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RESPONSABILIDADE SOCIAL
GESTÃO AMBIENTAL e RESPONSABILIDADE SOCIAL
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“Constituição Federal - Art. 225
“Constituição Federal - Art Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
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Gestão Ambiental OBJETIVO –
Busca de melhoria constante dos produtos, serviços e ambiente de trabalho, em toda organização, levando-se em conta o fator ambiental. Atualmente ela começa a ser encarada como um assunto estratégico, porque além de estimular a qualidade ambiental também possibilita a redução de custos diretos (redução de desperdícios com água, energia e matérias-primas) e indiretos (por exemplo, indenizações por danos ambientais).
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Visão Geral ORGANIZAÇÕES
Consciência coletiva em relação ao meio ambiente Complexidade das demandas sociais Complexidade das demandas ambientais ORGANIZAÇÕES NOVO POSICIONAMENTO
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PODER PARA OS COMPRADORES
Visão Geral COMPETIÇÃO GLOBAL MAIS CONCORRENTES EXCESSO DE OFERTA PODER PARA OS COMPRADORES
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Visão Geral Comportamento Ambiental CONSUMIDOR DO FUTURO:
além de Preço e Qualidade, passa a privilegiar Comportamento Social das Empresas Comportamento Ambiental
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Sistemas de Produção
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Produção tradicional
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Produção Moderna
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Produtos Intencionais
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Produtos não Intencionais
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Tecnologia Limpa
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Como desenvolver um SGA
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Aspectos e Impactos Ambientais
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Fatores limitantes para a redução de desperdícios
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? Gestão Ambiental? Resultados ambientais?
Desenvolvimento sustentável? Gerenciamento de Resíduos? Responsabilidade Social? Norma ISO 14001?
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INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO
TENDÊNCIA INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO Meio ambiente Segurança ISO 14001 OHSAS/8001 Governança Corporativa Responsabilidade Social ISO 9001 Qualidade
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O termo GOVERNANÇA CORPORATIVA foi criado no início da década de 1990 nos países desenvolvidos, mais especificamente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, para definir as regras que regem o relacionamento, dentro de uma companhia, dos interesses de acionistas controladores, acionistas minoritários e administradores.
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Por que as empresas decidem se certificar pela ISO 14001?
Competir melhor nos mercados interno e externo Promover a imagem ambiental Melhorar o desempenho ambiental Reduzir custos, aumentar competitividade, minimizar riscos
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