Escola Bíblica dominical (EBD) 3º Trimestre 2018 Lição 12 (Jovens) A Cura da Mulher que Tinha um Fluxo de Sangue Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Bíblica dominical (EBD) 3º Trimestre 2018 Lição 12 (Jovens) A Cura da Mulher que Tinha um Fluxo de Sangue Igreja Evangélica Assembleia de Deus."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Bíblica dominical (EBD) 3º Trimestre 2018 Lição 12 (Jovens) A Cura da Mulher que Tinha um Fluxo de Sangue Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Portugal Professor e Presbítero Quaglio Junior Subscreva no canal e deixe seu like

2 Os milagres no ministério de Jesus foram marcados de mulheres cheias de fé de desejo de servir a Cristo E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens. Lucas 8:2,3 Jesus deixou seu trabalho na carpintaria e se entregou na missão de anunciar a salvação Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão… Marcos 6:3

3 O milagre na vida desta mulher que sofria a 12 anos com fluxo de sangue aconteceu quando Jesus estava a caminho da casa de Jairo onde ressuscitou sua filha Esta mulher já havia gastado todo seu dinheiro com a medicina e agora alem de doente ficou em uma situação mais difícil A atitude ousada desta mulher foi devido a sua condição, primeiro por que era uma mulher e ainda com uma doença que a tornava imunda Ela já havia sofrido em busca de médicos para sua cura, não tendo mais dinheiro vai onde estava Jesus e intencionalmente entra no meio da multidão para pelo menos tocar na orla das vestes de Jesus Marcos informa que por onde Jesus passava uma multidão se apresentava para serem curados e pediam que deixassem tocar ao menos na orla de sua veste e todos que tocavam eram curados E, onde quer que entrava, ou em cidade, ou aldeias, ou no campo, apresentavam os enfermos nas praças, e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua roupa; e todos os que lhe tocavam saravam. Marcos 6:56

4 Na Leitura de Segunda feira conforme Números 15:38-40, as bordas das vestes serviam para lembrar o povo da lei Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo. Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para ser vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus. As roupas tinham uma característica bem interessante que foi o próprio Deus que mandou fazer, nas bordas (ORLAS) das vestes tinham as ‘franjas E nas franjas das bordas (orlas) tinha um cordão azul. Toda vez que eles andavam eles viam os mandamentos de Deus nos ‘cordões’ que estavam nas orlas. Nas roupas tinham uma ‘BORDA – ORLA’ e nessa ‘ORLA’ tinha as ‘franjas’ e nas FRANJAS tinham vários ‘CORDÕES’ com os mandamentos.

5

6 A palavra ‘borda’ ou ‘orla‘ de Números 15 em Hebraico é ‘KANAF‘ que é ‘ASA‘. ASA para os Judeus é ‘ORLA OU BORDA‘. Em Mt 14 diz que a multidão CORRIA para TOCAR na ORLA (ASA) DE JESUS e TODOS que tocavam na ORLA (ASA) de Jesus eram curados E rogavam-lhe que ao menos eles pudessem tocar a orla da sua roupa; e todos os que a tocavam ficavam curados. – Mt 14:36. Os Judeus como conheciam muito a Palavra de Deus e as profecias, eles atentaram a uma CARACTERÍSTICA do MESSIAS, tinha uma PROFECIA que dizia QUE TODOS QUE TOCASSEM NA ORLA (ASA) DO MESSIAS SERIA CURADO Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. – Malaquias 4:2

7 Para os JUDEUS quando você fala ASA eles já sabem que é a ‘ORLA’ das roupas
Todos os judeus já sabiam que se Jesus fosse realmente o Messias Bastava tocar na orla de suas vestes e seriam curados, assim foi com mulher do fluxo de sangue. Ela disse: “Se eu tocar ao menos na orla da sua veste serei curada” E por este motivo que todos ficavam correndo atras de Jesus para tocar nas orlas de suas vestes, Só assim para eles saberem que o (JESUS) é realmente o MESSIAS!

