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Avaliação do RUP como processo para desenvolvimento de software

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Apresentação em tema: "Avaliação do RUP como processo para desenvolvimento de software"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação do RUP como processo para desenvolvimento de software
Autor: João Henrique Marangon Valmir Tavares Orientador: Prof. Msc. Candido Salgado Projeto de conclusão de curso Bacharel em Sistemas de Informação Novembro de 2009

2 ROTEIRO Motivação Problemas Surgimento da Necessidade da Pesquisa
Objetivos Processos Processo Unificado

3 ROTEIRO RUP (Rational Unified Process) GQM (Goal Question Metric)
Sistema Avaliado Avaliação do processo Coleta dos Dados Resultado Conclusão

4 MOTIVAÇÃO De acordo com Wilson de Pádua Paula Filho (2001, p.11), processo é um conjunto de passos parcialmente ordenados, constituídos por atividades, métodos, práticas e transformações usado para atingir uma meta. A idéia do tema sugerido iniciou-se quando foi analisado que em um projeto de desenvolvimento de sistemas de informação, não eram aplicados processos adequados e satisfatórios para o seu aperfeiçoamento, o que causava a impossibilidade organizacional do sistema de informação.

5 PROBLEMAS Todos os problemas enfrentados antes da instauração dos processos: Atraso no desenvolvimento do projeto; Má distribuição de tarefas entre disciplinas; Má distribuição de tarefas entre os recursos (equipe); Falta de controle de entrega de artefatos;

6 PROBLEMAS Falta de confiança por parte do cliente;
Falta de qualidade nos artefatos entregues; Descontrole do projeto quanto ao escopo; Descontentamento do cliente.

7 SURGIMENTO DA NECESSIDADE DA PESQUISA
A necessidade do caráter organizacional do desenvolvimento de Sistemas de Informação através de processos adequados, promovendo o bom funcionamento da equipe de Projeto, construindo assim relações satisfatórias entre cliente e empresa.

8 OBJETIVOS O objetivo da pesquisa é demonstrar através de um estudo de caso, a implantação bem sucedida de processos para desenvolvimento de software.

9 PROCESSOS Em engenharia de software, processo é um conjunto de passos parcialmente ordenados, cujo objetivo é atingir uma meta: entregar um produto de software de maneira eficiente, previsível e que atinja as necessidades de negócio. Um processo somente e definido quando este possui documentações que detalham o que é feito (produto), quando (passos), por quem (agentes), o que é utilizado (insumos) e o que é produzido (resultados).

10 PROCESSO UNIFICADO Como exemplo de processos podemos citar o Processo Unificado, que descende de métodos como o PSP (Personal Software Process) e o TSP (Team Software Process). O Processo Unificado apresenta as seguintes características centrais: É dirigido por casos de uso; É centrado na arquitetura; É iterativo e incremental.

11 PROCESSO UNIFICADO Seu ciclo de vida e dividido nas seguintes fases:
Concepção Elaboração Construção Transição Suas atividades são dividias nos seguintes fluxos de trabalho: Requisito – Visa obter um conjunto de requisitos de um produto Análise – Detalha, estrutura e valida os requisitos Design – Formula um modelo estrutural do produto Implementação – Realiza o design em termos de componentes de código Teste – Verifica os resultados da implementação

12 RUP O RUP (Rational Unified Process) é um processo de engenharia de software (Kruchten). Segundo Kruchten, o RUP captura muitas das melhores práticas para o desenvolvimento de software.

13 RUP O RUP apresenta duas dimensões, ou dois eixos:

14 GQM (Goal Question Metric)
A idéia básica do GQM é derivar métricas de software a partir de perguntas e objetivos. O processo de definição de um programa de métricas deve ser baseado nas necessidades de informação de cada nível organizacional. Isso pode ser obtido a partir do levantamento de informações junto às áreas interessadas.

15 GQM Cada uma das siglas do GQM tem um propósito, conforme descrito a seguir: Goal - Quais são as metas/objetivos? Question - Quais as questões que deseja responder? Metric - Quais métricas poderão ajudar?

16 GQM As vantagens do GQM são:
Apóia a definição top-down do processo de medição e a análise bottom-up dos dados resultantes; Ajuda na identificação de métricas úteis e relevantes; Apóia a análise e interpretação dos dados coletados; Permite uma avaliação da validade das conclusões tiradas; Diminui a resistência das pessoas contra processos de medição.

17 SISTEMA AVALIADO Breve histórico do sistema avaliado
Desenvolvimento do Sistema de Folha de Pagamento utilizando o RUP.

18 AVALIAÇÃO DO PROCESSO A ferramenta utilizada para avaliação da qualidade do processo de desenvolvimento de software é o GQM. Planejamento: Analisar o processo para o desenvolvimento do software Com o propósito de verificar a qualidade do produto com a utilização do processo

19 AVALIAÇÃO DO PROCESSO com respeito a utilização do processo para o desenvolvimento do software Sob o ponto de vista da análise do ponto de vista do projeto e equipe de projeto No contexto do desenvolvimento de um sistema de pagamento

20 AVALIAÇÃO DO PROCESSO As questões foram separadas por disciplinas dentro da equipe de projeto. Avaliação do processo geral – Analista de qualidade Avaliação do processo para a disciplina de Gerência de projetos Avaliação do processo para a disciplina de requisitos Avaliação do processo para a disciplina de gerenciamento de configuração e mudança Avaliação do processo para a disciplina de implementação

21 AVALIAÇÃO DO PROCESSO Coleta de Dados
Envio de formulários para cada integrante da equipe avaliada com as seguintes alternativas: Muito satisfatório Satisfatório Pouco satisfatório Insatisfatório

22 AVALIAÇÃO DO PROCESSO Resultado

23 CONCLUSÃO A utilização de um Processo, quando bem definido e gerenciado, traz benefícios para o produto final do software. De acordo com a pesquisa realizada, a principal vantagem em se utilizar processo no desenvolvimento de um sistema é a organização

24 CONCLUSÃO Com esses conceitos em mente, foi realizada a avaliação para verificar se dentro do projeto citado no decorrer desta pesquisa o processo definido pela empresa estava sendo utilizado corretamente. Concluiu-se que este, no momento da coleta de dados, estava sendo seguido de forma coerente ao que foi proposto pelo órgão verificador de qualidade da empresa.

25 Perguntas e comentários “Não se pode gerenciar aquilo que não pode ser medido” – Tom DeMarco


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