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MOTIVAÇÃO.

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Apresentação em tema: "MOTIVAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 MOTIVAÇÃO

2 MOTIVAÇÃO Conjunto de forças que sustentam, regulam e orientam as ações de um organismo para determinados fins. MOTIVO Desejos, necessidades e interesses que o comportamento orientado para um fim procura satisfazer.

3 Com isso, cria-se o ciclo motivacional.
Toda necessidade cria um estado de tensão e uma predisposição à ação. A motivação leva o indivíduo ao comportamento visando satisfazer suas necessidades. Havendo a satisfação da necessidade, o indivíduo chega ao seu equilíbrio (temporário). Caso um comportamento ou ação não leve à satisfação da necessidade (barreira), há a frustração. Esta, podendo levar a reações emocionais diversas: agressividade, inércia, omissão, aceitação ou alienação. Com isso, cria-se o ciclo motivacional.

4 Ciclo Motivacional Barreira

5 TEORIAS DA MOTIVAÇÃO 1943 1959 1969 1971 Vroom Herzberg
Avaliação Cognitiva Alderfer ECR Herzberg Teoria Bilateral Maslow Teoria das Necessidades

6 Abraham Harold Maslow (1908-1970)
TEORIAS DAS NECESSIDADES Abraham Harold Maslow ( ) Organizou a hierarquia das necessidades humanas, em 05 (cinco) níveis, baseadas em dois grupos: Necessidades Básicas Necessidades de Crescimento Maslow via o homem como uma criatura que expande as suas necessidades no decorrer da vida. À medida que o homem satisfaz suas necessidades básicas, outras mais elevadas tomam o predomínio do comportamento.

7 Necessidades de Crescimento
Desafios mais complexos, trabalho criativo, autonomia, participação nas decisões. Auto Realização Necessidades de Crescimento Reconhecimento, promoções, responsabilidade por resultados, comprometimento, etc. Auto-estima Bom clima, respeito, aceitação, interação com os colegas, superiores e clientes, etc. Afetivo-social Necessidades Básicas Segurança no trabalho e pessoal, amparo legal, estabilidade, etc. Segurança Alimentação, moradia, conforto físico, sexo, descanso, lazer, etc. Fisiológicas

8 Hierarquia das necessidades de Maslow
Auto-Realização Desafios Desenvolvi- mento Excelência pessoal e profissional Competência Autonomia Decisões Estima Satisfação do ego Orgulho Status e pres- tígio Auto-respeito Reconheci- mento Confiança Progresso Apreciação Admiração dos colegas Sociais Relaciona- mento Amizade Aceitação Afeição Compreensão Consideração Segurança Proteção contra: Perigo Desemprego Discriminação profissional Política adm. imprevisível Fisiológicas Alimento Repouso Abrigo Sexo

9 1 – Necessidades Fisiológicas
São as que respondem pela manutenção da vida e conservação da espécie, como as de alimentação, de moradia e de sexo.

10 2 – Necessidades de Segurança
Este grupo de necessidades compreende o desejo do indivíduo de proporcionar para si e para os seus um ambiente físico e emocional seguro e livre de ameaças. - Necessidades Sociais Vinculam-se à vontade da pessoa de ser aceita por outras de seu convívio, bem como de desenvolver com as mesmas, um relacionamento amistoso.

11 4 – Necessidades de auto-estima
Correspondem ao desejo da pessoa de desenvolver uma auto-imagem positiva e de receber atenção e reconhecimento dos outros, desde que tenham sido satisfeitas as necessidades sociais, a satisfação das necessidades provoca, por sua vez, sentimentos de auto-confiança, de prestigio, de poder e de ser útil e necessário.

12 5 – Necessidades de Auto-Realização
Após terem sido satisfeitas as necessidades de estima, surgem as de auto-realização, que correspondem a categoria mais alta na escala, que se referem à realização máxima do potencial individual e, segundo Maslow, resumem-se na idéia de que “O que um homem é capaz de ser, deve ser”. A essa necessidade podemos dar o nome de auto-realização.

13 Teoria dos dois Fatores de Herzberg
Frederick Herzberg, americano, identificou dois fatores que orientam o comportamento humano em situação de trabalho: Fatores Motivacionais e Fatores Higiênicos. Fatores Motivacionais Fatores Higiênicos Conteúdo do cargo (como a pessoa se sente em relação ao seu cargo) Contexto do cargo (como a pessoa se sente em relação a sua empresa) 1. Trabalho em si 1. Condições de trabalho 2. Realização 2. Administração da empresa 3. Reconhecimento 3. Salário 4. Progresso profissional 4. Relações com o supervisor 5. Responsabilidade 5. Benefícios e serviços sociais

14 Fatores que afetam a Motivação
NÃO SATISFAÇÃO SATISFAÇÃO FATORES HIGIÊNICOS Extrínsecos. SATISFAÇÃO Intrínsecos. Política da Empresa; Supervisão; Salários; Condições de Trabalho; Relacionamentos com colegas. Realização; Reconhecimento a atividade; Responsabilidade; Crescimento.