8 Agora que já entendemos o que é ‘ASA’ para os judeus (ASA É A ORLA (OU BORDA) das vestes
Assim fica mais fácil compreender essa passagem que esta em Salmos 91, onde esta escrito: Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. – Salmos 91:4 Em resumo, vou usar o ‘talit‘ como exemplo, como se Deus estivesse usando um ‘talit” Ele nos colocasse em baixo de seus braços (asas) como se estivesse nos cobrindo Estamos sempre debaixo das mãos forte do nosso Deus, Ele cuida de nós a cada dia, porque estamos debaixo de suas poderosas mãos. Isto é estar de baixo das Asas do Altíssimo.

9 A fé daquela mulher a levou receber uma cura milagrosa
Ao tocar na orla das bordas das vestes de Jesus sentiu curada do fluxo de sangue que sofria Jesus sentiu seu corpo sair virtude. Na casa de Cornélio Pedro quando pregava disse que Deus ungiu Jesus com o Espírito Santo, Lucas no capítulo 5:17 disse que a virtude do Senhor estava com ele para curar Esta mulher pela fé ao tocar em Jesus recebeu virtude suficiente para recuperar sua saúde Ela transgrediu a lei porque era mulher e estava imunda, ler - Levíticos 15:19-33

10 Mas a mulher, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua imundícia estiver sobre ela, imundo será por sete dias; também toda a cama, sobre que se deitar, será imunda. Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação. E se quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será ……imundo até à tarde. E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua separação, será imundo; e tudo sobre o que se assentar, será imundo. E qualquer que tocar na sua cama, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde. E qualquer que tocar alguma coisa, sobre o que ela se tiver assentado, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde. Se também tocar alguma coisa que estiver sobre a cama ou sobre aquilo em que ela se assentou, será imundo até à tarde.

11 Toda a cama, sobre que se deitar todos os dias do seu fluxo, ser-lhe-á como a cama da sua separação; e toda a coisa, sobre que se assentar, será imunda, conforme a imundícia da sua separação. E qualquer que a tocar será imundo; portanto lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde. Porém quando for limpa do seu fluxo, então se contarão sete dias, e depois será limpa. E ao oitavo dia tomará duas rolas, ou dois pombinhos, e os trará ao sacerdote, à porta da tenda da congregação. Então o sacerdote oferecerá um para expiação do pecado, e o outro para holocausto; e o sacerdote fará por ela expiação do fluxo da sua imundícia perante o Senhor. Assim separareis os filhos de Israel das suas imundícias, para que não morram nas suas imundícias, contaminando o meu tabernáculo, que está no meio deles. Esta é a lei daquele que tem o fluxo, e daquele de quem sai o sêmen da cópula, e que fica por eles imundo; Como também da mulher enferma na sua separação, e daquele que padece do seu fluxo, seja homem ou mulher, e do homem que se deita com mulher imunda.

12 Jesus procura a pessoa que o tocou para dar-lhe a cura completa
Ela aproximou-se de Jesus se revelando quem era, mesmo correndo risco de ser perseguida por aqueles em quem ela tocou na sua caminhada até Jesus Pois em todos que havia tocado tinham ficado imundos cerimonialmente se soubessem Ao dizer toda verdade Jesus a abençoou com a bênção da salvação completando uma vida totalmente restaurada Jesus disse-lhe: “Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal” (v.34). Esta mulher que chegou tremendo de medo e sem esperança de vida se levanta dos pés de Jesus curada e salva, uma nova mulher

13 Terça, Números 21.8,9: A serpente de bronze de Moisés
E disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o mordido que olhar para ela - E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e era que, a serpente mordendo alguém, olhava para a serpente de metal, e ficava vivo A serpente de bronze que Moisés mandou fabricar no deserto, segundo a vontade divina, foi depois indicada por Jesus como sendo o símbolo do levantamento do Filho do homem (João 3.14). Nesta afirmação de Cristo, vemos que os animais rastejantes nada têm de diabólico. No livro de Gênesis, na tentação e queda de Adão e Eva no jardim do Éden, a espécie é apresentada como a tipificação do diabo.

