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SISTEMAS MOTRIZES.

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Apresentação em tema: "SISTEMAS MOTRIZES."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS MOTRIZES

2 Sistemas motrizes industriais

3 SISTEMAS MOTRIZES FORMADO POR MOTORES ELÉTRICOS ACIONANDO CARGAS COMO:
BOMBAS COMPRESSORES ELEVADORES ESTEIRAS VENTILADORES MOEDORES ETC.

4 Motores elétricos

5 Motores Elétricos

6 Motor C.C. x Motor C.A. Os motores de corrente contínua (C.C.) são caros, requerem manutenção das escovas e dos comutadores e são proibitivos em ambientes agressivos. Em contrapartida, motores de indução (C.A.) são baratos, não requerem muita manutenção, estão aptos a funcionar em ambientes agressivos e estão disponíveis para velocidades elevadas.

7 O motor de indução (assíncrono)
POTÊNCIA: 1 HP = 1,014 CV = 745,7 W

8 PÓLOS DE MOTORES DE INDUÇÃO

9 Nº DE PÓLOS X VELOCIDADE
2 PÓLOS rpm 4 PÓLOS rpm 6 PÓLOS rpm 8 PÓLOS rpm

10 MOTOR ACIONANDO VENTILADOR

11 Influência da carga mecânica na operação do motor
As principais consequências do superdimensionamento são: Maior custo, volume e peso do motor. Redução do fator de potência. Redução da eficiência (carga < 75% da sua carga nominal). Maior corrente de partida, acarretando maior custo da instalação e proteção.

12 Curvas de performance Motor WEG W22 PLUS – Alto rendimento – 10 HP, 4 pólos

13 ELEVADOR LOTADO ECONOMIZA ENERGIA ELEVADOR VAZIO DESPERDIÇA ENERGIA

14 PERDAS EM MOTOR DE INDUÇÃO
Histerese e Foucault Atrito e ventilação Adicionais Joule no rotor Joule no estator

15 COMO REDUZIR AS PERDAS EM MOTORES DE INDUÇÃO
Aumentar a quantidade de cobre nos enrolamentos do estator; Superdimensionar as barras do rotor para diminuir as perdas por efeito Joule; Diminuir a intensidade de campo magnético; Utilização de chapas magnéticas de boa qualidade; para reduzir as perdas no ferro e a corrente de magnetização;

16 COMO REDUZIR AS PERDAS EM MOTORES DE INDUÇÃO
Emprego de rolamentos adequados; Melhoria do projeto dos ventiladores para diminuir as perdas por atrito e ventilação; Aumentar a regularidade do entreferro; Melhoria no isolamento e tratamento térmico das chapas do estator e do rotor para reduzir as perdas adicionais.

17 CLASSES DE MOTORES MOTOR COM EFICIÊNCIA PADRÃO (standard)
Proibido a partir de 2010 MOTOR COM ALTA EFICIÊNCIA MOTOR COM EFICIÊNCIA PREMIUM MOTOR COM EFICIÊNCIA SUPER PREMIUM EM CADA CLASSE A EFICIÊNCIA DEPENDE DA POTÊNCIA E DA ROTAÇÃO (PÓLOS).

18 Eficiências de motor de indução de 50 HP

19 SUBSTITUIÇÃO DE MOTORES

20 Energia consumida pelo motor (E)
Quantidade economizada de energia (QEE) Valor economizado de energia por ano (VEE) PE - Potência medida na entrada do motor instalado (kW). E - energia consumida por ano (kWh/ano). t - tempo de funcionamento do motor em horas por ano ηI – Eficiência do motor instalado ηN – Eficiência do novo motor T – Tarifa de energia elétrica (R$/kWh)

21 PESQUISA ELABORAR UM RESUMO PARA ENTREGAR JUNTO COM O QUESTIONÁRIO (T16). O RESUMO DEVE CONTER O SEGUINTE: Quando um motor queima é melhor retificar (rebobinar) ou substituir? Caso o motor que está sendo substituído e está com carregamento abaixo de 40% ou 50% o que fazer? Cite os principais passos e o que fazer em cada passo para substituição de motores, segundo o plano de ação recomendado pela WEG.

22 Obrigado!


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