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PublicouMilena Monico Alterado mais de 10 anos atrás
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Planning Poker An agile estimating technique for agile and Scrum teams
Gestão ágil de projetos
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53% custam o dobro do estimado
31% são cancelados 53% custam o dobro do estimado Apenas 16% são completados no prazo e custo estimados * dados do CHAOS report
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Mas por que?
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Requisitos e especificações incompletas
Falta de envolvimento do usuário Requisitos e especificações incompletas Falta de suporte da direção Falta de Pessoas e Recursos Falta de ESTIMATIVAS!!!
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Scrum é também um meio de evidenciar os problemas
Scrum tenta deixar os problemas evidentes para percebermos que o projeto vai falhar. Ou, claro, corrigir os erros para que o projeto ande melhor.
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É difícil estimar tempos de execução
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Fixar a maior quantidade possível de parâmetros
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Parâmetros de contexto Parâmetros de entrada Parâmetros de saída
Tempo, Esforço, Time Parâmetros de entrada Backlog, Prioridades, Estimativas Parâmetros de saída Objetivos, Critérios de avaliação
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Scrum Framework Papéis Scrum Master Product Owner Team Artefatos
Product Backlog Sprint Backlog Burnup/Burndown Charts Reuniões Estimativas Planning Daily Scrum Review & Retrospective
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Time* *Tudo eu! Tudo eu!
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2±9 7 Times pequenos são mais produtivos que times grandes, por causa da quantidade de vias de comunicação existente entre os membros do grupo. Se o seu time for maior que o recomendado, então ele deve se dividir em dois e o trabalho de ambos ser sincronizado.
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Responsabilidades: Estimar itens do backlog
Se comprometer a entregar um incremento funcional de software Gerenciar o próprio progresso Auto organizados para entregar o que o PO quer As decisões de desenvolvimento são feitas pelo time. Ou seja, o time tem autoridade para fazer o que seja necessário para cumprir seus compromissos
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As cerimônias do SCRUM
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Estimation Meeting* Sprint Planning Daily Scrum Sprint Review
Sprint Retrospective
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Reunião de Estimativa:
Preparação para o Sprint Planning Estimar baseado no tamanho, nunca em tempo Atualizar Product Backlog com as estimativas Importante para o PO criar o release plan
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Artefatos
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O Product Backlog Priorizado e estimado Emergente
Maior prioridade, mais detalhes Qualquer um pode contribuir Priorização é tarefa do PO Sempre visível Alinhado ao plano de negócios
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O Product Backlog é uma lista de todas as funcionalidades desejadas no produto, estimadas pelo time e priorizadas pelo Product Owner. O product backlog é o coração do Scrum. É aqui que tudo começa. O product backlog é basicamente uma lista de requisitos, estórias, Coisas que o cliente deseja, descritas utilizando a terminologia do cliente.
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Estórias
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TestáveisIndependentesNegociáveisValor para o clienteEstimáveisSmallTestáveisIndependentes
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Exemplo de Product Backlog
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Scrum foca em tamanho e não em duração
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Estimar em tamanho relativo é mais simples
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Planning Poker “Planning Poker is a good way to come to a consensus without spending too much time on any one topic. It allows, or forces, people to voice their opinions, thoughts and concerns.” Lori Schubring, Manager, Bemis Manufacturing Company
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Planning Poker É um método eficiente que estima o tamanho dos requisitos em times que adotam métodos ágeis (SCRUM, XP).1 O método foi primeiramente descrito por James Grenning em 2002 e, mais tarde popularizado por Mike Cohn no livro Agile Estimating and Planning. 1 – É uma variação do método de estimativa Wideband Delphi (1940)
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Planning Poker As estimativas acontecem em reuniões:
Geralmente 4 ou 8 horas. Paticipantes: Todos os membros do time do Scrum; O PO somente esclarece os requisitos e não estima junto a equipe; O Scrum Master registra os resultados, não interferindo nas estimativas do time; A equipe não deve ser superior a dez pessoas.
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Tradução Porco: Você tem certeza que este Planning Poker funciona? Todos nós estamos quebrados. Galinha: - Que tal você calar a boca e distribuir as cartas Garoto do Bacon ...
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O Processo Cada membro do time recebe um deck de cartas:
0, ½, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40, 100, ? e “pausa”.
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O Processo Os itens a serem estimados são lidos pelo PO ou SM
A equipe decide qual o menor item de backlog disponível.
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O Processo Após a estimativa inicial, esse item é marcado como “2” pontos Serve para definir uma referência de tamanho e complexidade para ser usada nas demais estimativas. E deve ficar registrado para uso nas futuras reuniões. Em casos excepcionais o time pode decidir mudar esta estória de referência por uma outra.
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O Processo Para cada estória o SM ou PO lê a descrição e os critérios da aceitação da mesma. São respondidos questionamentos a respeito da estória; Manter a discussão em alto nível, não entrar em detalhes. Tempo prefixado (timebox) nesta etapa.
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O Processo Cada desenvolvedor escolhe em silêncio a carta que representa sua estimativa. O moderador pede para todos mostrarem as cartas.
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O Processo Se todas as estimativas convergirem, a estimativa está feita e o processo volta ao início, para um novo item. Se houver uma grande variação na estimativa, aqueles que apresentaram o(s) maior(es) e o(s) menor(es) valor(es) se justificam. O processo se repete até todas as estimativas convergirem.
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Dinâmica São Paulo Rio Grande do Sul Paraíba Goiás Amazonas Sergipe
Roraima Distrito Federal Rio de Janeiro Minas Gerais Santa Catarina Mato Grosso Pernambuco Rondônia Acre Bahia
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