A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso Sisitemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso Sisitemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso Sisitemas de Informação
Projeto de Implementação de um Data Mart voltado para a Folha de Pagamentos dentro do setor de Recursos Humanos Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso Sisitemas de Informação Celso Candido RM: 57841 Marcelo Pereira RM: 56550 Tadeu Kanashiro RM: 56203 Orientação: Prof. Dr. Annibal Hetem Junior Dez/2009

2 Introdução Objetivos Agenda Desenvolvimento Resultados Conclusão
Dúvidas Resultados Desenvolvimento Objetivos Introdução

3 Introdução

4 Administração dos Recursos Humanos
Ambiente e Recursos Organizacionais Folha de Pagamento Os Recursos Humanos Pode ser definido como recurso humano aquele que, a partir de um determinado momento, ingressa na organização e participa dela, ajudando a mesma no alcance dos seus objetivos estratégicos. Constituem recursos vivos, que manipulam e utilizam os recursos, que são inertes por si só, sob os quais a utilização direcionada destes, geram um produto ou serviço. [25] Tal como descrito acima, a união dos recursos humanos combinados com outros recursos, tais como recursos materiais, financeiros e de mercado, são fatores essenciais para o sucesso organizacional, que utiliza a Administração de Recursos Humanos para a correta aplicação das diretrizes da empresa na administração de pessoal. Ambiente Organizacional Como abordado por Chiavenato, as empresas estão inseridas dentro de um complexo ambiente, onde interagem com as demais empresas e produzem conteúdo singular, devolvendo ao meio, entre outros itens, seus respectivos produtos e serviços. [24] -> (Caixa) Tais situações são naturalmente impostas às empresas, dado que suas origens as colocam em contato direto com situações de recepção e geração de informações, como por exemplo, a organização de pedidos de seus clientes, administração de recursos financeiros, administração de recursos humanos e a própria interação com o mercado. [24] Dentro deste cenário, Chiavenato destaca que é imprescindível o entendimento de que os recursos humanos interagem com as empresas, do início (ingresso na empresa) até a sua saída da organização. [24] Subsistema de Recursos Humanos Para um correto entendimento de um subsistema da área de Administração de Recursos Humanos, conforme descrito por Chiavenato, os recursos organizacionais adicionados ao fator de gestão aplicado a estes recursos oferecidos por esta área, são os fatores decisivos para o alcance do sucesso organizacional. [26] Desta forma, podemos destacar a classificação macro dos recursos organizacionais da seguinte forma: [26] • Recursos físicos ou materiais (casinha) • Recursos financeiros (cifrão) • Recursos humanos (bonecos) • Recursos mercadológicos (gráfico) • Recursos administrativos (gráfico) 4

5 Usuários que determinam o rumo da empresa e cuidam de suas transações
Introdução Usuários que determinam o rumo da empresa e cuidam de suas transações Usuários que observam o rumo que a empresa e o mercado estão seguindo Dizer que vamos focar no 2º usuário Com a evolução dos sistemas de informação, percebeu-se que somente armazenar e consultar os dados não era o suficiente. E a partir dessa necessidade, segundo Kimball, surgiram dois tipos de usuários de sistemas de informação: [5] • Usuários que determinam o rumo da empresa e cuidam de suas transações, ou seja, que anotam pedidos, inscrevem novos clientes, registram reclamações, entre outras atividades, geralmente tratam um registro por vez e executam as mesmas tarefas operacionais sucessivamente. • Usuários que observam o rumo que a empresa e o mercado estão seguindo. Eles contabilizam os novos pedidos e comparam-nos com os da semana anterior, analisam porque novos clientes se associaram e por que clientes fizeram reclamações. Praticamente não lidam com registros únicos, ao invés disso, as questões tratadas englobam centenas ou milhares deles compactados em um conjunto de respostas. E as análises feitas por eles mudam constantemente.

