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A Pós-Graduação e a Iniciação Científica da UFRJ
Angela Maria Cohen Uller Pró-Reitora Nei Pereira Jr. Superintendente Acadêmico Regina Maria Macedo C. Dantas Superintendente Administrativa
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Colaboradores: Maria de Fátima Bastos Freitas
Assistente da Superintendência Acadêmica da PR2 Marília da Conceição Morais Lopes Assessora Técnica da PR2 Júlio Gravina Marques Diretor da Divisão de Programas e Bolsas da PR2 Gisele Tavares Diretora da Divisão de Ensino da PR2 Ana Teresa Rocco Suassuna Diretora de Assuntos Estudantis da PR2
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A UFRJ em Números CORPO DOCENTE (TOTAL=3.229) DOCENTES COM DOUTORADO
2.501 (2.384 DSc e 117 PD) DOCENTES ATUANTES EM PÓS-GRADUAÇÃO 1.501 (permanentes) e 360 (colaboradores) GRADUAÇÃO CURSOS 142 ALUNOS COM MATRÍCULA ATIVA (2006) [ (presencial) e (a distância)] ALUNOS TITULADOS 4.874 (2006) ALUNOS PARTICIANTES DE ATIVIDADES DE IC 4.119 (2007) PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS 85 157 [85 MSc e 72 DSc] ALUNOS COM MATRÍCULA ATIVA (MSc e DSc) 9.250 [5410 MSc e DSc] (2006) ALUNOS TITULADOS (MSc e DSc) 2.220 [1488 MSc e 732 DSc] (2006) TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS 8.893
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CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE
74% 17% 3% 2% 4%
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Estrutura Organizacional
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A FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES
NA UFRJ
7
Corpo Discente de Cursos de MESTRADO
5410
8
Alunos de Mestrado Ativos por Área de Avaliação da CAPES
31% 11,6% 11,8% 12,1% 12,7% 8,5% 8,0% 3,1% 0,52%
9
Alunos de Mestrado Ingressantes por Área de Avaliação da CAPES (2004/2005/2006)
30,9% 12,5% 12,8% 11,1% 12,6% 9,1% 8,1% 2,5% 0,6%
10
Alunos de Mestrado Titulados
por Área de Avaliação da CAPES (2004/2005/2006) 26,6% 15,2% 12,2% 13,7% 12,0% 9,1% 7,8% 2,8% 0,6%
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Corpo Discente de Cursos de DOUTORADO
3840
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Alunos de Doutorado Ativos por Área de Avaliação da CAPES
29,9% 20,7% 14,5% 11,2% 11,7% 8,2% 6,5% 0,7% 1,6%
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Alunos de Doutorado Ingressantes por Área de Avaliação da CAPES (2004/2005/2006)
26,3% 21,8% 14,1% 10,1% 9,1% 9,8% 9,3% 0,9% 1,4%
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Alunos de Doutorado Titulados por Área de Avaliação da CAPES (2004/2005/2006)
28,9% 19,5% 13,3% 10,9% 9,0% 9,7% 6,9% 1,0% 1,0%
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ESTUDANTES ESTRANGEIROS (248)
A PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTUDANTES ESTRANGEIROS (248) PAÍS % MOÇAMBIQUE 2 GUINÉ- BISSAU 0,4 BOLÍVIA 2,4 CHILE 4,4 COLÔMBIA 15,7 ESPANHA LÍBIA PORTUGAL 4,8 GRÃ-BRETANHA 1,2 SENEGAL ANGOLA COSTA DO MARFIM GUATEMALA ITÁLIA 5,2 PARAGUAI BÉLGICA EQUADOR 1,6 HOLANDA PAÍS % MÉXICO 0,8 ROMÊNIA 0,4 ALEMANHA OCIDENTAL IUGOSLÁVIA URUGUAI 3,2 ÁUSTRIA CABO VERDE CAMARÕES EL SALVADOR ESTADOS UNIDOS 1,2 PERU 20,1 ARGENTINA 16,9 CHINA FRANÇA UNIÃO SOVIÉTICA VENEZUELA 2 CUBA 3,6
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Bolsas de MESTRADO da CAPES e do CNPq
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Bolsas de DOUTORADO da CAPES e do CNPq
18
Bolsas de MESTRADO e DOUTORADO da FAPERJ
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Bolsas de MESTRADO e DOUTORADO da ANP
Programa PRH [IQ; COPPE (PEC; PEO; PPE; PEMM); EQ; IGEO; IE] 19
20
Bolsas de MESTRADO do CENPES-PETROBRAS
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Produção de Mestres e Doutores
2220
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Avaliação CAPES dos 85 Programas de Pós-Graduação da UFRJ (2001-2003)
33% 25% 20% 13% 9,4%
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Avaliação CAPES dos 229 Programas de Pós-Graduação da USP (2001-2003)
35,4% 27% 15,3% 13% 8,7%
24
Avaliação CAPES dos 62 Programas de Pós-Graduação da UNICAMP (2001-2003)
35,5% 27,4% 22,6% 11,3% 3,2%
25
Avaliação CAPES dos 30 Programas de Pós-Graduação da UFSCAR (2001-2003)
