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Maracujá Azedo na CEAGESP de São Paulo

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Apresentação em tema: "Maracujá Azedo na CEAGESP de São Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 Maracujá Azedo na CEAGESP de São Paulo
Anita de Souza Dias Gutierrez Centro de Qualidade em Horticultura CEAGESP

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3 Volume e valor comercializados nos entrepostos em 2008
CEAGESP - Empresa estatal do governo federal. - Rede de armazéns e de entrepostos de abastecimento. Volume e valor comercializados nos entrepostos em 2008 Toneladas R$ Frutas 1,97 milhão 2,38 bilhões Legumes 975 mil 1,15 bilhão Verduras 289 mil 237,9 milhões Diversos 511 mil 541 milhões Flores 52 mil 212,1 milhões Pescados 48 mil 221,3 milhões Total 3,85 milhões 4,74 bilhões

4 Evolução do volume de maracujá azedo: 2002 a 2008
Crescimento de 12% /2002

5 2002 2008 Variação % dos preços mensais comparado ao preço anual

6 Distribuição % da entrada de maracujá ao longo do ano

7 Volume e preços mensais em 2008

8 Origem em 2008

9 Volume mensal em toneladas nos principais estados de origem em 2008

10 Sazonalidade por origem

11 112 comercializam maracujá azedo
Atacadistas 112 comercializam maracujá azedo 5 maiores – 41% 10 maiores – 65% 15 maiores – 76% 20 maiores – 83% 25 maiores – 87%

12 Existe grande diferença da valor entre lotes de mesma classificação e entre lotes de classificações diferentes Alguns exemplos:

13 Classificação Super R$20,00 R$15,00 33%

14 Classificação 4A R$18,00 R$13,00 39%

15 Classificação 3A R$17,00 R$15,00 13%

16 Refugo R$12,00

17 O comprador do produtor
Entrevista dos 15 maiores atacadistas, responsáveis por 76% da comercialização de maracujá azedo na CEAGESP.

18 Características desejáveis e indesejáveis
Pesado (27%) Sem manchas (25%) Graúdo (13%) Amarelo (13%) Características indesejáveis: Manchado (25%) Miúdo (11%) Verrugose (10%) Leve (9%)

19 Classificações Mais utilizadas Super, 4A, 3A, 2A Mais valorizadas
Super e 4A Menos valorizada: 2A

20 Classificações

21 Destino do maracujá Maracujá mais valorizado:
Atacadista de outro Ceasa: 28% Supermercado de grande porte: 50% Supermercado de médio e pequeno porte: 11% Sacolão/Varejão: 11% Maracujá menos valorizado (menor): Feirante: 75%

22 Participação de cada comprador
Atacadista de outro Ceasa: 36% Supermercado de grande porte: 26% Supermercado de médio e pequeno porte: 14% Sacolão/Varejão: 12% Feirante: 6% Ambulante: 5% Outros: 1%

23 Requisitos para o sucesso
1º Produção eficiente Alta produtividade Baixo custo Produto de boa qualidade Produto saboroso 2º Demanda pelo produto Garantia de satisfação do cliente Demanda pelo consumidor Maior margem para o produtor Maior participação no preço final do produto Diferenciação do produto Promoção do produto e do produtor

24 Centro de Qualidade em Horticultura 11 36433825 cqh@ceagesp.gov.br
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