15 Fatores Higiênicos Estes fatores referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, os tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes, etc. Herzberg, contudo, considera esse Fatores Higiênicos muitos limitados na sua capacidade de influenciar poderosamente o comportamento dos empregados. Quando esses fatores do ambiente de trabalho são ótimos, simplesmente evitam a “insatisfação”.

16 Fatores Motivacionais
Estes fatores referem ao conteúdo do cargo, às tarefas e aos deveres relacionados com a função em si. São os Fatores Motivacionais que produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência. O termo motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional. Quando os Fatores Motivacionais são ótimos, elevam substancialmente a satisfação, quando são precários, provocam ausência de satisfação.

17 Modelo ERC - Alderfer Clayton Alderfer Paul (nascido em 01 de setembro de 1940), americano, psicólogo. Em sua teoria ERG (Relatedness Existência e Crescimento) em inglês e ERC (Existência, Relacionamento e Crescimento). Alderfer redefiniu e expandiu ainda mais a hierarquia de Necessidades de Maslow agrupando-a em três classes: Existência (E) – Que inclui as necessidades de bem-estar fisiológico e de segurança; Relacionamento (R) – Que reúne as necessidades sociais e de estima; e Crescimento (C) – Que equivale à necessidade de auto-realização, desejo de crescimento e desenvolvimento pessoal.

18 Teoria ERC – Clayton Alderfer
Crescimento Auto Realização Auto-estima Estima de Terceiros Relacionamento Afetivo-social Segurança Existência Fisiológicas

19 Avaliação Cognitiva Victor H. Vroom, nasceu em1932 em Montreal, Canadá, é professor universitário. Nas suas pesquisas sobre a Teoria da Expectativa e Motivação tenta explicar por que os indivíduos escolhem seguir determinados cursos de ação nas organizações, particularmente nos processos de decisão e liderança. Para Victor Vroom, motivação é o processo que governa a escolha de comportamentos voluntários alternativos.

20 Vroom salienta que motivação em uma empresa depende de 03 (três) fatores determinantes, a saber: Expectativas, Recompensas e Relação entre Expectativas e Recompensas. Expectativas Motivação Recompensas Relação

21 Expectativa – Isto é, objetivos individuais e a força do desejo de atingir tais objetivos. Os objetivos individuais podem incluir dinheiro, segurança no cargo, aceitação social, reconhecimento, trabalho interessante e uma infinidade de combinações de objetivos que uma pessoa pode procurar satisfazer simultaneamente dentro da empresa. Probabilidade Expectativa

22 Recompensas – isto é, a relação percebida entre a sua produtividade e o alcance dos objetivos individuais. Se uma pessoa tem por objetivo mais importante obter salário maior e se trabalha na base de remuneração por produção, poderá ter uma forte motivação para produzir mais devido à recompensa percebida. Porém, se sua aceitação social pelos outros colegas de grupo é mais importante, ela poderá produzir abaixo do nível consagrado pelo grupo como padrão informal de produção, uma vez que produzir mais nesta situação poderá significar a rejeição do grupo.

23 Relações entre Expectativas e Recompensas – Isto é, a capacidade percebida de influenciar a sua produtividade para satisfazer suas expectativas com as recompensas. Se uma pessoa acredita que um grande esforço aplicado tem pouco efeito sobre o resultado, tenderá a não se esforçar muito, pois não percebe relação entre nível de produtividade e recompensa, isto é, entre custo e benefício, ente investimento pessoal e retorno.

24 Motivação de produzir é função de:
Assim o nível de produtividade individual depende da inter-relação entre esses três fatores determinantes, como mostra a figura abaixo. Motivação de produzir é função de: Força do desejo de alcançar os objetivos individuais Expectativas Relação percebida entre produtividade e o alcance dos objetivos individuais Recompensas Capacidade percebida de influenciar o seu próprio nível de produtividade Relação entre expectativas e recompensas

25 As teorias baseadas na necessidade humana supõem uma estrutura uniforme e hierárquica de necessidades comuns a todas as pessoas. Supõem também que há sempre uma melhor maneira de motivar as pessoas e que o gerente deve utilizá-la padronizadamente. Na verdade, as pesquisas têm demonstrado que diferentes pessoas reagem de diferentes maneiras de acordo com a situação em que se encontram. Alguns autores salientam que tanto as diferenças individuais, como as diferentes situações devem ser consideradas em toda abordagem motivacional.

26 Atingiu os objetivos? Alcançou o sucesso? E agora, o que fazer?

27 Só vida mansa!! Oiée!


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