a comunidade no processo da iniciação, que na sua vocação de maternidade espiritual gera e alimenta os novos filhos na fé. O catecumenato é um caminhar da comunidade junto ao catequizando e do catequizando junto à comunidade. “Uma comunidade que assume a iniciação cristã renova a sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário! (DAp, 291)

8 Iniciação à Vida Cristã Arquidiocese de Pelotas Segundo Passo: Formar a Comissão Paroquial de Iniciação à Vida Cristã.

9 Iniciação à Vida Cristã Arquidiocese de Pelotas Sem esta organização, corre-se o risco de continuarmos desenvolvendo atividades fragmentadas, setorizadas e isoladas que não levam o catequizando/catecúmeno a uma vivência da fé em comunidade e nem a comunidade a tornar-se Casa de Iniciação à Vida Cristã.

10 Iniciação à Vida Cristã Arquidiocese de Pelotas Primeiras atividades da Comissão: I Semestre de cada ano  A Comissão Paroquial de Iniciação à Vida Cristã planeja o desenvolvimento do processo nas comunidades da paróquia: define em quais comunidades é possível iniciar novos grupos, convida os catequistas, indica os introdutores...  Realiza a formação dos Introdutores e catequistas, se necessário.  Divulga a data da Festa das Inscrições. II Semestre de cada ano  Continuação da Formação dos Introdutores e catequistas  Setembro: realiza-se a Festa das Inscrições.  Setembro a dezembro: realiza-se os encontros do período do Pré-Catecumenato para os novos grupos.

11 Cada interessado em participar de grupos de IVC, pode deixar seu nome e telefone com os catequistas e introdutores da comunidade para serem informados do dia das inscrições.

12 Divulga-se amplamente o dia da Festa das Inscrições. Algumas paróquias prepararam folder de divulgação.

13 A partir da sugestão apresentada no material elaborado pela equipe arquidiocesana, realiza-se um encontro celebrativo e festivo, que reúne a comunidade para acolher os catequizandos e suas famílias.

14 Iniciam-se os encontros do Pré- Catecumenato. O ideal seria que cada introdutor trabalhasse esse tempo com o catequizando, mas na nossa realidade isso ainda não é possível, logo sugere-se que catequista e introdutores trabalhem juntos esses encontros. Sugere-se que cada introdutor acompanhe no máximo uns cinco catequizandos.

15 Iniciação à Vida Cristã Arquidiocese de Pelotas  Os tempos e temas seguem exatamente as sugestões apresentadas no Itinerário Catequético da CNBB: os encontros são desenvolvidos para um período de três anos para as crianças e dois anos para adultos e adolescentes.  Apresentam a sugestão de preparação do ambiente e relação do que é necessário providenciar para cada encontro.

16 Iniciação à Vida Cristã Arquidiocese de Pelotas  Os encontros são celebrativos, favorecendo a integração catequese-liturgia e uma iniciação mistagógica.  Situam-se no tempo litúrgico, trabalham com o método da leitura orante e buscam iniciar os catequizandos/catecúmenos no espírito missionário.  Incluem todas as celebrações e ritos indicados em cada fase e tempo do processo de Iniciação à Vida Cristã.

17 Catecumenato Crianças: 2 anos Jovens e adultos: 1 ano

18 Tempo da Iluminação e Purificação Durante a Quaresma do último ano do caminho de IVC. Mistagogia: em preparação.

19 Apresentando-se a proposta de implantação do processo de Iniciação à Vida Cristã, na reunião da Província, em março de 2016, as equipes de Coordenação da Animação Bíblico-Catequética de Bagé e Rio Grande se integram ao projeto e passam a elaborar conjuntamente os encontros de Iniciação à Vida Cristã.

20 Projeto de Iniciação à Vida Cristã Província Eclesiástica de Pelotas  A Arquidiocese de Pelotas encontra-se em fase de implantação do processo. Gradativamente, a cada ano, as paróquias e comunidades iniciam o desenvolvimento do processo de acordo com a proposta apresentada.  A Diocese de Bagé e do Rio Grande encontram-se em fase de estudo do Itinerário Catequético da CNBB.  Em 2018, já concluímos a elaboração dos encontros de Iniciação à Vida Cristã de jovens e de adultos e no segundo semestre concluiremos o das crianças.  A proposta tem sido bem acolhida pelas paróquias e o material motiva os catequistas a trabalharem a Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal.

21 Projeto de Iniciação à Vida Cristã coordenacao.abc.pelotas@gmail.com Blog: itinerario-de-ivc.blogspot.com.br


Carregar ppt "Formação Paróquia São José Operário Fragata INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google