A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A APROPRIAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE DOCÊNCIA PELOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A APROPRIAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE DOCÊNCIA PELOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A APROPRIAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE DOCÊNCIA PELOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES.(Autores: Prof. Orientador: Letícia Carneiro Aguiar. Aluna Angela C. Antunes Zaboti - PMUC/FAPESC) Área de conhecimento a que pertence o trabalho. Bibliografia BRASIL.Conselho Nacional de Educação. Pareceres e Resoluções.Disponível em: CAMPOS, Roselane de Fátima. A reforma da formação inicial dos professores da educação básica nos anos de 1990-desvelando as tessituras da proposta governamental Tese (Doutorado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. EVANGELISTA, Olinda. Curso de Pedagogia: projetos em disputa. Florianópolis: UFSC, 2005.(MIMEO) FREITAS, Helena Costa Lopes. Formação de professores no Brasil:10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e Sociedade, Campinas, v.23,n. 80, 2002, p KUENZER, Acácia Zenaide. As politicas de formação: a constituição da identidade do professor sobrante. Educação e Sociedade. Campinas, v.20, n. 68, dez KUENZER, Acácia Zenaide; RODRIGUES, Marli de Fátima. As diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia: uma expressão da epstemologia da prática. Disponível em: KUENZER, Acácia Zenaide; RODRIGUES, Marli de Fátima. Marli de Fátima. Pedagogia ou Normal Superior ? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.23, n. 2, maio/ago.2007. MORAES, Maria Célia Marcondes de. Proposições acerca da produção do conhecimento e políticas de formação docente. In: MORAES, M. C. M. (ORG.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de janeiro: DP&A,2003. RAMOS, M.N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo, 2005. Apoio Financeiro: Unisul Introdução A pesquisa que inspirou este projeto mostra que os PPP catarinenses assimilam uma perspectiva equivocada e ampliada da ação docente. Objetivos -Investigar a base teórica definidora da concepção de pedagogo. -compreender a concepção de docência subjacente aos projetos formativos propostos pelas IES Catarinenses. Metodologia Para a coleta dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdo. Resultados Com esta pesquisa detectamos que há uma desigualdade na formação de pedagogos, mesmo sendo utilizado a mesma LDB e os mesmos PCNs como base para todas as IES. Conclusões Verificamos que cada universidade possui características próprias e não conseguem formar o pedagogo que as novas DCNs exigem.


Carregar ppt "DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A APROPRIAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE DOCÊNCIA PELOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google