A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

2 Contextualização do conteúdo com temas atuais importantes e interessantes para o aluno, visando o exercício da cidadania. Experimentação- investigativa e demonstrativa Recurso didático/metodológica; Auxiliar e subsidiar a construção do conhecimento científico. Problematizar e sistematizar fenômenos formalizando conceitos. Pesquisa Leitura Interpretação Aprofundamento de conteúdos, contribuindo para a alfabetização científica.

3 Delinear ações; Encaminhamento para o aprendizado dos alunos; Desenvolvimento reflexivo de sua prática pedagógica.

4 Quais as competências e habilidades referentes à ciências que você classifica como prioritária?
Que habilidades você retiraria ou acrescentaria, para planejar o seu trabalho, para melhor aprendizagem do aluno? Ficha diagnóstica do aluno- registro para acompanhar e sistematizar o seu trabalho.

5 Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema; Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente; Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

6 Ensino Fundamental Anos Finais Sugere-se as atividades do ano letivo de 2013 com o tema Energia devido a sua ampla relevância e importância pela presença constante ao longo da trajetória escolar do aluno. Nos anos finais há uma identificação das tecnologias presentes na produção industrial e energética.

7 Inicia-se na 5ª série (6º ano) uma abordagem do fluxo de energia nos ambientes e ecossistemas (transformação de energia luminosa do sol em alimento), na 6ª série (7º ano), amplia-se essa abordagem no sentido da subsistência de obtenção de energia e transferência de energia entre os seres vivos. Já na 7ª série (8º ano) há uma introdução do tema “energia no cotidiano e no sistema produtivo” e na 8ª série (9º ano), introduzem-se os “usos tecnológicos das radiações”.

8 Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Série: 6º, 7º, 8º e 9º ano do Fundamental II Competências e Habilidades: Observação e leitura como coleta de dados. Comunicação (oral/escrita) e registro de informações, hipóteses e conclusões por meio de quadros, listas, esquemas, tabelas e textos. Identificar diferentes formas de utilização de energia elétrica no cotidiano, na cidade e no país.

9 Reconhecer vantagens do uso de fontes renováveis de energia no mundo atual, com base em textos.
Ler e interpretar tabelas simples de fontes e consumo de energia na cidade e no país. Identificar e propor soluções para problemas ambientais provocados em decorrência dos meios de transporte.

10 Referências: Ensinar e Aprender: Construindo uma Proposta
(78)– Volume 1 e Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias TEMA- ENERGIA 1- Situação de Aprendizagem 1: Sol: Fábrica de Energia 2- Situação de Aprendizagem 2: Transformações de Energia

11 http://www. educacao. sp. gov
Consulte material de apoio em:


Carregar ppt "CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google