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O Manuelino.

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Apresentação em tema: "O Manuelino."— Transcrição da apresentação:

1 O Manuelino

2 Referencias bibliográficas:
Referências Bibliográficas ATANAZIO, M.C.Mendes. A arte do manuelino . Editora Presença, 1984. FERNANDES, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses Culture . Lisboa: Europália, 1991. LACERDA, Aarão de. História da arte em Portugal. 2º Volume. Porto: Portucalense, 1942. MATTOS, Maria de Fátima da SIlva Costa Garcia de. O neomanuelismo no Brasil: a identificação de um estilo através de suas instituições. São Paulo: ECA-USP, 2005. MATTOSO, Jose. História de Portugal (3º volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa. PEREIRA, Paulo.”A obra Silvestre e a esfera do Rei”.In Série – Subsídios para a História da Arte Portuguesa. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1990 (1ª ed.). SANTINHO, M. Manuela. A arte em Portugal e os descobrimentos. Panorâmica e perspectiva de abordagem. Porto: Edições ASA. SANTOS, Reynaldo dos, b Conferência de arte. Lisboa: Livraria Sado Costa, 1943 (2ª série). Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (16º volume). Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Limitada. Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Lisboa: Editora Verbo. In Varnhagen, Francisco Adolfo de. “ Noticia Histórica e Descriptiva do Mosteiro de Belém”. Lisboa: Editora Typographia da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis, 1842. In Barreira, Catarina. “ O Historiador João Barreira, o Manuelino e o Conceito de ‘Nomadismo Artístico’ ”. Lisboa: Site Boletim Interativo da Alpha ( Associação Portuguesa de Historiadores da arte ), 27 de novembro de 2006 às 10h50. Referencias bibliográficas: Santos, Reynaldo dos, b Conferência de arte ( 2a serie, 1943). Lisboa: Livraria Sado Costa Atanazio, M.C.Mendes. A arte do manuelino (1984). Editora Presença Fernades, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses culture (1991). Lisboa: Europália Matoso, Jose. História de Portugal ( 3 volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira ( 16 volume).Lisboa, Rio de Janeiro.Editorial Enciclopédia, Limitada Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Editora Verbo, Lisboa.

3 Sumário Contextualização Histórica; Conceito; Características;
Principais Obras; Proposta Pedagógica.

4 Contextualização Histórica

5 Contextualização Histórica
Sucessão de D. João II ao trono português; Excepcionalidade da ascensão de D. Manuel, cunhado de D. João II, em 1495; Reafirmação da Dinastia de Avis; Afirmação do Poder Real; Comércio com África e Oriente; Projeto Imperial Português: expansão marítima e descobertas; Intercâmbio artístico com Flandres. D. Manuel I, pela Graça de Deus, Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, e Senhor da Guiné, e do Comércio, Conquista e Navegação da Arábia, Pérsia e Índia, &tc.

6 Conceito

7 Conceito Definição do conceito “manuelino” em meados do século XIX por Varnhagen; Romantismo/Exaltação do nacionalismo.

8 Características

9 Características Influências do Mudejar, Plateresco, Gótico tardio e de elementos do Renascimento Italiano; Ornamentações naturalistas e náuticas; Afirmação da Dinastia; Ordem de Cristo.

10 Características Catedral Igreja salão

11 Principais Obras

12 Capela de São Miguel Emblema de D. Manuel; Algas; Esfera armilar;
Cruz da Ordem de Cristo; Coluna torsa. Portal da capela (Universidade de Coimbra)