14 Quando o acampamento hebreu partiu do monte Hor, o povo ficou impaciente pela falta de água e foram reclamar com Moisés: "Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável!". (Números 21:5). A reclamação era geral, e o castigo veio de imediato o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo e muitos morreram. os hebreus se arrependeram da murmuração e confessaram seu pecado e correram para falar com Moisés, dizendo: "Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós". (Números 21:7).

15 Moisés orou a Deus pedindo pelo povo e recebeu do Senhor uma ordem inusitada:
"Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá". (Números 21:8). A serpente feita por Moisés era de bronze e foi colocada num poste fincado no meio do arraial dos filhos de Israel A função da serpente não era assustar as criancinhas, nem afastar as serpentes que rastejavam no acampamento e nem para impedir que as pessoas fossem mordidas pelas serpentes do deserto A função era para salvar quem fosse mordido pelas cobras.

16 QUARTA, Josué 2.12-21: O fio de escarlate no muro de Jericó
12 Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, pois que vos fiz beneficência, que vós, também, fareis beneficência à casa do meu pai, e dai-me um sinal certo, 13 De que dareis a vida ao meu pai e à minha mãe, como também aos meus irmãos e às minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis as nossas vidas da morte. 14 Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa, até ao ponto de morrer, se não denunciardes este nosso negócio, e será pois que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de beneficência e de fidelidade. 15 Ela então os fez descer por uma corda, pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro. 16 E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, vos não encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá três dias, até que voltem os perseguidores, e depois, ide pelo vosso caminho

17 17 E disseram-lhe aqueles homens: Desobrigados seremos deste teu juramento que nos fizeste jurar.
18 Eis que, vindo nós à terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa, contigo, o teu pai, e a tua mãe, e os teus irmãos, e a toda a família do teu pai. 19, pois, que, qualquer que sair fora da porta da tua casa, o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos sem culpa; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se nele se puser mão. 20 Porém, se tu denunciares este nosso negócio, seremos desobrigados do teu juramento, que nos fizeste jurar. 21 E ela disse: Conforme às vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.

18 Raab foi uma prostituta de Jericó que ajudou dois espiões israelitas.
Por causa desse ato de fé, Raabe salvou sua família da destruição. O rei Davi e Jesus Cristo eram descendentes de Raabe. Quando o povo de Israel chegou à terra prometida, Josué, o líder do povo, enviou dois espiões para recolher informação sobre a terra que iriam conquistar. Jericó era a primeira cidade a ser conquistada e, para obter mais informação, os espiões passaram a noite na casa de uma prostituta chamada Raabe (Josué 2:1- 2).

19 O rei de Jericó ouviu que espiões estavam na casa de Raabe e quis prende-los
Mas Raabe disse que eles tinham ido embora ao anoitecer (Josué 2:4-6). Os homens do rei saíram em perseguição mas não encontraram os espiões. Na verdade, Raabe tinha escondido os espiões no terraço de sua casa. Quando o perigo passou, ela subiu ao terraço e declarou sua fé que Deus tinha dado essa terra aos israelitas. Ela reconheceu que Deus é soberano sobre tudo e pediu para que poupassem sua família (Josué 2:11-13). Os espiões concordaram em poupar a família de Raabe, porque ela tinha poupado suas vidas. Eles deram instruções a Raabe: amarrar um cordão vermelho na janela de sua casa e trazer todos os membros de sua família para dentro da casa. Todos que estavam na casa seriam poupados (Josué 2:17-19). Raabe ajudou os espiões a fugir de Jericó e lhes mostrou onde poderiam se esconder dos perseguidores. Os espiões chegaram em segurança ao acampamento israelita e contaram tudo a Josué (Josué 2:23-24). Depois na guerra de Israel contra Jericó Raab e sua família foram salvos