33,3% 30,0% 26,7% 6,7% 3,3%
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A Iniciação Científica na UFRJ
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Evolução do Total de Bolsas de Iniciação Científica
Fonte: SIGMA/UFRJ 27
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Distribuição das Bolsas de Iniciação Científica por Agência/Órgão de Fomento
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Evolução da Jornada de Iniciação Científica
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Trabalhos Programados para a JIC 2007 por Centro
Total=3058 30
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A PG da UFRJ está sub-utilizando o treinamento de IC fornecido
Bolsistas PIBIC: % Ingressantes na Pós-Graduação A PG da UFRJ está sub-utilizando o treinamento de IC fornecido aos seus alunos de Graduação Existência de bolsista ainda na graduação
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Inferências BaseSIGMA Idade Média dos Titulados
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METAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO
DA UFRJ EM CONSONÂNCIA COM O PRE Estimular o surgimento de Programas de MSc e DSc em áreas inter, multi e transdisciplinares buscando a convergência de áreas do conhecimento. Elaborar plano de ação para a melhoria dos Programas de Pós-graduação no que concerne à avaliação da CAPES visando o aumento dos graus 3, 4, 5 e 6 para um nível acima no triênio Planejar o aumento do número de vagas nos cursos de pós-graduação existentes em áreas de maior interesse da sociedade (desenvolvimento regional, social e econômico), através do aumento das condições laboratoriais, didáticas e de infra-estrutura física.
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METAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO
DA UFRJ EM CONSONÂNCIA COM O PRE Aumentar o número de cursos de MSc e DSc, presenciais e à distância, com foco nas atividades de ensino (química, biologia, matemática, português, línguas, geografia, história, filosofia, música, educação física e informática) para o fortalecimento e melhoria da qualidade da educação básica. (Ex.: mestrado em ensino de física, recentemente aprovado pela CAPES). Organizar cursos especiais de pós-graduação de interesse geral ministrados pelas áreas sociais, filosóficas, jurídicas e econômicas para as áreas tecnológicas, da natureza e da saúde (Ex: ética, gestão, empreendedorismo, propriedade intelectual, etc.). Criar núcleos de pesquisa inter-unidades em áreas temáticas apoiados por projetos estruturantes, captados junto a órgãos governamentais, agências de fomento, organizações internacionais e empresas.
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METAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO
DA UFRJ EM CONSONÂNCIA COM O PRE Propor um “Colégio Pós-doutoral” na UFRJ para jovens doutores brasileiros e latino-americanos à CAPES, à OEA e outros organismos financiadores com o objetivo de aumentar a capacidade de ensino, pesquisa e de publicações dos cursos de pós-graduação. Organizar Câmaras Temáticas de Integração voltadas para atividades de pesquisa de forma a institucionalizar as competências da UFRJ em áreas de grande demanda da Sociedade. Oferecer suporte às áreas de pesquisa em sua relação com os agentes do desenvolvimento econômico e social aumentando o uso do conhecimento gerado nas várias unidades da UFRJ.
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METAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO
DA UFRJ EM CONSONÂNCIA COM O PRE Fortalecer e ampliar a cooperação internacional estimulando a pesquisa e a mobilidade de alunos de pós-graduação, pesquisadores e docentes. Integrar as atividades de pós-graduação e graduação estabelecendo estágios de iniciação científica intra e inter unidades nos grupos e laboratórios de pesquisa. Consolidar a liderança da UFRJ em suas várias áreas de pesquisa através da divulgação do conhecimento gerado através das mídias internas e externas, debates setoriais e de políticas governamentais, participação em congressos e feiras, exposições para segmentos específicos da sociedade, publicações institucionais e estudos de conjuntura.
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