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II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

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Apresentação em tema: "II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS"— Transcrição da apresentação:

1 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS
Hidrovias eficiência e segurança IPT Carlos Daher Padovezi /nov/2008 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

2 IPT Uma visão geral do sistema de transporte fluvial
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3 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS
Custos externos totais com internalização (Beuthe, 2002) Custo externo (milhões de euros) Custos externos rodoviário aquaviário ferroviário congestionamentos 412,8 poluição 419,7 88,2 51,9 acidentes 298,6 25,1 ruído 153,3 32,0 desgastes e rupturas 46,4 total 1.330,8 109,0 porcentagem do total 87,1 % 5,8 % 7,1 % consumo de energia (milhões de Joules) 9,0 x 1010 3,5 x 109 6,1 x 109 IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

4 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS
A via navegável e a segurança Tipo de Navegação Principais fatores de insegurança Principais requisitos das embarcações FLUVIAL Restrições da via (curvas, águas rasas, larguras, ..) Manobrabilidade, Potência adequada MARÍTIMA Condições ambientais (ondas, ventos) Estabilidade dinâmica, Potência adequada IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

5 MANOBRABILIDADE SISTEMA DE PROPULSÃO
a SEGURANÇA da navegação fluvial depende principalmente destas características da embarcação: Eficiência em curvas Grande controlabilidade MANOBRABILIDADE SISTEMA DE PROPULSÃO Distância de parada brusca (emergência) Potência instalada / Potência utilizada IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

6 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS
IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

7 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS
Restrição da via Possíveis soluções Águas rasas Calado, potência, desmembramentos Restrição de largura Restrição velocidades, proteção margens Curvas fechadas Manobras, dimensões, desmembramentos Obras de arte Manobras, cabines, desmembramentos Formação de ondas Amarras, linhas de cascos, informações Ventos, neblinas Manobras, informações, navegação Troncos flutuando “ice-class”, linhas de cascos, protetores Correntezas Tripulação, manutenção máquinas Variação de nível Chatas diferentes, calado menor empurrador Áreas Preservação Autonomia, restrição de paradas, controle IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

8 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS
Interdependência: embarcação x via navegável x operação EMBARCAÇÃO VIA NAVEGÁVEL / OPERAÇÃO DETALHES RESTRIÇÕES DA VIA Profundidades, larguras, curvas CASCO ASPECTOS AMBIENTAIS Interferência com fundo, ondas EFICIÊNCIA DO TRANSPORTE Carga útil x Velocidade Potência VELOCIDADE MÁXIMA PROPULSÃO SEGURANÇA Paradas, condições críticas MANOBRAS Condições críticas de navegação, emergência VELOCIDADE OPERACIONAL OPERAÇÃO Lastreamento, condições ambientais Fator humano!! IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

9 RISCOS redução da freqüência e redução da conseqüência
freqüência (probabilidade) x conseqüência (gravidade) RISCOS = Redução do risco redução da freqüência e redução da conseqüência CONHECER E ANALISAR AS CAUSAS Redução das causas IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

10 Exemplo: em São Paulo - SP
Risco alto, com predominância do problema das características do veículo Risco menor, com predominância do fator humano IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

11 X Embarcação de casco em aço, projetada de acordo com normas
Exemplo: Transporte de Passageiros na Amazônia Embarcação de casco em aço, projetada de acordo com normas Embarcação de casco em madeira X Risco alto, com predominância do problema das características das embarcações Risco menor, com predominância do fator humano IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

12 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS
SAFER EURORO (ERB BRRT-CT ) IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

13 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS
“O ERRO HUMANO, QUE É CAUSA DE 60 a 85 % DOS ACIDENTES COM EMBARCAÇÕES, É A VARIÁVEL MAIS DIFÍCIL DE QUANTIFICAR” A Probabilistic Analysis of the Frequency of Bridge Collapses due to Vessel Impact Lance Manuel, Loukas F. Kallivokas, Eric B. Williamson, Michael Bomba, Kenneth B. Berlin, Adam Cryer, Wyatt R. Henderson IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

14 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS
Uma mudança de atitude deve se basear na formação e no treinamento de pessoas INVESTIMENTOS PARA REDUÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS COM O FATOR HUMANO! AFINAL, É A PARTE MAIS SIGNIFICATIVA! IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

15 O conhecimento e o respeito às limitações dos
trechos da via, juntamente com o cuidado de tomar medidas e decisões a favor da segurança, diminuem os riscos de acidentes Tripulação treinada, organizada e atenta; Conhecimento prévio de condições ambientais adversas; Sistemas de propulsão e manobras sempre em ordem; Reduções de velocidades ou desmembramentos em trechos críticos; Utilização adequada de sistemas de comunicação, etc. IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

16 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS
OBRIGADO ! IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

17 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS
Ensaio de manutenção de rumo de um comboio - duas chatas vazias IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

18 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS
Boca virtual de comboios sob a ação de ventos e/ou correnteza 10 20 30 40 50 60 2 4 6 8 12 14 16 ângulo de deriva (graus) boca virtual (m) 2 x (22 x 138 m) 1 x (11 x 138 m) 2 x (22 x 78 m) 1 x (11 x 78 m) IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

19 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS
Acidentes em navegação fluvial em função da dificuldade de trechos IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS


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