20 Quinta Atos 5.14-16 A sombra de Pedro; Sábado Atos 19:11,12 Lenços e aventais de Paulo
14 E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais. 15 De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que, ao menos, a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. 16 E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais todos eram curados. Há um paralelo interessante em Atos. Depois do derramamento do Espírito Santo no Pentecostes, Deus realizou milagres extraordinários por meio de seus apóstolos (At 2.43). Antes de o Espírito Santo vir sobre os samaritanos, Deus operou sinais milagrosos por meio de Filipe (At 8.6,13). Quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de João em Éfeso, Deus tornou seu poder conhecido por meio dos milagres efetuados por Paulo (At 19.6,11,12).

21 Depois do Pentecostes de Atos 2, Lucas relata: ”Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos...” (At 5.12). “E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor, a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles” (At 5.14,15). Alguns fundamentalistas sustentam que esperar que a sombra de Pedro curasse os enfermos era uma crença supersticiosa daquelas pessoas, herdada do paganismo. Mas tal afirmação não procede. Lucas diz que quem levava os enfermos pelas ruas sobre leitos e macas, esperando que Pedro os curasse com a sombra dele, eram os “agregados ao Senhor”, ou seja, crentes iguais àqueles que foram salvos e acrescentados à igreja pelo Senhor em At 2.47 Certamente, eles acreditavam de verdade que era Deus quem usava Pedro e os demais apóstolos para fazerem muitos sinais e prodígios (cf. At 5.14; At 19.11).

22 Outros feitos tremendos ocorreram no ministério de Paulo.
Em Éfeso, por ocasião de sua terceira viagem missionária, o apóstolo foi usado poderosamente por Deus para fazer milagres. Lucas, que a tudo presenciou, declara: “E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam” (At 19.11,12). Lucas deixa claro que não era Paulo, mas Jesus quem fazia milagres extraordinários pelas mãos do apóstolo. Deus é a fonte do poder. Paulo era apenas um canal usado de forma poderosa por Deus, a ponto de lenços e aventais de uso pessoal do apóstolo serem levados aos enfermos e endemoninhados, que eram curados e libertos de espíritos malignos. Diferente do que vemos hoje em dia, onde falsos apóstolos vendem lenços e outras tranqueiras como amuletos, Paulo não explorava a fé de ninguém com essas coisas (veja At 20.35).

23 Mas o que eram os lenços e aventais do uso pessoal de Paulo?
A palavra grega “soudária” (lenços), originada do vocábulo latino “sudor”, que significa “suor”, refere-se a uma pequena peça de pano, usada para enxugar o rosto, ou para qualquer outro uso pessoal. Tais panos eram com frequência utilizados pelos viajantes, ou mesmo na vida diária para enxugar a testa, não muito diferente do emprego que tantas pessoas fazem de um lenço moderno. A referência, no caso de Paulo, é aos lenços que ele amarrava ao redor da cabeça, ou usados por ele para enxugar a transpiração de seu rosto. O termo “aventais” deriva-se da palavra latina “simicinctium”, que em todo o Novo Testamento, ocorre só aqui em Atos Eram os aventais utilizados pelos artesãos quando trabalhavam em seus diversos ofícios. O vocábulo latino sugere algo posto em torno da cintura, cobrindo parte dela. Não parece haver dúvidas de que tais aventais eram usados por Paulo quando fazia suas tendas, que estavam possivelmente sujos de terra e manchados do uso diário no trabalho

