Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouWilliam Lizardo Alterado mais de 10 anos atrás
1
Sulamita M.S.Morini - buanna@cwb.matrix.com.br
Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina: Pesquisa em Ciência da Informação Prof. Ursula Blattmann Paloma Zimmer - Paula Sanhudo Silva - Sulamita M.S.Morini -
2
FLUXO DA INFORMAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
3
Se conheces bem a si mesmo tanto quanto ao inimigo não temas a batalha; Já se conheces a si mesmo, mas não conheces o inimigo para cada vitória terá uma derrota; agora se não conheces a si mesmo nem ao inimigo foges do campo de batalha pois não terás a mínima chance. ( A Arte da Guerra, Sun Tzu)
4
Informação é conhecimento. (LE COADIC, 1996)
Informação é a matéria prima da qual se extrai o conhecimento, ou seja, não existe conhecimento sem informação. (McGARRY, 1999)
5
Conhecimento é a afirmação mais valiosa e, consequentemente, mais difícil de gerenciar. É valiosa precisamente porque alguém deu a informação um contexto, um significado, uma interpretação; alguém refletiu sobre o conhecimento, acrescentou a ele sua própria sabedoria, considerou suas implicações mais amplas. Em suma, a informação propicia o conhecimento necessário para a evolução. (DAVENPORT, 1998)
6
A busca de informação é processo pelo qual o indivíduo procura obter informações com um propósito, definido, de modo de mudar o seu nível de conhecimento. (CHOO, 2003)
7
Fluxo Tradicional da Informação (BARRETO, 1998)
Geração de informação Processamento da informação DIFUSÃO (Disseminação) Uso Receptor Assimilação Armazenamento e Recuperação Retroalimentação Memória B Documento DOCUMENTAÇÃO Comunicação C Seleção Saída Produtos/ Serviços de Informação A
8
Fluxo Interno e Fluxo Externo da Informação (BARRETO, 2002)
CRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO Fatos, idéias e Imagens se Transmutam da mente do autor para Uma inscrição de informação REALIDADE Assimilação apropriada da Informação pelo indivíduo I K SISTEMA DE ARMAZENAMENTO, RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO SELEÇÃO, ENTRADA, CLASSIFICAÇÃO, ARMAZENAMENTO, RECUPERAÇÃO E USO
9
Modelo Processual de Administração da informação (CHOO, 2003)
Organização e armazenamento de informação Necessidade de Informação Produtos/serviços de informação Distribuição Uso da Informação Comportamento adaptativo Aquisição de Informação
10
ADMINISTRAÇÃO Planejamento (missão, metas e objetivos)
Dixon (2000) – para o surgimento do conhecimento, para algumas organizações, é necessário apenas uma base de dados contendo muitas informações. Planejamento (missão, metas e objetivos) Organização (definir, determinar, delegar) Controle (padrões, informações, ação corretiva)
11
Organização do Fluxo da Informação
Fluxo de informação Usuários/clientes Tratamento da informação Armazenamento U.I. Receber e captar informação Seleção e avaliação Recuperação e Disseminação Legenda: U.I. Unidade de Informação
12
Referências BARRETO, A. de A. as tecnologias do saber: redes interligando o conhecimento. DataGramaZero, v. 6, n. 6, dez Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2006. CHOO,Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac, 2003.
13
GIBSON, J. L. ; IVANCEVICH, J. M. ; DONNELLY JÚNIOR, J. H
GIBSON, J. L.; IVANCEVICH, J. M.; DONNELLY JÚNIOR, J. H. Organizações: comportamento, estrutura, processos. São Paulo: Atlas, 1981. REZENDE, Y. Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 1, p , jan./abr ROBREDO, J. Organização dos documentos ou organização da informação: uma questão de escolha. DataGramaZero, v. 5, n. 1, fev Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2006.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.