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O Manuelino
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Referencias bibliográficas:
Referências Bibliográficas ATANAZIO, M.C.Mendes. A arte do manuelino . Editora Presença, 1984. FERNANDES, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses Culture . Lisboa: Europália, 1991. LACERDA, Aarão de. História da arte em Portugal. 2º Volume. Porto: Portucalense, 1942. MATTOS, Maria de Fátima da SIlva Costa Garcia de. O neomanuelismo no Brasil: a identificação de um estilo através de suas instituições. São Paulo: ECA-USP, 2005. MATTOSO, Jose. História de Portugal (3º volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa. PEREIRA, Paulo.”A obra Silvestre e a esfera do Rei”.In Série – Subsídios para a História da Arte Portuguesa. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1990 (1ª ed.). SANTINHO, M. Manuela. A arte em Portugal e os descobrimentos. Panorâmica e perspectiva de abordagem. Porto: Edições ASA. SANTOS, Reynaldo dos, b Conferência de arte. Lisboa: Livraria Sado Costa, 1943 (2ª série). Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (16º volume). Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Limitada. Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Lisboa: Editora Verbo. In Varnhagen, Francisco Adolfo de. “ Noticia Histórica e Descriptiva do Mosteiro de Belém”. Lisboa: Editora Typographia da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis, 1842. In Barreira, Catarina. “ O Historiador João Barreira, o Manuelino e o Conceito de ‘Nomadismo Artístico’ ”. Lisboa: Site Boletim Interativo da Alpha ( Associação Portuguesa de Historiadores da arte ), 27 de novembro de 2006 às 10h50. Referencias bibliográficas: Santos, Reynaldo dos, b Conferência de arte ( 2a serie, 1943). Lisboa: Livraria Sado Costa Atanazio, M.C.Mendes. A arte do manuelino (1984). Editora Presença Fernades, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses culture (1991). Lisboa: Europália Matoso, Jose. História de Portugal ( 3 volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira ( 16 volume).Lisboa, Rio de Janeiro.Editorial Enciclopédia, Limitada Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Editora Verbo, Lisboa.
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Sumário Contextualização Histórica; Conceito; Características;
Principais Obras; Proposta Pedagógica.
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Contextualização Histórica
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Contextualização Histórica
Sucessão de D. João II ao trono português; Excepcionalidade da ascensão de D. Manuel, cunhado de D. João II, em 1495; Reafirmação da Dinastia de Avis; Afirmação do Poder Real; Comércio com África e Oriente; Projeto Imperial Português: expansão marítima e descobertas; Intercâmbio artístico com Flandres. D. Manuel I, pela Graça de Deus, Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, e Senhor da Guiné, e do Comércio, Conquista e Navegação da Arábia, Pérsia e Índia, &tc.
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Conceito
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Conceito Definição do conceito “manuelino” em meados do século XIX por Varnhagen; Romantismo/Exaltação do nacionalismo.
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Características
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Características Influências do Mudejar, Plateresco, Gótico tardio e de elementos do Renascimento Italiano; Ornamentações naturalistas e náuticas; Afirmação da Dinastia; Ordem de Cristo.