24 Eruditos fundamentalistas pensam que, no caso descrito nesta passagem de Atos 19.12, a superstição tinha algum lugar, ainda que, segundo eles, Deus a tenha honrado, de certa maneira. A. T. Robertson (citado por Champlin como um desses fundamentalistas) diz que “Se perguntarmos admirados como Deus poderia honrar uma fé tão supersticiosa, devemo- nos lembrar que não há qualquer poder na superstição ou na mágica, mas tão-somente em Deus”. Surpreendentemente, Robertson classifica tal seção neotestamentária dentro da mesma categoria das superstições populares sobre o número 13, a lua ou pé de coelho. E dá a entender que a mulher com fluxo de sangue que tocou na orla da veste de Cristo, e recebeu a cura, também foi impulsionada por uma superstição semelhante. Um outro fundamentalista, afirma ser surpreendente que Lucas, que tanto critica a magia, possa concordar que crenças mágicas semelhantes, numa forma cristianizada, fossem eficazes no ministério apostólico. E conclui: “Talvez pudéssemos sugerir que Deus é capaz da condescendência ao nível dos homens que ainda pensam de modo tão imaturos, assim como fez com a mulher com a hemorragia que precisou, no entanto, ser levada a um encontro pessoal com Jesus (Lc )”.

25 Algumas vezes, os crentes fundamentalistas se mostram tão culpados quanto os elementos de tendências liberais, quando, através da ignorância, negam algumas formas de realidade espiritual. Jesus nunca ensinou que bastava tocar nas vestes dele para alguém ser curado, todavia, a mulher com fluxo de sangue creu que isso podia acontecer. Então, o Mestre a curou, e disse: “Filha, a tua fé te salvou: vai-te em paz” (Lc 8.48 Lucas não fornece qualquer indicação de que o povo tenha adorado Paulo ou que idolatrava seus lenços e aventais. João Calvino corretamente chama a atenção para as coisas sem valor que foram escolhidas para evitar que o povo caísse em superstição e idolatria. Se porventura Paulo tivesse visto em tais práticas qualquer coisa errada, certamente não teria permitido que elas se repetissem (cf. At ), Nem o próprio Lucas teria registrado todos esses sinais e maravilhas, chamando-os de “milagres extraordinários”.

26 John Stott observa que a atitude mais sábia perante os milagres dos lenços não é a …dos céticos, que os declaram espúrios; nem a dos imitadores, que tentam copiá-los, …como os televangelistas que oferecem aos doentes lenços “abençoados” por eles, Mas sim a dos estudiosos da Bíblia que lembram que Paulo via seus milagres como credenciais apostólicas (cf. Rm 15.19; 2Co 12.12) Jesus mesmo foi condescendente com a fé tímida de uma mulher, curando-a quando ela tocou a orla de sua roupa Jesus fez muitos milagres na Bíblia. Os milagres da Bíblia servem para nos ajudar a crer em Deus. Ele mostrou seu poder sobre tudo que existe no mundo. Podemos ter a certeza que ele também está cuidando de nossa vida. Jesus continua fazendo milagres hoje. Deus não muda, ele ainda tem poder sobre tudo que existe. Jesus faz o possível e o impossível! Se crermos, ele pode fazer milagres. Mas a incredulidade impede muitos de ver milagres. A única limitação é nossa fé.

27 Sexta, Mateus 14:35,36: Pessoas eram curadas ao tocar na orla das vestes de Jesus
35 E, quando os homens daquele lugar o conheceram, mandaram por todas aquelas terras em redor, e trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos. 36 E rogavam-lhe que, ao menos, eles pudessem tocar a orla do seu vestido; e, todos os que a tocavam, ficavam sãos. Quando Ele estende a mão em sua vida e propositadamente toca você, Ele produz mudanças que nenhum outro toque pode produzir.