13 Igreja Matriz da Golegã
Fachada principal

14 Igreja Matriz da Golegã
Pórtico principal

15 Igreja Matriz da Golegã
Pórtico principal

16 Igreja Matriz da Golegã
Abóboda polinervada do teto da capela-mor

17 Norte de Portugal (estilo “flamejante”)
Fachada da Igreja Matriz de Vila do Conde

18 Norte de Portugal (estilo “flamejante”)
Fachada da Igreja Matriz de Caminha

19 Norte de Portugal (estilo “flamejante”)
Fachada da Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta

20 Sul de Portugal Fachada da Igreja Matriz de Monchique

21 Sul de Portugal Fachada da Igreja Matriz de Odiáxere

22 Sul de Portugal Fachada da Igreja Matriz da Misericórdia de Loulé

23 Centro de Portugal Fachada do Mosteiro da Batalha

24 Portugal e Arredores de Lisboa

25 Bairro de Belém, Lisboa

26 Mosteiro dos Jerónimos
Fachada principal

27 Mosteiro dos Jerónimos
Vista interna

28 Mosteiro dos Jerónimos
Abóboda

29 Mosteiro dos Jerónimos
Coluna do claustro Arcada do claustro

30 Mosteiro dos Jerónimos
Túmulo de Vasco da Gama

31 Mosteiro dos Jerónimos
Túmulo de Luís de Camões

32 Torre de Belém Fachada principal

33 Torre de Belém Características manuelinas

34 Torre de Belém Vista do terraço da torre

35 Torre de Belém Canhões na parte interna da torre

36 Convento de Cristo de Tomar
Igreja do Convento

37 Convento de Cristo de Tomar
Janela do Capítulo do Convento

38 Convento de Cristo de Tomar
Grande claustro

39 Manuelino: Estilo Português?

40 Projeto Pedagógico

41 Projeto Pedagógico Proposta:
Influências da metrópole na arquitetura brasileira; Firmação do sentimento e da presença portuguesa no processo de construção da nação brasileira; Tentativa de pertencimento à nossa identidade nacional; Estilo historicista motivado pela saudade da pátria e necessidade de aceitação; Neomanuelino encontra-se em algumas das principais cidades brasileiras com permanência portuguesa (séculos XIX e XX), sobretudo, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Santos. Proposta: A influência do Manuelino no Brasil: O Neomanuelino Público-alvo: estudantes e interessados em Arquitetura/História; Parcerias: Governos Municipais e Secretarias do Turismo

42 Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil

43 Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil
Detalhes das Esferas de D. Manuel na arquitetura Neomanuelina no Brasil

44 Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil
Gabinetes no Brasil

45 Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil
Detalhes da Ordem de Cristo na arquitetura Neomanuelina no Brasil

46 Referencias bibliográficas:
Referências Bibliográficas ATANAZIO, M.C.Mendes. A arte do manuelino . Editora Presença, 1984. FERNANDES, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses Culture . Lisboa: Europália, 1991. LACERDA, Aarão de. História da arte em Portugal. 2º Volume. Porto: Portucalense, 1942. MATTOS, Maria de Fátima da SIlva Costa Garcia de. O neomanuelismo no Brasil: a identificação de um estilo através de suas instituições. São Paulo: ECA-USP, 2005. MATTOSO, Jose. História de Portugal (3º volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa. PEREIRA, Paulo.”A obra Silvestre e a esfera do Rei”.In Série – Subsídios para a História da Arte Portuguesa. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1990 (1ª ed.). SANTINHO, M. Manuela. A arte em Portugal e os descobrimentos. Panorâmica e perspectiva de abordagem. Porto: Edições ASA. SANTOS, Reynaldo dos, b Conferência de arte. Lisboa: Livraria Sado Costa, 1943 (2ª série). Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (16º volume). Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Limitada. Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Lisboa: Editora Verbo. In Varnhagen, Francisco Adolfo de. “ Noticia Histórica e Descriptiva do Mosteiro de Belém”. Lisboa: Editora Typographia da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis, 1842. In Barreira, Catarina. “ O historiador João Barreira, o Manuelino e o Conceito de ‘Nomadismo Artístico’ ”. Lisboa: Site Boletim Interativo da Alpha ( Associação Portuguesa de Historiadores da arte ), 27 de novembro de 2006 às 10h50. Referencias bibliográficas: Santos, Reynaldo dos, b Conferência de arte ( 2a serie, 1943). Lisboa: Livraria Sado Costa Atanazio, M.C.Mendes. A arte do manuelino (1984). Editora Presença Fernades, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses culture (1991). Lisboa: Europália Matoso, Jose. História de Portugal ( 3 volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira ( 16 volume).Lisboa, Rio de Janeiro.Editorial Enciclopédia, Limitada Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Editora Verbo, Lisboa.

47 O Manuelino FFLCH/USP História Ibérica I Profª Vera Ferlini
Alessandra Soto André Scarpin Bruno Valério Ezequias Lira Raphael Ferraz Rodrigo Dias


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