A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS
O CONCÍLIO DE NICÉIA? ANÁLISE DOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS

2 PONTO PRINCIPAL DO DEBATE
Ário, Presbítero de Alexandria ( d.C.) Educado por Luciano de Antioquia Crença: Jesus foi o primeiro ser criado por Deus. Ele não é da mesma natureza divina do Pai. Houve um tempo em que Cristo não existiu. Esse ser criado se encarnou em Jesus. Tinha uma visão dualista.

3 Constantino convoca o Concílio
A questão ariana representava um grande obstáculo à realização da ideia de Constantino de um império universal, que deveria ser alcançado com a ajuda da uniformidade da adoração divina.

4 Principais defensores do Arianismo no Concílio
Eusébio de Cesaréia Eusébio de Nicomédia Teógnis de Nicéia Máris de Calcedônia O principal opositor foi Atanásio

5 Resultado final do Concílio
A votação final, quanto ao reconhecimento da divindade de Cristo, foi um total de 300 votos a favor contra dois desfavoráveis. A doutrina de Ario foi anatematizada e os dois bispos que votaram contra e mantiveram sua posição, contrariando a posição do concílio, foram exilados pelo imperador.

6 Credo do Concílio de Nicéia
Cremos em um só Deus, Pai todo poderoso, Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis; E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, gerado do Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial do Pai, por quem todas as coisas foram feitas no céu e na terra, o qual por causa de nós homens e por causa de nossa salvação desceu, se encarnou e se fez homem, padeceu e ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e virá para julgar os vivos e os mortos; E no Espírito Santo. Mas quantos àqueles que dizem: 'existiu quando não era' e 'antes que nascesse não era' e 'foi feito do nada', ou àqueles que afirmam que o Filho de Deus é uma hipóstase ou substância diferente, ou foi criado, ou é sujeito à alteração e mudança, a estes a Igreja anatematiza.

7 Diferenças do Credo Niceno para a IASD:
Nós não cremos que Jesus Cristo tenha sido gerado do Pai. Nossa doutrina sobre a divindade possui uma elaboração diferente. O que concordamos? Que o Arianismo era uma doutrina herética e sem fundamento bíblico.

8 Crença Adventista na Divindade
Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas. Deus é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo e sempre presente. Ele é infinito e está além da compreensão humana, mas é conhecido por meio de Sua auto- revelação. Para sempre é digno de culto, adoração e serviço por parte de toda a criação. Deut. 6:4; Mat. 28:19; II Cor. 13:14; Efés. 4:4-6; I Pedro 1:2; I Tim. 1:17; Apoc. 14:7 Fonte:

9 Referências Bibliográficas
Sites para pesquisa:


Carregar ppt "ANÁLISE DOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google