A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CURVELO - FACIC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CURVELO - FACIC"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CURVELO - FACIC
FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM Prof. Ms. José Oliveira Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto Mestrado em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto Diretor-Técnico da Farmácia de Minas – Unidade Presidente Juscelino Diretor-Técnico do Laboratório de Análises Clínicas da Prefeitura Municipal de Presidente Juscelino

2 Farmacologia aplicada à Enfermagem
Metodologia Aulas Teóricas Aulas Práticas (observar as normas de uso dos laboratórios da FACIC) Avaliações Teóricas Avaliações Práticas (observar as normas de uso dos laboratórios da FACIC) Estudos Dirigidos Avaliação Soebrás Visita Técnica: laboratório de uma farmácia de manipulação, Curvelo, MG.

3 Histórico A Farmacologia (do Grego, pharmakos, droga, e logos, estudo)  ciência que estuda as drogas e seus efeitos no organismo. Antiguidade  doenças = possessões demoníacas ou resultantes da cólera dos deuses  uso de produtos naturais era usualmente acompanhado de rituais religiosos. Século XIX  desenvolvimento da química orgânica  isolamento das primeiras drogas  modelagem molecular  farmacologia moderna.

4 Algumas definições Droga: É toda substância de origem animal, mineral ou vegetal de onde é extraído o insumo farmacêutico ativo. Insumo farmacêutico ativo: É uma substância química ativa que tenha propriedades farmacológicas com finalidade medicamentosa utilizada para diagnóstico, alívio ou tratamento, modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos em benefício da pessoa na qual se administra. Medicamento: É o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, que contém um ou mais fármacos e outras substâncias, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. Medicamento magistral: É todo medicamento cuja prescrição pormenoriza a composição, a forma farmacêutica e a posologia. É preparado na farmácia, por um profissional farmacêutico habilitado (ou sob sua supervisão direta) em que está estabelecida a relação prescritor-farmacêutico-usuário e destinado a um paciente individualizado. Ex.: Manipulação do AAS 100 mg em Farmácia. Adaptado de :

5 Algumas definições Forma farmacêutica: É o estado final de apresentação dos princípio ativos farmacêuticos, após uma ou mais operações farmacêuticas, executadas com a adição ou não de excipientes/veículos com características apropriadas a uma determinada via de administração, a fim de: facilitar a sua utilização obter o efeito terapêutico desejado Ex.: Comprimido, cápsula, gel, xarope, pomada, creme, supositório, solução injetável, suspensão oral. Adaptado de :

6 Período de ação do fármaco no organismo
Farmacocinética Absorção/Injeção Distribuição Metabolização (Biotransformação) Eliminação Farmacodinâmica Mecanismo de ação Transporte do fármaco Transmembrana citoplasmática (SNC) Paramembrana citoplasmática (capilares renais)

7 Barreira a transpor (Membrana Citoplasmática(MC))
Fatores físico-químicos envolvidos no transporte do fármaco através das membranas Barreira a transpor (Membrana Citoplasmática(MC)) Exterior Interior Fármaco   Fármaco Características do fármaco para seu transporte e disponibilidade no local de ação: Peso molecular e configuração Grau de ionização Lipossolubilidade relativa dos seus compostos ionizados e não ionizados Ligação às proteínas plasmáticas e tissulares

8 Influência do pH na distribuição de um ácido fraco entre o plasma e o suco gástrico separados por uma barreira lipídica (MC).

9 Transporte pela membrana citoplasmática (MC)
Ativo Envolve componentes da MC Gasto de ATP Passivo Difusão devido ao gradiente de concentração Diretamente proporcional: Amplitude do gradiente de concentração do fármaco Coeficiente de partição hidrolipídica do fármaco Área da membrana exposta ao fármaco Predomina na maioria dos fármacos

10 Biodisponibilidade: % do fármaco que chega ao local de ação
Fármaco  via oral (VO)  estômago  intestino  sangue  parte é metabolizada no fígado (efeito da primeira passagem)  ↓ biodisponibilidade Depende: Anatomia } Fisiologia } do local de absorção Patologia }


Carregar ppt "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CURVELO - FACIC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google