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Características Catedral Igreja salão
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Principais Obras
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Capela de São Miguel Emblema de D. Manuel; Algas; Esfera armilar;
Cruz da Ordem de Cristo; Coluna torsa. Portal da capela (Universidade de Coimbra)
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Igreja Matriz da Golegã
Fachada principal
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Igreja Matriz da Golegã
Pórtico principal
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Igreja Matriz da Golegã
Pórtico principal
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Igreja Matriz da Golegã
Abóboda polinervada do teto da capela-mor
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Norte de Portugal (estilo “flamejante”)
Fachada da Igreja Matriz de Vila do Conde
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Norte de Portugal (estilo “flamejante”)
Fachada da Igreja Matriz de Caminha
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Norte de Portugal (estilo “flamejante”)
Fachada da Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta
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Sul de Portugal Fachada da Igreja Matriz de Monchique
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Sul de Portugal Fachada da Igreja Matriz de Odiáxere
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Sul de Portugal Fachada da Igreja Matriz da Misericórdia de Loulé
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Centro de Portugal Fachada do Mosteiro da Batalha
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Portugal e Arredores de Lisboa
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Bairro de Belém, Lisboa
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Mosteiro dos Jerónimos
Fachada principal
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Mosteiro dos Jerónimos
Vista interna
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Mosteiro dos Jerónimos
Abóboda
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Mosteiro dos Jerónimos
Coluna do claustro Arcada do claustro
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Mosteiro dos Jerónimos
Túmulo de Vasco da Gama
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Mosteiro dos Jerónimos
Túmulo de Luís de Camões
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Torre de Belém Fachada principal
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Torre de Belém Características manuelinas
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Torre de Belém Vista do terraço da torre
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Torre de Belém Canhões na parte interna da torre
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Convento de Cristo de Tomar
Igreja do Convento
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Convento de Cristo de Tomar
Janela do Capítulo do Convento
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Convento de Cristo de Tomar
Grande claustro
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Manuelino: Estilo Português?
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Projeto Pedagógico
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Projeto Pedagógico Proposta:
Influências da metrópole na arquitetura brasileira; Firmação do sentimento e da presença portuguesa no processo de construção da nação brasileira; Tentativa de pertencimento à nossa identidade nacional; Estilo historicista motivado pela saudade da pátria e necessidade de aceitação; Neomanuelino encontra-se em algumas das principais cidades brasileiras com permanência portuguesa (séculos XIX e XX), sobretudo, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Santos. Proposta: A influência do Manuelino no Brasil: O Neomanuelino Público-alvo: estudantes e interessados em Arquitetura/História; Parcerias: Governos Municipais e Secretarias do Turismo
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Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil
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Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil
Detalhes das Esferas de D. Manuel na arquitetura Neomanuelina no Brasil
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Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil
Gabinetes no Brasil
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Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil
Detalhes da Ordem de Cristo na arquitetura Neomanuelina no Brasil
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Referencias bibliográficas:
Referências Bibliográficas ATANAZIO, M.C.Mendes. A arte do manuelino . Editora Presença, 1984. FERNANDES, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses Culture . Lisboa: Europália, 1991. LACERDA, Aarão de. História da arte em Portugal. 2º Volume. Porto: Portucalense, 1942. MATTOS, Maria de Fátima da SIlva Costa Garcia de. O neomanuelismo no Brasil: a identificação de um estilo através de suas instituições. São Paulo: ECA-USP, 2005. MATTOSO, Jose. História de Portugal (3º volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa. PEREIRA, Paulo.”A obra Silvestre e a esfera do Rei”.In Série – Subsídios para a História da Arte Portuguesa. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1990 (1ª ed.). SANTINHO, M. Manuela. A arte em Portugal e os descobrimentos. Panorâmica e perspectiva de abordagem. Porto: Edições ASA. SANTOS, Reynaldo dos, b Conferência de arte. Lisboa: Livraria Sado Costa, 1943 (2ª série). Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (16º volume). Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Limitada. Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Lisboa: Editora Verbo. In Varnhagen, Francisco Adolfo de. “ Noticia Histórica e Descriptiva do Mosteiro de Belém”. Lisboa: Editora Typographia da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis, 1842. In Barreira, Catarina. “ O historiador João Barreira, o Manuelino e o Conceito de ‘Nomadismo Artístico’ ”. Lisboa: Site Boletim Interativo da Alpha ( Associação Portuguesa de Historiadores da arte ), 27 de novembro de 2006 às 10h50. Referencias bibliográficas: Santos, Reynaldo dos, b Conferência de arte ( 2a serie, 1943). Lisboa: Livraria Sado Costa Atanazio, M.C.Mendes. A arte do manuelino (1984). Editora Presença Fernades, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses culture (1991). Lisboa: Europália Matoso, Jose. História de Portugal ( 3 volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira ( 16 volume).Lisboa, Rio de Janeiro.Editorial Enciclopédia, Limitada Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Editora Verbo, Lisboa.
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O Manuelino FFLCH/USP História Ibérica I Profª Vera Ferlini
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