6 Introdução Como tomar minhas decisões agora?
Onde estão os dados do ano passado? E os do ano retrasado?

7 Business Intelligence
Palavras-Chave Business Intelligence Data Warehouse Data Mart ETL

8 Objetivos

9 Objetivos Aprimorar os conhecimentos em Data Warehouse, Business Intelligence e conceitos relacionados

10 Objetivos Com um estudo de caso, demonstrar o processo de desenvolvimento de uma solução de BI

11 Objetivos Unir Tecnologia e Negócio demonstrando o valor da informação, apoiando na tomada de decisão

12 Desenvolvimento

13 Desenvolvimento Data Warehouse Sistemas Operacionais de origem Data
Staging Area Área de Apresentação dos dados Ferramentas de acesso a dados Data Warehouse Ferramentas de consulta específicas Extrair Serviços filtrar, combinar e padronizar dimensões de conformidade Serviços filtrar, combinar e padronizar dimensões de conformidade Carregar Acessar Data Marts: dados dimensionais atômicos e de resumo baseado em um único processo de negócio Criadores de Relatório Armazenamento de dados tabelas relacionais e arquivos simples Extrair Carregar Kimball - Let everybody build what they want when they want it, we'll integrate it all when and if we need to. (BOTTOM-UP APPROACH) Inmon - Don't do anything until you've designed everything. (TOP-DOWN APPROACH) Acessar Aplicações de Análise Processamento classificação e processamento sequencial Modelagem: previsão, pontuação e exploração de dados Extrair Carregar Acessar

14 Período de Competência
Desenvolvimento Modelagem Dimensional Fato: Folha de Pagamento Dimensões: Funcionário Secção Centro de Custo Conta Contábil Período de Competência Tipo Faixa Funcionário Secção Centro de Custo Conta Contábil Folha de Pagamento Faixa Período de Competência Tipo

15 Tecnologias para o desenvolvimento do projeto
Sistema Gerenciador de Banco de Dados Front End de BI

16 Produtos/Deliveribles
Desenvolvimento Produtos/Deliveribles Funcionários por Departamento Resumo Folha do Funcionário Validação de Eventos e Verbas do RH Continuação da apresentação Pausa para demonstrar a aplicação Explicar o objetivo e decisões apoiadas por cada relatório Antes de encerrar a parte de desenvolvimento, deixar claro que os custos do projeto serão apresentados na parte de resultados por fins didáticos. LEMBRAR DE COLOCAR O HYPERLINK NO BOTÃO ABRIR A APLICAÇÃO PARA A APLICAÇÃO QDO ESTIVER PRONTA...

17 Resultados e Discussão

18 Resultados e Discussão
Melhorias na Qualidade do Processo Antes Riscos de Falhas Humanas Atividades permeando outros departamentos Depois Automatização dos processos Autonomia à área de RH

19 Resultados e Discussão
Ganhos em Tempo 57 hs 52 min 10 s 99.77%

20 Resultados e Discussão
Ganhos em Custos R$ ,04 98.99%

21 Resultados e Discussão
Custos para realização do Projeto TOTAL R$ ,00 TOTAL Real R$ ,00

22 Resultados e Discussão
Tempo de execução do Projeto: 2 meses Resultado Financeiro do Projeto Payback Real: 18 meses – considerando apenas os 3 relatórios Total: 222 meses = 19,5 anos – considerando o único projeto do Data Warehouse

23 Resultados e Discussão
Avaliação do Projeto Legenda: RUIM = Não atendeu às expectativas REGULAR = Atendeu parcialmente às expectativas BOM = Atendeu às expectativas ÓTIMO = Superou às expectativas EXCELENTE = Superou às expectativas, e deve servir como referência 1 4 RUIM REGULAR BOM ÓTIMO EXCELENTE Critérios para a Avaliação Resultados Alcançados Processo de Implantação Usabilidade da Solução Prazo de Execução do Projeto

24 Conclusão

25 Conclusão Aprimorar os conceitos técnicos necessários para a implantação de uma solução de BI Demonstrar o processo de implantação de um data mart apoiando a gestão de folhas de pagamento no departamento de RH comprovando os resultados Unir tecnologia e negócios demonstrando o valor da informação

26 Conclusão Estrutura de DW pronta
Informações consistentes e de forma ágil Deve ser bem planejado Deve envolver a empresa toda Tecnologia Investimento Negócios Considerações Resultados positivos em qualidade, tempo e custo Estrutura de DW pronta

27 Tecnologia é meio, tal como negócio é fim.
Conclusão E o mais importante é entender que: O projeto nunca seria bem sucedido sem a parceria com os envolvidos das áreas de negócios (RH). Tecnologia é meio, tal como negócio é fim.

28 Dúvidas

29 Obrigado!


Carregar ppt "Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso Sisitemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google