28 1. Seu toque é um toque intimo - Quando Jesus tocou no leproso, demonstrou o desejo de sua parte de tornar-se intimamente envolvido na vida deste homem! 2. Seu toque é um toque Poderoso - Ele toca em Simão e ele se torna Pedro. Ele toca em Jacó e o enganador torna-se Israel, o príncipe de Deus. Seu toque transforma Abrão em Abraão. Seu toque transformou a derrota de Elias em vitória. Seu toque mudou o Moisés assassino em Moisés, o líder do povo de Deus. Seu toque transformou Jeremias, em o profeta de Deus. Seu toque mudou Tiago e João, os Filhos do Trovão, em mártir e apóstolo do amor 3. Seu toque é um toque de transformação – A humanidade é simples barro, aguardando seu tempo entre o nascimento e a sepultura, Sem esperança e propósito, até que Ele nos toca. Quando ele toca, tudo muda!

29 Jesus tocou no leproso e o livrou de uma vida a que foi condenado
Ele foi condenado a ser devastado pela sua doença e a passar uma vida separada de outros. Mas Jesus mudou tudo isso! Sua condição era de alma perdida. Separada de Deus, pelo abismo do pecado e condenado a uma eternidade no inferno, 2 Tessalonicenses 1:8-9. A pessoa perdida também vive cada dia apreciando as bênçãos do Senhor, mas sem relação com Deus. Enquanto isso, o salário do pecado trabalha na vida desta pessoa perdida, e o conduz ao inferno Romanos. 6:23; Provérbios 13:15, Gálatas 6:7.

30 Jesus apenas tocou a mão desta menina morta e ela viveu de novo!
Esse é o poder do Seu toque! Não há nada pior que a morte espiritual, ela leva tudo o que temos. No reino espiritual, não há nada pior que a morte espiritual! No entanto, é a condição de cada pessoa que está perdida, Ef 2:1-3. Graças a Deus, pelo toque de Jesus Cristo, Efésios 2:4-10. Eu não sei o tipo de toque que você precisa em sua vida hoje, mas eu sei quem pode tocar em você! Jesus é o seu nome; tocar nas vidas é sua especialidade. Se você está perdido, desviado, sobrecarregado, desanimado, ou apenas quer aprender a amá-lo mais, você precisa de Seu toque.

31 REFLEXÕES Professor e Presbítero Quaglio Junior

32 1. Após ler Levítico 15.19-33, você acha que a mulher hemorrágica foi ousada? Por quê?
Resposta pessoal. 2. Para que servia a “virtude” que Jesus possuía? Um instrumento a serviço do Pai no cumprimento do ministério terreno do Senhor (Lc 6.19). Um poder que se encontrava à disposição dos que dele tinham uma clara e real necessidade. 3. Por que Jesus queria saber quem o tocara? Jesus queria dar uma oportunidade de a mulher revelar-se publicamente, alcançando visibilidade e espaço. Dessa forma, Jesus a restituía socialmente. Na realidade, como se pode perceber, a “procura” de Jesus é parte do processo da cura completa que Ele queria dar-lhe.

33 4. Qual era a razão de a mulher temer se revelar?
Ciente de sua condição, sabia ela que tudo em que tocasse, mesmo involuntariamente, ficaria impuro (Lv ). Seu receio poderia advir não apenas de ter tocado em Jesus, mas de ter esbarrado nas pessoas e estas se revoltar por terem ficado cerimonialmente impuras, já que certamente para se aproximar do Senhor que estava comprimido pela multidão, ela deve ter “tocado” em muita gente que, ao saber de sua condição, poderia voltar-se contra ela (v.27). 5. Além da fé para ser curada, aquela mulher teve sua fé convertida em “fé salvífica”. O que isto significou? Além de ter sua cura confirmada pelo Mestre, a mulher ainda obteve o maior bem que um ser humano pode alcançar de Deus: a salvação.

34 DEUS ABENÇOE SUA VIDA E SUA FAMÍLIA
Subscreva no canal e deixe seu like


Carregar ppt "Escola Bíblica dominical (EBD) 3º Trimestre 2018 Lição 12 (Jovens) A Cura da Mulher que Tinha um Fluxo de Sangue Igreja Evangélica Assembleia de Deus."
Anúncios Google